Em 4 de abril, surgiu o símbolo da paz adotado no mundo
Acontecimentos e fatos históricos do dia 4 de abril
No dia 4 de abril de 1958, o símbolo da paz foi apresentado ao público pela primeira vez em Londres, Inglaterra. Esse icônico símbolo, também conhecido como o “CND Symbol” (do inglês “Campaign for Nuclear Disarmament”), tornou-se um ícone global associado à luta pelo desarmamento nuclear e à busca por um mundo mais pacífico.
O símbolo foi criado pelo designer britânico Gerald Holtom em 1958, que projetou o símbolo especificamente para a Campanha em prol do Desarmamento Nuclear. Ele combinou as letras “N” e “D” (de “Nuclear Disarmament”) em um único símbolo gráfico. A forma resultante lembra uma pessoa com os braços estendidos, formando um círculo, simbolizando a busca pela paz e a rejeição das armas nucleares.
O símbolo da paz se espalhou rapidamente pelo mundo e se tornou um ícone reconhecido internacionalmente. Ele apareceu em bandeiras, cartazes, adesivos, joias e roupas. Muitos ativistas e organizações continuam a usá-lo como um símbolo de esperança, paz e desarmamento. O símbolo da paz permanece relevante até hoje, lembrando-nos da importância de trabalhar em direção a um mundo livre de armas nucleares e conflitos.
OUTROS EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
-1796: Georges Cuvier, um naturalista e zoologista francês, profere sua primeira palestra paleontológica na École Centrale du Pantheon do Museu Nacional de História Natural sobre a vida e restos fósseis de elefantes e espécies afins, fundando a ciência da paleontologia
-1818: O Congresso dos Estados Unidos, afirmando o Segundo Congresso Continental, adota a bandeira dos Estados Unidos com 13 listras vermelhas e brancas e uma estrela para cada estado (20 na época)
- 1872: Criada a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro (SP).
-1873: Fundado o Kennel Club, o mais antigo e oficial registro de cães de raça pura do mundo
-1905: Na Índia, um terremoto de magnitude 7,8 atinge o vale de Kangra, matando 20 000 pessoas e destruindo a maioria dos edifícios em Kangra, McLeod Ganj e Dharamshala
-1949: Doze nações assinam o Tratado do Atlântico Norte dando origem à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
-1964: Os Beatles ocupam as cinco primeiras posições na parada pop da Billboard Hot 100
-1968: Martin Luther King Jr., um pastor batista e ativista político norte-americano, é assassinado por James Earl Ray, em um motel, em Memphis, Estados Unidos
-1973: O World Trade Center, em Nova Iorque, é oficialmente inaugurado
-1975: Fundação da Microsoft em Albuquerque, Estados Unidos, uma parceria entre Bill Gates e Paul Allen
-1983: O ônibus espacial Challenger faz sua viagem inaugural ao espaço
-2010: Um sismo de 7,2 graus na escala de Richter provoca destruição no México e nos Estados Unidos
-2011: A França anuncia a descoberta de mais corpos e partes intactas de fuselagem de avião no meio do Oceano Atlântico, dois anos depois da tragédia do voo Air France 447
DATAS COMEMORATIVAS DO DIA 4 DE ABRIL:
Dia Nacional do Parkinsoniano
Dia de Santa Ludivina.
Dia São Isidoro de Sevilha.
Dia de São Benedito, o mouro.
Dia de São Isidoro de Sevilha.
Dia de São Platão, o monge.
Dia de São Pedro de Poitiers.
Dia do Livro Católico.
Em solenidade em Belo Horizonte, o governador Antonio Anastasia dá início ao processo de estadualização da Fesp (Arquivo)
FOI NOTÍCIA NO DIA 4 DE ABRIL DE 2014
O governador Antonio Anastasia (PSDB) assinou nesta quinta-feira, dia 3, os decretos que formalizam e definem cronograma para a incorporação de três fundações vinculadas à Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). A Fesp (Fundação de Ensino Superior de Passos) será a última da fila a proporcionar a gratuidade, e os alunos matriculados deixam de pagar a partir do dia 3 de novembro de 2014.