Em 2005 morria o Papa João Paulo II
Acontecimentos e fatos históricos do dia 2 de abril
No dia 2 de abril de 2005 morria o Papa João Paulo II, Pontífice da Igreja Católica nascido em 1920. Natural da Polônia, Karol Józef Wojtyła, o papa João Paulo II, teve papel fundamental para a queda do regime comunista no país do Leste Europeu.
Também conhecido como São João Paulo II, o Magno1, foi o Papa e Chefe da Igreja Católica de 16 de outubro de 1978 até a data de sua morte. Seu pontificado durou 26 anos, 5 meses e 17 dias, tornando-o o terceiro maior pontífice documentado da história, depois dos papas São Pedro e Pio IX. Ele foi o único Papa eslavo e polonês até sua morte, e o primeiro Papa não italiano desde o neerlandês Adriano VI, em 1522.
João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Ele desempenhou um papel fundamental no fim do regime comunista na Polônia e talvez em toda a Europa, bem como na melhoria das relações da Igreja Católica com o judaísmo, Islã, Igreja Ortodoxa, religiões orientais e a Comunhão Anglicana. Seu legado é significativo e sua canonização ocorreu em maio de 2011, pelo Papa Bento XVI2.