Em 1938, com ‘Guerra dos Mundos’, Orson Welles leva pânico aos Estados Unidos
Acontecimento, fatos históricos e a música do dia
A MÚSICA DO DIA
Há 55 anos, em 30 de outubro de 1969, Emílio Médici tomou posse na presidência da República. A música mais tocada naquela época foi de Roberto Carlos, “As Curvas da Estrada de Santos”
1938: Com ‘Guerra dos Mundos’, Orson Welles leva pânico a ouvintes da CBS
Capa do jornal Daily News de 31 de outubro sobre a transmissão de “Guerra dos Mundos” (Reprodução)
Há 86 anos, um jovem diretor de cinema, com apenas dois curtas e um longa no currículo, causou pânico nos Estados Unidos com a transmissão de uma peça de radioteatro, “A Guerra dos Mundos”, do escritor inglês H.G. Wells, na véspera do Dia das Bruxas.
A notícia em edição extraordinária em que narra uma batalha entre terráqueos e marcianos foi transmitida pela rede de rádio CBS por um desconhecido Orson Welles —sua obra-prima, “Cidadão Kane”, seria lançada menos de três anos depois.
Welles adaptou, produziu e dirigiu a peça. De quebra ainda encarnou o papel do professor da Universidade de Princeton, que liderava a resistência à invasão marciana. A transmissão combinava elementos do radioteatro com os noticiários da época.
A primazia do trabalho estava na veracidade e seriedade com que a notícia foi transmitida nas ondas do rádio —na época o meio de comunicação de maior alcance.
O programa trazia boletins noticiosos, entrevistas, efeitos sonoros, opinião de peritos, declarações de autoridades sobre a “guerra” e a emoção dos supostos repórteres.
Como milhares de pessoas sintonizaram a estação com a narração de Welles já iniciada, a introdução em que ele explicou tratar-se de uma adaptação de um livro, tal como o programa fazia semanalmente, foi perdida, e o pânico foi total.
O medo e a sensação de realidade trouxeram pânico a várias cidades americanas próximas a Nova Jersey, de onde a CBS fazia a transmissão e de onde Welles ambientou a história. Houve fuga em massa e reações desesperadas de moradores também em Newark e Nova York.
No dia seguinte, o jornal Daily News estampou em sua capa “Guerra falsa no rádio espalha terror pelos Estados Unidos”.
Outros periódicos seguiram na mesma linha. O Boston Globe publicou “Brincadeira no rádio aterroriza nação” e o New York Times destacou em manchete “Ouvintes de rádio em pânico tomam drama de guerra como fato” e acrescentou “Muitos fugiram de suas casas para escapar de ‘ataque a gás de Marte'”.
Na época, a rede CBS calculou que o programa protagonizado por Welles chegou a ser ouvido por pelo menos 6 milhões de pessoas e que ao menos 1,2 milhão pessoas (algo como 20% de toda a audiência) acreditou que a história era de fato real.
O professor de Informação e Comunicação Rodrigo Cássio Oliveira, da Universidade Federal de Goiás, explica que a transmissão “pode ser vista como uma das histórias mais marcantes do século 20, especificamente em relação ao poder do rádio como meio de comunicação”.
OUTROS EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
- 1844: Nomeado o primeiro vigário de Passos, o padre João José de Paiva. Antes, padre Francisco de Paula Trindade, de Alpinópolis, exercia a profissão em Passos, vindo esporadicamente
-1938: Uma adaptação para o rádio do romance de ficção científica A Guerra dos Mundos, de H.G.Wells, dirigida por Orson Welles, é transmitida em Nova York, causando pânico na população, que achou que a Terra estava realmente sendo invadida por extraterrestres
-1945: A Índia, conhecida informalmente como Império Indiano (atual República da Índia) é admitida como Estado-membro das Nações Unidas
-1961: A União Soviética detona a maior bomba nuclear da história, a Tsar Bomba (com 57 megatons), na ilha russa de Nova Zembla
-1967: Os bondes elétricos são extintos no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro
-1969: Governo Militar: o general Emílio Garrastazu Médici assume a Presidência da República Federativa do Brasil
-1973: Criada a SEMA (Secretaria do Meio Ambiente) no Brasil. Órgão que mais tarde formará o IBAMA
-1973: A Ponte do Bósforo na Turquia é concluída, conectando os continentes da Europa e Ásia sobre o Bósforo pela segunda vez
- 1987: Nelson Piquet tornava-se tricampeão mundial de F-1
- 1988: Ayrton Senna vencia o GP do Japão e conquistava o campeonato de F-1
-2007: O Brasil é anunciado oficialmente como país-sede da Copa do Mundo FIFA de 2014
-2014: A Suécia é o primeiro estado membro da União Europeia a reconhecer oficialmente o Estado da Palestina
DATAS COMEMORATIVAS
Dia da Decoração
Dia da Merendeira Escolar
Dia do Atendente dos Correios
Dia do Balconista
Dia do Comerciário
Dia do Designer de Interiores
Dia do Fisiculturista
Dia do Quadro de Material Bélico do Exército Brasileiro
Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo
Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra
Dia de Santa Zenóbia.
Dia de Santa Dorotéia.
Dia de São Dias da Silva.
Dia Santo Afonso Rodriguez.
Dia de São Geraldo de Potenza.
Dia de São Victório.
Dia de São Ponciano.
Dia de São Gonçalo.
Dia de São Marcelo.
Dia de São Cláudio.
Dia de São Lupércio.
Dia de Santo Ângelo de Acri.