Em 1950 era inaugurado Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos
Acontecimento, fatos históricos e a música do dia
A MÚSICA DO DIA
Hoje é 18 de outubro, Dia do Médico. A música do dia, com Rita Lee, ‘Vamos Tratar da Saúde’, é de autoria de Arnaldo Baptista, Rita Lee e Liminha.
Em 1950 era inaugurado Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos
A cidade de Passos tinha, na época, 30 mil habitantes. No destaque superior, o bispo Dom Inácio Dalmont, Monsenhor Messias Bragança com o prefeito Geraldo da Silva Maia. No destaque inferior, os primeiros dirigentes do Educandário: os padres Mário Labarbuta, José Lagati, Onofre Scifo – e um irmão, Antônio Adamo (Reprodução)
Ao final da II Grande Guerra Mundial (07/05/1945) a Congregação dos Rogacionistas de Roma iniciou a sua expansão. Inicialmente ela se daria a partir da Argentina, mas optou-se pelo Brasil e chegou uma solicitação ao Bispo diocesano de Guaxupé, D. Hugo Bressane de Araújo, o pedido para a instalação. D. Hugo oferecia aos Rogacionistas um Orfanato, com “artes e ofícios, convenientemente equipados,” na cidade de Passos, que na época contava com uma população de aproximadamente 30 mil habitantes.
A missão de instalação ficou a cargo do Superior Geral, Pe. Teodoro Tusino, que comunicava a todos, ‘com grande alegria e esperança’, a notícia da abertura de uma nova obra da Congregação, a primeira fora da “pátria mãe”. Pe. Tusino, ao comunicar a notícia aos coirmãos, manifesta a esperança de ver as obras Rogacionistas prosperarem no Brasil e se espalharem por toda a América Latina. Começava o processo de escolha dos primeiros missionários chamados a semear o carisma do Rogate nas terras do “novo mundo”. Com entusiasmo e alegria escrevia o Superior Geral: “É necessário, então, pensar no pessoal a ser destinado à nova casa. Trata-se da longínqua América. Tão longe, e quem vai para lá não pode pensar num retorno, num curto ou longo tempo. Deverá acostumar-se a um ambiente novo, aprender novo idioma…”
Passado apenas 5 meses, em 18 de outubro de 1950, Jubileu do “grande regresso e do grande perdão,” e a poucas semanas da declaração do Dogma da Assunção de Nossa Senhora pelo Papa Pio XII, decretado no dia 1 de novembro daquele ano, os primeiros missionários Rogacionistas, vindos da Itália, chegaram à cidade de Passos. Os 4 pioneiros na missão – Pe. Mário Labarbuta, Pe. José Lagati, Pe. Onofrio Scifo e Ir. Antonino Adamo – tiveram a coragem de deixar as terras italianas, enfrentar quase duas semanas no navio Anna Costa, que partiu do porto de Genova para desembarcar em Santos e seguir, via Guaxupé, sede da diocese, para a cidade de Passos onde foram acolhidos na estação ferroviária pelo Monsenhor Messias Bragança, pelo prefeito da cidade, Geraldo da Silva Maia, outros sacerdotes e centenas de pessoas.
Depois de um jantar oferecido aos missionários na casa do Monsenhor Messias, os padres finalmente chegaram ao Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos. Era meia-noite e meia do dia 18 de outubro de 1950. Por feliz coincidência, nesta data celebra-se a Festa de São Lucas, um dos evangelistas do Rogate (cf. Lc 10,2). Dois meses depois, no natal daquele ano, os Rogacionistas acolheram no Educandário as primeiras crianças. Começava a missão dos Rogacionistas na América Latina.
Logo depois da instalação dos primeiros missionários Rogacionistas em Passos, onde os religiosos chegaram e encontraram a estrutura pronta, foi aberta uma segunda casa no Brasil. Desta vez na cidade de Bauru-SP. Em 1954, apenas dois anos depois da fundação em Bauru, na cidade de Criciúma-SC, na região sul do país marcada pela forte presença dos imigrantes italianos, foi aberta a terceira casa Rogacionista no Brasil. A obra em Criciúma, que inicialmente compreendia apenas o “Bairro da Juventude” foi iniciada com a colaboração dos Padres das comunidades de Passos e Bauru, que receberam da Itália mais dois religiosos: Ir. Antônio Lanza e Ir. Rocco Musarra.
Hoje, a Congregação encontra-se espalhada por vários Estados do Brasil e presente no Paraguai e na Argentina e em outros 24 países nos cinco continentes. Os Rogacionistas continuam a missão de rezar pelas vocações, propagar esse espírito de oração e de ser bons operários na messe do Senhor no atendimento aos mais necessitados, especialmente aos jovens e as crianças pobres. O Rogate se faz realidade nas atividades de evangelização, no serviço socioeducativo, na comunicação social, na formação da juventude e no serviço de animação vocacional e seminários. Desta maneira, o sonho de Santo Aníbal, o Rogate – seu carisma missionário, propagou-se por todo o mundo.
OUTROS EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
-1356: Ocorre o terremoto da Basileia, o evento sismológico histórico mais significativo ao norte dos Alpes
-1825: O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda reconhece a independência do Brasil
-1867: Os Estados Unidos tomam posse do Alasca depois de comprá-lo da Rússia por US$ 7,2 milhões
-1954: Texas Instruments anuncia o primeiro rádio transistorizado
- 1960: Inauguração Loja Nova, à Rua Pres. Antonio Carlos, pelos Irmãos Mohalem & Cia (Gabriel, Salin e Jorge). Foi a sucessora da antiga ‘Loja do Tufi Mohalem’, que funcionava no antigo prédio das Casas Buri.
-1967: A sonda soviética Venera 4 chega a Vênus e se torna a primeira espaçonave a medir a atmosfera de outro planeta
- 1996: Registrado na região um abalo sísmico de aproximadamente quatro segundos
- 1975: Fundado em Passos o Colégio Status, que funcionava na Rua Cristiano Stockler, em frente ao CIC
-2019: As astronautas da NASA, Jessica Meir e Cristina Koch, participam da primeira caminhada espacial exclusivamente feminina ao saírem da Estação Espacial Internacional para substituir um controlador de energia
DATAS COMEMORATIVAS
Dia do Estivador
Dia do Médico
Dia do Pintor
Dia Mundial da Menopausa
Dia de Santa Cirila
Dia de São Lucas apóstolo
Dia de São Atenodoro
Dia de São Lúcio
Dia de São Renato