Em 31 de agosto era criada a Paróquia Nossa Senhora da Penha

Acontecimentos, fatos históricos e a música do dia

Em 31 de agosto era criada a Paróquia Nossa Senhora da Penha
A primeira Igreja pertencente à Paróquia da Penha foi construída em 1864 (Reprodução)

A Paróquia Nossa Senhora da Penha foi criada em 31 de agosto de 1947, a partir da divisão da Paróquia Sr. Bom dos Passos. A Paróquia abrangia boa parte da cidade na época. A primeira Igreja pertencente á Paróquia da Penha foi construída em 1864, pelo Sr. Antonio Caetano de Faria Loulou, que havia feito um voto por uma graça alcançada. A Centenária Capela de Nossa Senhora da Penha onde ficava guardada em seu altar a imagem de Nossa Senhora da Penha.

E aos 31 de agosto de 1947 sendo bispo diocesano dom Hugo Bressane de Araújo. Teve lugar a cerimônia da ereção da Paróquia Nossa Senhora da Penha. Lido o decreto, o Mons. Messias Bragança, Pároco da Paróquia Sr. Bom Jesus dos Passos, leu também a provisão do vigário da Paróquia Nossa Senhora da Penha, o Pe. José Pires de Oliveira Costa,CM e Pe. Moacir Starling, Lazarista.

Em 1964, comemorando o centenário da Capela da Penha, sob a orientação de Mons. José Maria Matias da Silva foram iniciados os trabalhos para levantar o Santuário com estilo Gótico e duas Torres de 60 metros. Tinha o objetivo de fazer ali um trono digno, a fim de ser colocada a secular imagem doada pelo Sr. Antonio Caetano de Faria Loulou que havia feito um voto de construir a primeira Capela da Penha.

E com um trabalho gigantesco pela boa vontade do povo de Passos. Mons. Matias em dezoito meses de fecundas atividades, no dia 22 de Agosto de 1965 celebrou a primeira missa na cripta do futuro Santuário.

Houve um período de 10 anos, que as obras ficaram paradas. Mons. Matias ficou doente no ano de 1983 onde teve derrame cerebral. Em 1984 Pe. Arnaldo Bellucci chegou na Paróquia e deu continuidade ao término do Santuário. Pe. Arnaldo com toda coragem enfrentou o desafio angariando fundos através da Festa de N. S. da Penha e também através de seus contatos na Itália, onde todo o ano ele ia até sua terra Natal na Itália e de lá sempre trouxe recursos para terminar o Santuário. E no dia 08 de Setembro1995, o padre Arnaldo, junto com a Comunidade, conseguiu inaugurar o Santuário de nossa Padroeira e foram necessários mais ou menos 20 anos para que o Santuário de Nossa Senhora da Penha terminasse suas obras.

 

OUTROS EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA

 

-1314: O rei Haakon V da Noruega muda a capital do país de Bergen para Oslo

 

-1763: Transferência da capital do Estado do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro

 

-1888: A inglesa Mary Ann Nichols é assassinada. Ela é a primeira das vítimas confirmadas de Jack, o Estripador

 

-1895: O conde alemão Ferdinand von Zeppelin patenteia seu "balão navegável"

 

-1897: Thomas Edison, um empresário e inventor norte-americano, patenteia o Cinetoscópio, o primeiro projetor de filmes

 

-1942: O governo brasileiro, através do Decreto-Lei n⁰ 10.358, formaliza a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, contra a Alemanha nazista e a Itália fascista

 

-1950: O voo TWA 903, um Lockheed 749 Constellation, cai perto do Cairo, no Egito, matando todas as 55 pessoas a bordo

 

-1997: Diana, Princesa de Gales, seu companheiro Dodi Al-Fayed e o motorista Henri Paul morrem em um acidente de carro em Paris (França)

 

-2002: O tufão Rusa, o mais poderoso a atingir a Coreia do Sul em 43 anos, atinge a costa, matando pelo menos 236 pessoas

 

-2016: Após tramitação de seu processo de impeachment, Dilma Rousseff é definitivamente afastada da presidência do Brasil e Michel Temer, então vice-presidente, é empossado como o 37.⁰ Presidente do Brasil

 

DATAS COMEMORATIVAS

Dia da Nutricionista

Dia Internacional do Blog

Dia de São Raimundo Nonato

 Dia de São Ramon

Dia de São Amado

Dia de Santo Aristides

Dia da Malásia

Dia de Trinidad e Tobago

Dia da Malásia

Dia de Quirguízia

Dia do Uzbequistão

 

 

A MÚSICA DO DIA

 

Hoje é 31 de agosto, aniversário de 105 anos de nascimento de Jackson do Pandeiro, em 1919. Ouça a sua história e um de seus maiores sucessos, ‘Sebastiana’, de autoria de Rosil Cavalcanti:

Arquivos