Em 19 de maio obras de Wagner de Castro foram tombadas em Passos

Acontecimentos e fatos históricos do dia 19 maio

Em 19 de maio obras de Wagner de Castro foram tombadas em Passos
O artista e seu acervo de 49 obras na Casa da Cultura de Passos (Arquivo)

As obras do artista plástico Wagner de Castro passam a pertencer ao município de Passos oficialmente no dia 19 de maio de 2004. A solenidade de tombamento de acervo de pinturas do pintor aconteceu na Casa da Cultura de Passos dentro das programações de comemoração do 146º aniversário da cidade. Os 46 quadros que compõem o acervo do artista estavam alojados, desde a década de 90, no Espaço Artístico Professor Wagner de Castro. Todas elas foram tombadas pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Passos, com reconhecimento do IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais).

“A partir de agora, as obras vão ficar preservadas porque, como tem acontecido, a prefeitura cuida e preserva”, disse Wagner de Castro à época. “O acervo foi doado ao povo com sua devida sanção oficial. Estou feliz e esperando meus amigos para amanhã (hoje)”, completou. No mesmo dia, Wagner fez a doação de três novas telas para seu acervo, que passou a contar com 49 quadros. São elas: “Orgulho e Humildade”, “Doação e Avareza” e “Trans figuração” - todas elas elaboradas entre o final de 2003 e os meses iniciais de 2004.

Wagner de Castro é natural de Franca (SP), mas radicado em Passos desde meados do século 20. Ao longo de sua carreira, o pintor, que tem trabalhos no acervo do Masp (Museu de Artes de São Paulo) e de particulares em Londres, na Inglaterra, fez uma obra baseada no espiritismo, da qual é adepto. Por isso, suas telas apresentam uma significação densa e introspectiva.

Quando houve a construção da Casa da Cultura, em 1988, o artista fez questão de doar todo seu acervo para o município. A partir daquela data, ele foi acrescentando novos trabalhos e doando novas telas a cada ano.

O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Passos vinha tentando o tombamento desde 1998. Além da documentação entregue ao IEPHA no dia 15 de abril, o órgão ouviu o artista e foi levantado um dossiê com biografia de Castro e um minucioso trabalho de explicação de todas as obras do artista plástico. Em 18 de março, o prefeito José Hernani da Silveira baixou o decreto nº 537/2004, tombando oficialmente o acervo de Castro doado à cidade anos atrás.

 

 

OUTROS EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA 19 DE MAIO

 

-715: Papa Gregório II é eleito

 

-1535: O explorador francês Jacques Cartier embarca em sua segunda viagem à América do Norte com três navios, 110 homens

 

-1743: Jean-Pierre Christin, um físico francês, desenvolveu a escala de temperatura centígrada

 

-1769: O Conclave de 1769 elege Lourenço Cardeal Ganganelli como Papa, que assume o nome de Clemente XIV

 

-1905: Albert Einstein, um físico teórico alemão, publica sua tese sobre a teoria da relatividade

 

-1950: O Egito anuncia que o Canal de Suez está fechado para navios e comércio israelenses

 

 - 1961: Programa Venera: Venera 1 torna-se o primeiro objeto feito pelo homem a voar para outro planeta passando por Vênus (a sonda havia perdido contato com a  Terra um mês antes e não retornou nenhum dado)

 

-1993: O voo 501 da SAM Colômbia cai ao se aproximar do Aeroporto Internacional José María Córdova em Medellin, Colômbia, matando 132 pessoas

 

-2007: O presidente da Romênia, Traian Băsescu, 'sobrevive' a um referendo de impeachment e regressa à presidência do país

 

DATAS COMEMORATIVAS DO DIA 19 DE MAIO

 

Dia do Físico

Dia dos Acadêmicos de Direito

Dia Nacional das Defensorias e Defensores Públicos

Dia Nacional de Combate à Cefaleia

Dia Nacional e Mundial da Doação de Leite Humano

Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal

Dia Mundial do Médico de Família e Comunidade

Dia de Santa Prudenciana.

Dia de São Caetano V.

Dia de Santo Ivo.

Dia de São Celestino Fundou a Ordem dos Celestinos.

Dia de São Crispim de Viterbo.

Dia de São Philastolfos.

Dia Nacional do Luto.