Em “Citadel”, espiões perdem a memória

História pretende criar uma espécie de universo interligado de histórias

Em “Citadel”, espiões perdem a memória
Com Priyanka Chopra Jones e Richard Madden nova série dos irmãos Russo para a Amazon Prime Video (Divulgação)

Anthony e Joe Russo formam uma das duplas de direção mais famosas e bem-sucedidas do cinema e da televisão norte-americana dos últimos anos. Conhecidos como “irmãos Russo”, os cineastas ganharam a atenção do “mainstream” por conta do seu trabalho no universo de super-heróis da Marvel – tendo estreado com “Capitão América 2: O Soldado Invernal” e feito mais três filmes, inclusive “Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato”. Bastante familiares com histórias de ação, com muitas reviravoltas e vários universos narrativos que se conectam, a nova empreitada da dupla é a série original da Amazon Prime Video intitulada “Citadel”, que estreou neste final de semana.

Com 6 episódios, a primeira temporada da produção é estrelada por Richard Madden e Priyanka Chopra Jones, que vivem uma dupla de agentes especiais de elite, Mason Kane e Nadia Sinh. Oito anos antes, os dois trabalhavam para a agência global de espionagem Citadel. Porém, quando um membro da organização trai os demais companheiros e fornece informações confidenciais para o sindicato rival Manticore, os dois têm as suas memórias apagadas. A partir daí, os personagens vivem de forma normal, com empregos comuns, sem nem suspeitar do passado que tiveram – inclusive do próprio envolvimento romântico que tiveram.

Porém, tudo muda quando Bernar Orlick (Stanley Tucci), um antigo colega de Mason da Citadel, convoca os dois para voltar ao mundo da espionagem e o ajudar a combater a Manticore, que deseja instaurar uma nova ordem mundial. De início, os personagens acham que Bernar está maluco, mas quando as suas antigas habilidades são colocadas a prova, fica claro que o corpo não esqueceu todo o treinamento que tiveram. Assim, os dois vão retomar a parceria no combate ao crime internacional. Um dos pontos interessantes de “Citadel” é que a história pretende criar uma espécie de universo interligado de histórias, com spin-offs em outros países. Tal empreitada nos multiversos é algo que os irmãos Russo são bem familiarizados.

Veja o trailer: