Em 3 de novembro a Chevrolet entra oficialmente no mercado automobilístico

Acontecimento, fatos históricos e a música do dia

Em 3 de novembro a Chevrolet entra oficialmente no mercado automobilístico
: :

A MÚSICA DO DIA

Hoje é aniversário de 160 anos da morte do poeta Gonçalves Dias, em 3 de novembro de 1864. A música do dia, Sabiá, de autoria de Tom Jobim e Chico Buarque, com Tom Jobim, faz referência ao poeta

 

 

Em 3 de novembro a Chevrolet entra oficialmente no mercado automobilístico

 

Louis Chevrolet se uniu a William Durant para formar a Chevrolet Motor Car Company (Reprodução)

 

Em 3 de novembro de 1911, uma das empresas americanas mais icônicas foi fundada quando Louis Chevrolet se uniu ao ex-General Motors William Durant para formar a Chevrolet Motor Car Company. A Chevrolet se tornou a divisão fundamental da General Motors (GM) e rivalizou ou até suplantou a Ford Motor Company como a empresa automobilística americana mais identificável.

Louis Chevrolet, o homem cujo nome a empresa carrega há mais de 100 anos, foi um piloto suíço de corridas, mecânico e engenheiro que emigrou para Montreal, Canadá, em 1900, aos 22 anos. Ele se mudou para os EUA em 1901 e continuou sua carreira de piloto de corrida, inclusive para a equipe Buick, onde conheceu e trabalhou com William Durant, um dos fundadores da General Motors. Enquanto trabalhava para a Buick, Chevrolet aprendeu sobre design de carros e projetou seu primeiro motor para a Buick. Em 1911, ele saiu por conta própria com o agora demitido William Durant, tendo sido expulso por GM.to encontrou a Chevrolet em Detroit, Michigan. O famoso emblema da Chevrolet agora conhecido como "Bowtie" pode ter sido baseado em uma versão modificada da Cruz Suíça, com uma explicação alternativa sendo que o cofundador Durant viu um design semelhante no papel de parede e o adaptou para sua empresa.

Em 1915, as diferenças entre Chevrolet e Durant resultaram na venda de sua participação na empresa para Durant. A Chevrolet formou a McLaughlin's Company, construindo Chevys no Canadá. Durant então comprou as ações da McLaughlin's para completar sua propriedade da marca Chevrolet, que se tornou a divisão mais vendida da GM. Durant, por sua vez, alavancou sua propriedade da Chevrolet em uma fusão com a General Motors, na qual Durant acabou voltando ao topo da GM, possuindo o controle acionário dessa empresa. Chevrolet e seus irmãos formaram a Fronentac Motor Corporation para fabricar peças de corrida para carros Ford Modelo T. Chevrolet seguiu carreira no ramo de automóveis e automóveis em várias empresas, nunca alcançando o nível de sucesso que teve com sua empresa original.

Com os carros Chevrolet agora firmemente entrincheirados como uma marca GM, William Durant foi mais uma vez destituído do cargo de chefe da GM em 1919, substituído por Albert Sloan, que decidiu que o Chevy seria o líder em volume e valor das marcas GM. Em 1929, a Chevrolet havia se tornado a marca de carros mais vendida nos Estados Unidos, ultrapassando a Ford. Desde aquele importante ano de vendas de 1929, a Chevrolet tem sido a marca de automóveis mais vendida ou quase a mais vendida nos Estados Unidos e se tornou uma marca intimamente associada à imagem dos Estados Unidos.

Famosa por seus motores de 6 cilindros "Blue Flame 6" enquanto a Ford desenvolvia e produzia motores V-8 em massa, a Chevy, é claro, também viu a necessidade de marketing para o motor estilo V-8 e produziu muitas versões icônicas do V-8, notadamente o Chevy V-8 "Small Block". A Chevrolet abraçou as corridas e é proeminente nos esportes de corrida, e suas linhas Corvette e Camaro de carros de desempenho permanecem no topo dos automóveis de desempenho produzidos em massa americanos.

Apesar de sua imagem como uma marca "All American", os Chevys são vendidos e produzidos em muitos países, uma parte da realidade da fabricação e comercialização de automóveis do 21St Século. Na verdade, a China se tornou o segundo maior mercado para carros Chevrolet, e carros e/ou caminhões Chev estão sendo construídos em países tão diversos como Egito, Colômbia, Canadá, Tailândia, China, Coréia do Sul, Vietnã, Brasil, Japão, Índia, Equador, México, Argentina e Rússia. Além disso, a Chevy vendeu carros realmente projetados e produzidos por outras empresas estrangeiras e vendidos sob o nome Chevy. No cenário do mundo industrial moderno, a Chevrolet não pode mais ser considerada apenas um produto "americano" (nem outros carros produzidos em massa!).

Apesar da concorrência acirrada das grandes montadoras americanas restantes (Ford e qualquer última iteração que a Chrysler esteja fazendo) e uma enxurrada de importações do Japão, Coréia do Sul e Europa, os carros da marca Chevy ainda vendem mais de 2 milhões de unidades por ano nos Estados Unidos (dos cerca de 3 milhões de carros da marca GM vendidos nos EUA), com a picape leve Chevy, a Silverado, sendo a líder de vendas com mais de meio milhão de unidades por ano, o segundo veículo mais vendido (atrás do Ford F-150) nos EUA.

Para os leitores que gostam de curiosidades, o Chevrolet Impala é a placa de identificação Chevrolet mais vendida de todos os tempos, com mais de 14 milhões de Impalas vendidos desde 1958, quando o nome foi introduzido.

Depois de mais de um século, a marca Chevrolet ainda é forte e, com tremendos esforços dedicados ao desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos viáveis, é provável que a Chevrolet continue sendo uma marca familiar por muitos anos, superando outros grandes nomes de fabricação de automóveis, como Oldsmobile, Pontiac, Plymouth, Mercury, Studebaker, American Motors e outros

 

OUTROS EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA

 

-1493: O navegador e explorador genovês Cristóvão Colombo avista pela primeira vez a ilha de Dominica, no Mar do Caribe

 

-1821: Ocorre a Independência da Nicarágua

 

-1903: Com o incentivo dos Estados Unidos, o Panamá se separa da Colômbia

 

 

-1930: Getúlio Vargas torna-se chefe do Governo Provisório do Brasil após um golpe sem derramamento de sangue em 24 de outubro

 

- 1930: Instituição do Direito de Voto da Mulher

 

-1936: Franklin Delano Roosevelt é eleito presidente dos Estados Unidos

 

-1957: Laika, uma cadela soviética, torna-se o primeiro ser vivo a entrar em órbita espacial a bordo do Sputnik 2

 

-1964: Lyndon Baines Johnson é eleito para um mandato completo como presidente dos Estados Unidos

 

-1973: Programa Mariner: a NASA lança o Mariner 10 em direção a Mercúrio. Em 29 de março de 1974, torna-se a primeira sonda espacial a atingir esse planeta

 

-2014: Inaugurado oficialmente o One World Trade Center. É o substituto das Torres Gêmeas do World Trade Center, na cidade de Nova York, depois de terem sido atacadas por dois aviões durante os ataques de 11 de setembro de 2001

 

DATAS COMEMORATIVAS

Dia do Cabeleireiro

Dia Nacional do Quilo

Dia de Santa Sílvia.

Dia de Santa Venefrida.

Dia de São Martinho de Lima.

Dia de Santo Umberto.

Dia de São Malaquias.

Dia de São Pio Campidelli.

Dia de São Cesário.

Dia do Panamá.