Emenda ao Plano Diretor foi decisiva para atrair a Heineken e outras duas empresas

Ampliação da zona de expansão para 5 kms colocou área da fábrica dentro do perímetro urbano

Emenda ao Plano Diretor foi decisiva para atrair a Heineken e outras duas empresas
Audiência realizada na Câmara com a participação de empresários em novembro de 2021 (Divulgação)

A importante conquista da fábrica da Heineken para Passos teve um ponto decisivo a partir do novo Plano Diretor da cidade: uma emenda aprovada na Câmara de Passos, por sugestão da Comissão de Administração Pública e Políticas Urbanas e Rurais – integrada pelos vereadores Plinio Andrade, Dirceu Soares e Luis Carlos Dentinho –, que elevou a zona de expansão para 5 km a partir da área urbanizada, ou seja, nesse raio as áreas serão consideradas urbanas, e não rurais.

 

***

A comissão acatou uma sugestão dos empresários do setor imobiliário, sob um argumento incontestável: o plano em vigor até então tinha 30 anos de idade e impedia a expansão da área urbana, que cresceu muito nesse período.

 

***

Se prevalecesse o projeto original encaminhado pelo Executivo, essa zona seria de apenas 1 km, o que deixaria de fora a área adquirida pela empresa. E por ser uma multinacional, ela não poderia comprar a área rural – impedimento constitucional na legislação brasileira.

 

***

Outras providências aprovadas pelos vereadores, sancionadas pelo Executivo, e que terão importantes reflexos a partir de agora: as rodovias estaduais e federais que cortam o município passam a ser consideradas como eixo industrial. Isso abrange duas importantes rodovias, entre as quais a MG 050, que tem a sua maior extensão em território passense. Também foi relevante a criação da zona urbana especial, que visa regulamentar as regiões e as áreas que margeiam o Rio Grande. Essa iniciativa transformou Capitólio, por exemplo, num grande destino turístico, atraindo inúmeros empreendimentos ao longo do Lago de Furnas.

 

***

E não foi só a cervejeira holandesa a única e importante conquista de Passos: nos próximos dias já deverão ser anunciadas as duas primeiras grandes empresas que, por indicação da Heineken, estão adquirindo duas áreas próximas à futura fábrica. Essas duas primeiras deverão gerar cerca de 500 empregos diretos.