Em Passos, apenas seis partidos estão registrados na justiça eleitoral
Entre os partidos não registrados em Passos está o atual do prefeito Diego Oliveira, o União Brasil
A quase 1 ano das eleições 2024, apenas seis partidos em Passos estão em dia com o Tribunal Superior Eleitoral. Atualmente estão devidamente registrados no Tribunal: PT, PDT, MDB (com diretórios definitivos), PL, PSD e PSDB (com diretórios provisórios)
***
A atual legenda do prefeito Diego Oliveira, candidato declarado à reeleição, o União Brasil – legenda que surgiu com a fusão do DEM e o PSL –, é um dos que não tem registro na justiça eleitoral. Ao mesmo tempo em que os bastidores políticos dão como certa a mudança de Diego e seus correligionários para o PSD, há comentários que a legenda já teria um nome em gestação, sob o patrocínio da cúpula federal, para o pleito municipal: Renato Andrade.
***
Mas ainda é cedo para essa mobilização, até mesmo porque os prazos ainda não estão definidos pela justiça eleitoral. Na eleição de 2024 os eleitores vão às urnas escolher: vereadores e prefeitos. 5.567 municípios vão escolher seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Em 2024 serão eleitos 57.261 vereadores. A eleição de 2024 deve ocorrer no dia 06 de outubro.
***
As regras para o pleito ainda não estão definidas. Para entrarem em vigor e valerem para o próximo pleito, as alterações na legislação eleitoral precisam ser aprovadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal e, em seguida, sancionadas pela Presidência da República até o dia 5 de outubro deste ano.