Em 1695, Zumbi, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, foi é executado
Acontecimento, fatos históricos e a música do dia
A MÚSICA DO DIA
Hoje é 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. A música do dia, com o Olodum, é ‘Zumbi Rei’, de autoria de Germano Meneghel
Em 1695, Zumbi, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, foi é executado
No Quilombo dos Palmares viviam pacificamente mais de 20 mil pessoas e um de seus líderes era Zumbi (Reprodução)
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, homenageia Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil. A data foi promulgada oficialmente em 2011 e transformada em feriado nacional em 2023. A escolha do dia lembra o assassinato de Zumbi, em 1695, e representa um momento de reflexão sobre igualdade, direitos e o combate ao racismo e às desigualdades raciais que ainda persistem no Brasil.
Existem poucos registros precisos sobre a vida e morte do líder dos Quilombos dos Palmares, e historiadores divergem sobre eles. A versão mais difundida é que ele nasceu livre na região que hoje corresponde a Alagoas, mas acabou em cativeiro. “Quando era criança, foi capturado e criado por um padre por quem foi batizado e recebeu o nome de Francisco. Depois que cresceu, fugiu para o Quilombo dos Palmares – um refúgio de africanos e seus descendentes – onde bravamente lutou pela libertação diante da escravização, junto com outros companheiros quilombolas”, conta Clarissa. O que não se tem dúvidas, no entanto, é que Zumbi existiu e foi um dos principais líderes da resistência negra no Brasil durante o período colonial, no século 17.
O Quilombo dos Palmares foi criado no final dos anos 1590, também na região da atual Alagoas. Foi o maior quilombo da América Latina, com cerca de 20 mil habitantes.
Conta-se que Zumbi foi capturado, decapitado e teve a sua cabeça salgada e exposta no Pátio do Carmo em Recife (PE), como intimidação àqueles que lutavam por liberdade. Seu corpo teria sido entregue como “troféu” em 20 de Novembro de 1695 – daí o dia escolhido para celebrar a Consciência Negra mais tarde.
No ano seguinte, em 1696, Palmares foi destruído. “No entanto, ao contrário do que os escravizadores previram, o Movimento Negro nos séculos 20 e 21celebra em Zumbi dos Palmares o exemplo de luta e determinação em prol da libertação do povo negro, dessa vez, por meio de uma consciência negra, ou seja, o direito à identidade, história, cultura e intelectualidade”, conclui a assessora pedagógica.
OUTROS EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
-1959: A Declaração Universal dos Direitos da Criança é adotada pelas Nações Unidas
-1962: Fim da Crise dos Mísseis de Cuba: em resposta resposta ao secretário-geral Nikita Khrushchov concordar em remover os mísseis da União Soviética de Cuba, o Presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy, encerra a quarenta da nação caribenha
-1965: Governo Militar de 1964: instituição do Ato Institucional número 4 (AC 4) que criou o bipartidarismo no Brasil
-1971: Parte do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, desaba matando 48 pessoas
-1985: Lançamento da primeira versão do sistema operacional Windows
-1998: Enviado ao espaço o primeiro módulo da Estação Espacial Internacional, o Zarya
-2022: Começa a Copa do Mundo FIFA de 2022 no Catar. A primeira vez que o torneio foi realizado no Oriente Médio
DATAS COMEMORATIVAS
Dia da Industrialização da África
Dia do Auditor Interno
Dia do Biomédico
Dia do Técnico em Contabilidade
Dia Nacional da Consciência Negra
Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
Dia Universal da Criança