Em 1991 a internet (World Wide Web) é aberta ao público
Acontecimentos, fatos históricos e a música do dia
Em 23 de agosto de 1991, pela primeira vez na história os usuários externos do CERN - (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear - um dos maiores e mais respeitados centros de pesquisa científica do mundo, localizado na fronteira entre a Suíça e a França) acessaram sua última criação. Dois anos depois de desenvolvimento pelas mãos de Tim Berners-Lee, e o resultado foi uma rede que conectava vários computadores que compartilhavam informações. Essa rede se chamava World Wide Web. Depois de se graduar em Oxford, Tim Berners-Lee começou a trabalhar como engenheiro de software no CERN em junho de 1980. Lá, ele viu como muitos cientistas tinham muitos problemas para compartilhar informações, com dados divididos em vários computadores, onde era preciso realizar o login em cada um deles para acessar os dados.
Então, ele começou a trabalhar em um projeto que foi apresentado em março de 1989. Uma proposta de um gerenciamento de informação que solucionava os problemas de perdas de dados, através de um sistema de distribuição de hipertextos. Todos os computadores estariam conectados entre si para facilitar o acesso à informação de cada um.
O projeto causou muitas expectativas, e recebeu sinal verde de desenvolvimento em setembro de 1990. Em outubro daquele mesmo ano, Berners-lee já havia desenvolvido três tecnologias fundamentais para a WWW: a linguagem HTML, os endereços URI (ou URL) e o protocolo de transferência de hipertextos HTTP.
Chegava a hora de colocar tudo isso em prática. Em 20 de dezembro de 1990, foi publicada a primeira página web da história. Hoje, a página não existe, mas a W3 mantém uma cópia, para que possamos testemunhar sua simplicidade. Um ano depois, em 23 de agosto de 1991, os primeiros usuários de fora do CERN começaram a ser convidados a acessar sua rede.
Assim, a World Wide Web deixava de ser um projeto local para ser um projeto global, o que motivou ao CERN a tornar o código do projeto gratuito em 1993, permitindo que qualquer pessoa colaborasse em sua expansão. É preciso entender que, naquela época, as conexões eram muito mais lentas do que as que utilizamos hoje, e levou alguns anos para que se utilizassem elementos como fundos ou imagens anexadas. De fato, a primeira web jamais criada era muito simples, com texto plano e alguns links.
A navegação nesses primeiros sites era muito simples. Em um índice, estavam os links para diferentes categorias ou artigos, e era possível navegar clicando nos links. E nada mais: nada de publicidade, nem menos confusos. Tudo era simples, plano e muito rápido.
As primeiras páginas criadas depois seguiam o mesmo sistema. Depois de visitarem o CERN em setembro de 1991, os membros do Stanford Linear Accelerator Center gostou da ideia da WWW, e criaram a sua própria página web, que seria a primeira dos Estados Unidos.
De acordo com o MIT, no fim de 1993 já haviam 623 páginas web em todo o planeta, incluindo Bloomberg.com, The Internet Movie Database, MTV.com ou Wired.com.
EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
-1890: Foi fundada pelo negociante de capitais, Emílio Rangel Pestana, a Bolsa Livre, que seria o embrião da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), atual B3
-1904: O pneu com correntes para automóveis é patenteado
-1954: Primeiro voo da aeronave multifunções Lockheed C-130 Hércules
-1966: A Lunar Orbiter 1 tira a primeira fotografia da Terra vista da órbita ao redor da Lua
-1973: Um assalto a banco que deu errado em Estocolmo, na Suécia, se transforma em uma crise de reféns; nos próximos cinco dias, os reféns começam a simpatizar com seus captores, levando ao termo "Síndrome de Estocolmo"
-1990: A Armênia declara sua independência da União Soviética
-2000: O voo Gulf Air 072, um Airbus A320, se choca contra o Golfo Pérsico perto de Manama, no Bahrein, matando 143 pessoas
-2002: O Brasil é o 81⁰ país a ratificar o Protocolo de Kyoto, um tratado internacional ambiental de 1997 com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que produzem o efeito estufa
-2006: Natascha Kampusch, uma cidadã austríaca, que havia sido sequestrada com dez anos de idade, escapa de seu sequestrador, Wolfgang Přiklopil, após oito anos de cativeiro
DATAS COMEMORATIVAS
Dia da Intendência da Aeronáutica
Dia do Aviador Naval
Dia do Combate à Injustiça
Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e a sua Abolição
Dia de Santa Rosa de Lima
Dia de Zaqueu
Dia de São Cláudio
Dia de São Tiago Bevagna
Dia de São Ovídio
Dia da Injustiça
Dia da Romênia
A MÚSICA DO DIA
Há 15 anos, no dia 23 de agosto de 2009, o Brasil alcançou a centésima vitória na Fórmula 1 com Rubens Barrichelo. E a música escolhida para comemorar a data, do grupo ‘Ultramen’, é ‘Vou a mais de 100’, de autoria de Tonho e Pedro Luís: