Empresa de energia solar conecta hoje 2 usinas em Passos
Provedora de energia solar por assinatura conecta as usinas Harmonia I e Harmonia II em Passos
A AXS Energia, uma provedora de energia solar por assinatura que está em processo de expansão no Brasil, hoje realiza mais um marco importante: a conexão das usinas fotovoltaicas Harmonia I e II, localizadas em Passos. A ação dá continuidade ao processo de expansão da empresa em Minas, e reforça o compromisso de ampliar o acesso à energia fotovoltaica no Brasil.
Alysson Barros Paolinelli, engenheiro elétrico e consultor internacional da AXS Energia, explicou o passo-a-passo de como funciona o processo de construção e distribuição de energia nas usinas da AXS: “A AXS tem um modelo de negócio que o cliente tem acesso a uma energia renovável (Solar) sem qualquer investimento, ou instalação, no seu estabelecimento comercial ou na sua residência. Isso acontece porque construímos usinas solares capazes de levar a energia gerada pela tecnologia fotovoltaica através da rede de distribuição local. Mas para fazer isso, primeiramente, a empresa precisa obter as autorizações para construir as usinas em uma determinada região”.
Essas licenças são concedidas pelas concessionárias locais de cada estado, no caso de Minas Gerais, por exemplo, a responsável é a CEMIG. Após obtê-las, inicia-se, de fato, o processo de construção, que além de ajudar a fomentar o comércio local, também gera mais empregos na região.
O consultor explicou que outras empresas do setor fotovoltaico terceirizam essa etapa, mas por fazer parte do Grupo ROCA, um grande grupo do setor de energia, a AXS Energia conta com um grande diferencial: o apoio da ARAXÁ Engenharia, outra empresa do grupo que fica responsável por construir as usinas. Para Alysson, a construção própria é fundamental. “A AXS tem total controle de todas as etapas do processo, garantindo os cronogramas e a performance das obras e das usinas em operação. Esta posição estratégica reforça o lema do grupo (ROCA), que é: ‘Fazer a diferença onde quer que estejamos’, porque só assim podemos garantir qualidade e excelência em todas as etapas do processo”, diz.
Quando finalizam a construção, as empresas solicitam que a concessionária responsável conecte a usina recém-construída a rede local, para que assim seja realizada a distribuição da energia. Após a concessionária realizar a conexão entre a usina da AXS Energia e a rede local, essa unidade passa a gerar energia solar de forma limpa e sustentável. “E é nessa etapa em que estão as duas novas usinas da AXS: prontas para gerar e distribuir energia solar para os mineiros! Eu, como mineiro, quero contribuir para que nosso Estado tenha cada vez mais relevância na geração e na utilização de energias limpas e renováveis" , diz Alysson Paolinelli.
As usinas
Harmonia I e II são duas das 58 usinas da AXS Energia que serão conectadas até o final de 2023. Mais de R$ 25 milhões foram investidos na obra que ocupa uma área de 12,5 hectares, preenchidos por 11.648 módulos, totalizando uma potência de 5.205kWp com a capacidade de geração de cerca de 10.300 MWh de energia por ano.
Após a conexão, essas usinas estão aptas para distribuir energia solar para residências, comércios e propriedades rurais de todo o estado, de forma sustentável e 100% livre da emissão de CO².
“Estamos muito confiantes, porque Harmonia I e II juntas podem alcançar até 10.300 MWh de energia por ano, e possuem capacidade para atender mais de 1000 clientes.”, acrescenta Alysson.
Além do viés de sustentabilidade, a empresa também oferece vantagens econômicas para os consumidores, com um preço até 15% mais barato que a energia convencional, e planos que oferecem descontos adicionais de 50% nas duas primeiras mensalidades AXS.