Em janeiro de 1963, inauguração do Mercadão marcou história na década
Acontecimento, fatos históricos e a música do dia
A MÚSICA DO DIA
Hoje é 20 de janeiro, Dia do Farmacêutico. A música do dia, com o grupo ‘Acústicos e Valvulados’, é Remédio, de autoria de Paulo James.
Em janeiro de 1963, inauguração do Mercadão marcou história na década
Em 1963, Passos com cerca de 40 mil habitantes, ganhava o Mercadão (Reprodução Álbum Valentino Barros 1966)
Inaugurado em janeiro de 1963 na gestão de José Caetano de Andrade (1959-1962), o Mercadão de Passos foi financiado pelo Banco da Lavoura de Minas Gerais. O fato marcou a história de Passos, que contabilizava de 40 mil a 50 mil habitantes na época e sempre sonhou em possuir um prédio público destinado à comercialização de produtos e serviços como se configura um Mercado Municipal presente nas grandes cidades e capitais, como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.
A ideia de construir um prédio para acomodar um espaço dessa natureza se inicia uma década antes, em 1951, quando o prefeito Francisco Ferreira Maia, o Chiquito Maia (1914-2002), conseguiu aprovar na Câmara Projeto de Lei para aquisição de um imóvel para se construir o Mercado Municipal.
A história do prédio começa a tomar forma concreta em 1961, com a doação oficial ao município do comendador Francisco Avelino Maia (1893-1973) de uma área para a construção do mercado, exatamente numa localização ainda pouco movimentada da cidade. Logo após, a prefeitura iniciou a obra, tanto é que em 1962 foi aprovado na Câmara de Passos projeto de concessão e locação de compartimentos e bancas do Mercado Municipal, já prevendo a ocupação comercial do espaço.
O prédio do Mercadão de Passos seguiu as construções modernistas do seu tempo, sendo arrojado para a época, em estilo pavilhão com área aproximada de 450 m². Na parte interna, construiu-se um espaço de circulação bem aberto e com 16 boxes nas laterais, sendo oito de cada lado, além de um mezanino centralizado. No arco e na fachada, havia muitas janelas quadradas com basculantes.
No projeto, é facil notar a preocupação na época com o aproveitamento de todo espaço na parte externa, onde foram instalados outros 20 boxes, sendo 10 de cada lado, ligados ao prédio por meio de prosseguimento nas laterais. Já a fachada revela a linha arquitetônica com a cobertura em arco, dando leveza e movimento à construção, assim como a instalação de blocos de janelas.
Quando foi inaugurado, o Mercadão não se dedicou apenas à venda de produtos alimentícios. Suas principais atrações eram mercearia, açougue, casa de frios, bares, bancas de frutas, verduras, legumes, de peixe e pastel. Porém, lá também se encontrava loja de calçados, confecções, salão de cabeleireiro e outros serviços.
Nas suas devidas proporções de época, há quem diga que o Mercado de Passos funcionava como um shopping. No livro "Proseando", do passense Sebastião Wenceslau Borges, lançado em 2014, há uma crônica especial sobre o Mercadão nos tempos de pós-inauguração que explica muito bem a importância do espaço na vida social da cidade.
Em 1967, o Mercadão ganharia um vizinho que movimentaria mais ainda a localização: a rodoviária, pois a autorização de instalação foi aprovada naquele ano numa votação acirrada na Câmara de Passos. Porém, a estação de ônibus seria transferida da Praça Geraldo da Silva Maia (do Rosário) para avenida ao lado do Mercado Municipal só na década de 1980.
Mas, cerca de 30 anos depois da inauguração do Mercado, o uso do espaço começou a declinar até sua desativação nos anos 2000. Nesse tempo, o Mercadão caiu em ostracismo, sendo muito criticado o seu abandono nas bases políticas e sociais da cidade.
A partir da década de 2010, iniciou-se um movimento de recuperação do espaço e em dezembro de 2012, no governo do prefeito José Hernani Silveira (1942-2016), o espaço foi reinaugurado após as primeiras obras de restauração e revitalização, desde sua construção na década de 1960. As obras recuperaram o Mercado Municipal preservando as principais características originais da arquitetura modernista e alterações para atualizar o uso do prédio, com verbas do governo federal. As mudanças mais perceptíveis foram a instalação de grandes vidros horizontais nos arcos com imagens alusivas a mercado; retirada das escadas na lateral, dando lugar para o seu nivelamento; toldos nos boxes externos e corrimão de inox no seu entorno. A partir daí, o Mercadão voltava à cena passense, ostentando na fachada as cores amarela e branca.
Em novembro de 2013, o Mercadão ganhou o nome de Francisco Machado Silveira, conforme a lei 3040/2013, assinada pelo prefeito Ataíde Vilela. Mais recentemente, uma outra revitalização ocorreu em 2020, no governo de Carlos Renato Lima Reis. (Fonte: Keuly Vianney, do Noticiar.net)
OUTROS EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
-1567: Batalha do Rio de Janeiro: as forças portuguesas sob o comando de Estácio de Sá expulsam definitivamente os franceses do Rio de Janeiro
-1890: Oficializado o Hino Nacional do Brasil, composto por Francisco Manuel da Silva
-1917: Lançado em disco "Pelo Telefone", considerado o primeiro samba a ser gravado no Brasil
-1941: Criação do Ministério da Aeronáutica do Brasil e o seu ramo militar. As aviações da Marinha e do Exército são reunidas em um comando único, a nascente Força Aérea Brasileira (FAB)
-1949: Inauguração da primeira exposição do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
-1951: Inaugurada a estação de televisão brasileira TV Tupi Rio de Janeiro
-1985: Inaugurado o Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, é o maior aeroporto do Brasil e da América do Sul
-1992: O voo Air Inter 148, um Airbus A320, cai em uma montanha perto de Estrasburgo, França, matando 87 das 96 pessoas a bordo
-2002: Celso Daniel, prefeito da cidade de Santo André, foi encontrado assassinado com oito tiros de pistola
-2014: A sonda espacial Rosetta, construída pela Agência Espacial Europeia, é religada com sucesso após 31 meses de hibernação no espaço sideral
DATAS COMEMORATIVAS
Dia de São Sebastião
Dia do Farmacêutico
Dia Nacional da Parteira Tradicional
Dia Nacional do Fusca
Dia Mundial do Queijo
Dia de Santa Maria Cristina da Conceição Imaculada.
Dia de São Sebastião.
Dia de São Fabiano.
Dia de São Mauro de Casena.
Dia de São Eutímio.
Dia de Santo Eusébio