Em 1961 era erguido pela Alemanha Oriental o muro de Berlim

Acontecimentos, fatos históricos e a música do dia

Em 1961 era erguido pela Alemanha Oriental o muro de Berlim
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em duas partes (Reprodução)

Na madrugada de 13 de agosto de 1961, começou a construção do Muro de Berlim, erguido pela República Democrática Alemã, também conhecida como Alemanha Oriental, no contexto da Guerra Fria. Esse muro, uma barreira física que circundava toda Berlim Ocidental, separava-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. O muro era composto por 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para cães de guarda. Oficialmente, 80 pessoas morreram tentando atravessar essa barreira. Além de ser uma divisão física, o muro simbolizava a divisão ideológica do mundo em dois blocos: a República Federal da Alemanha (RFA), composta por países capitalistas, e a República Democrática Alemã (RDA), que representava os países socialistas.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em duas partes. A porção oriental ficou sob controle soviético, enquanto a parte ocidental foi administrada pelos Estados Unidos, França e Grã-Bretanha. Berlim, embora localizada na zona soviética, também foi dividida ao meio, com o lado ocidental se tornando uma próspera metrópole industrial, irritando os comunistas ao demonstrar o contraste entre a vida nos mundos capitalista e comunista. Berlim Ocidental também se transformou em uma rota de fuga para milhares de profissionais e intelectuais em busca de liberdade.

Em junho de 1961, o líder soviético Nikita Khrushchev anunciou a intenção de cortar o acesso livre dos aliados a Berlim Ocidental. Em resposta, o presidente americano John F. Kennedy prometeu defender Berlim Ocidental como uma "ilha de liberdade" no mundo comunista. No dia 13 de agosto, a União Soviética fechou a fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental e, em poucos dias, ergueu o Muro de Berlim. No entanto, os Estados Unidos, França e Grã-Bretanha mantiveram seus direitos sobre Berlim Ocidental, e a cidade permaneceu dividida por quase 30 anos.

A queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989, foi uma consequência das reformas na União Soviética e da crise enfrentada pelo bloco socialista na década de 1980. A Alemanha Oriental estava em meio a uma crise econômica, e a insatisfação popular era intensificada pela repressão e censura do governo. Protestos se espalharam pelo país, e, com a abertura das fronteiras da Hungria com o Ocidente, milhares de cidadãos da Alemanha Oriental tentaram fugir. Em julho de 1989, cerca de 25 mil pessoas haviam solicitado autorização para passar férias na Hungria, onde poderiam cruzar facilmente para a Áustria e, daí, para a Alemanha Ocidental.

Em 9 de novembro de 1989, o governo da RDA anunciou, de forma equivocada, que as fronteiras do país com o Ocidente estavam abertas. Milhares de pessoas se dirigiram aos postos de fronteira exigindo o direito de atravessar para a Alemanha Ocidental. Para evitar uma tragédia, o governo da RDA confirmou a abertura das fronteiras, e, na virada do dia 9 para 10 de novembro, milhares de pessoas se uniram para derrubar o Muro de Berlim. No ano seguinte, a Alemanha foi reunificada, marcando o fim de uma era de divisão e tensão global.

 

OUTROS EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA

 

-523: João I torna-se o novo Papa após a morte do Papa Hormisdas

 

-582: Maurício se torna imperador do Império Romano do Oriente

 

-1099: Raniero é eleito Papa Pascoal II, que se envolveria profundamente na Controvérsia da Investidura (conflito entre o papado e o Sacro Império Romano-Germânico)

 

-1822: D.Pedro I do Brasil nomeia Dona Leopoldina chefe do Conselho de Estado e Princesa-Regente Interina do Brasil

 

-1868: Um terremoto de magnitude  8,5 em Arica, no Chile, atinge o sul do Peru causando mais de 25 mil mortes e um tsunami destrutivo em toda a bacia que afetou o Havaí e a Nova Zelândia

 

-1923: Inauguração do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro

 

-1960: A República Centro-Africana declara independência da França

 

-1973: O voo Aviaco 118, um SE 210 Caravelle, cai ao se aproximar do aeroporto de La Coruña, Espanha, matando 85 pessoas

 

DATAS COMEMORATIVAS

Dia do Economista

Dia do Psiquiatra

Dia Internacional dos Canhotos

Dia de Santa Helena

Dia de Santa Concordia

Dia de São Cassiano

Dia de São Ponciano

Dia de São Hipólito

Dia de São Benildo

Dia do Economista

Dia do Pensamento

Dia Internacional dos Canhotos

Dia do Azar

 

A MÚSICA DO DIA

 

Hoje é 13 de agosto, aniversário de 73 anos do mineiro Beto Guedes. Ouça um pouco da história do músico e uma de suas músicas mais conhecidas, Lumiar, que fez em parceria com Ronaldo Bastos, no arquivo abaixo:

Arquivos