Em janeiro de 1980, Nelson Piquet vencia sua primeira corrida na Fórmula 1
Acontecimento, fatos históricos e a música do dia
A MÚSICA DO DIA
Há 45 anos, em 13 de janeiro de 1980, o piloto Nelson Piquet subiu ao pódio pela primeira vez na Fórmula 1. A música do dia, com o grupo Roupa Nova, é ‘Canção de Verão’, de autoria de Luiz Guedes e Thomas Roth.
Em janeiro de 1980, Nelson Piquet vencia sua primeira corrida na Fórmula 1
Na estreia de Prost, Piquet sobe ao pódio pela 1ª vez na F1 no Grande Prêmio da Argentina (Arquivo)
O Grande Prêmio da Argentina de 1980 tem significado especial para uma dupla de pilotos que entraria para a história da Fórmula 1. Por motivos diferentes, Nelson Piquet e Alain Prost guardam o dia 13 de janeiro na memória. Enquanto o brasileiro sentiu o doce sabor da champanhe do pódio pela primeira vez, o francês inaugurou os ouvidos com o ronco de motor da mais nobre categoria do automobilismo (e ainda pontuou!).
Pouco mais de dois meses após o término da temporada de 1979, que teve o sul-africano Jody Scheckter como campeão, o circo da F1 iniciava novo ano na quente Buenos Aires. Com habituais mudanças nas configurações das equipes, como a saída de Nikki Lauda da categoria e a formação do Skol Fittipaldi Team, a temporada de 1980 prometia boa dose de emoção.
Nelson Piquet viveria seu segundo ano completo na categoria, depois de um 1979 marcado por abandonos e acidentes. Chegava a hora de mostrar serviço dentro do cockpit da Brabham de Bernie Ecclestone. E ele sabia disso.
No treino classificatório, o brasileiro conseguiu o quarto melhor tempo, atrás do australiano Alan Jones (Williams) e dos franceses Jacques Laffite e Didier Pironi, ambos da Ligier. Dada a largada, Piquet teve briga particular com Laffite durante quase todas as 53 voltas. No final, herdou o segundo lugar de Gilles Villeneuve, que abandonou por acidente.
Foi o primeiro pódio do brasileiro, que teve somente Alan Jones à sua frente, aliás, o quadro final daquela temporada: Jones campeão e Piquet, vice. No terceiro lugar, outro estreante de pódios, o finlandês Keke Rosberg (primeiro da história do país na F1).
Já na sexta colocação, para a surpresa de todos, um novato francês, baixinho e narigudo. Alain Prost se tornou um dos poucos a pontuar logo no primeiro GP. Repetiria o feito em outras duas corridas e ainda conseguiria um quinto lugar no Brasil, a segunda prova da temporada.
Piquet teria o gostinho de vitória em 30 de março, em Long Beach, Estados Unidos, que marcou a última vez de Emerson Fittipaldi no pódio.
OUTROS EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
-1750: Firmado o Tratado de Madri, documento que definiu grande parte do território brasileiro
-1888: Fundada em Washington, D.C., a National Geographic Society
-1910: Ocorre a primeira transmissão pública de rádio: uma performance ao vivo das óperas Cavalleria rusticana e Pagliacci é transmitida pela rádio da Metropolitan Opera House, em Nova York
-1937: Criação do Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro
-1942: Segunda Guerra Mundial: primeiro uso de um assento ejetor de aeronave por um piloto de testes alemão em um caça a jato Heinkel He 280
-1982: Logo após a decolagem, o voo Air Florida 90, um Boeing 737, colide com a ponte da Rua 14 em Washington, D.C., e cai no rio Potomac, matando 78 pessoas incluindo quatro motoristas
-2020: O vulcão Taal, nas Filipinas, expele fluxos de lava enquanto entra em erupção na cratera
DATAS COMEMORATIVAS
Dia Internacional do Leonismo
Dia de Santa Verônica de Binasco
Dia de Hilário de Poitiers
Dia São Leôncio
Dia de São Gumersindo