Em 13 de maio de 2006, Casmil anuncia venda do Supermercado Radar para a Unissul
Acontecimentos e eventos históricos do dia 13 de maio
A diretoria da Casmil (Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro) concluiu em maio de 2006 a venda do supermercado Radar para uma associação supermercadista com sede em Pouso Alegre, a Unissul. O valor da transação não foi revelado, mas teria sido a melhor proposta das que foram feitas por empresários interessados no negócio. O supermercado continua com a Casmil até o final de maio, quando o novo proprietário o assume e inicia uma reforma completa em suas instalações para reinagurá-lo num prazo de seis a oito meses. “Dentro das propostas apresentadas, como valores, condições de pagamento e também de parceria, a Unissul fez a melhor”, justificou na época o diretor comercial da cooperativa, Eremildo de Pádua Nó brega. “Foi uma oportunidade muito boa”, disse o presidente do grupo, Carlos Magno de Souza Fonseca, explicando que a empresa está expandindo para o Sudoeste Mineiro. A Unissul é formada por uma associação por 15 supermercados, em Pouso Alegre. Com a nova aquisição, a rede passou na época a ter 26 lojas e estimava faturar R$ 400 milhões em 2006. Em 2005, foram R$ 340 milhões.
A venda do supermercado já havia sido aprovada pelos associados da Casmil em assembléia geral, que decidiu pela concentração das atividades na pecuária leiteira e indústria láctea. “Não dá para competir com outras grandes empresas”, disse Nóbrega. Ele explica que era preciso investir muito capital no estoque de mercadorias e vender a preços atraentes para o consumidor. Sem condições de manter as duas áreas, a cooperativa optou pelo leite. As 50 pessoas que trabalhavam no Radar foram dispensadas pela Casmil, mas uma parte delas foi reaproveitada em outras áreas.
O prédio do supermercado Radar, originalmente construído para o Muaruama Clube, possui 2,4 mil m² construídos num terreno de 5,9 mil m², no bairro Muarama. De acordo com o diretor comercial, o valor da venda “é bem expressivo, mas não será comentado” para evitar especulações, já que a Casmil tem vários negócios para serem concretizados. O dinheiro da transação foi investido nas áreas que vão ser mantidas pela cooperativa. A fábrica de ração, lojas de produtos veterinários e a indústria de laticínios.
OUTROS EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA 13 DE MAIO:
-1808: O Esquadrão da Guarda do Vice-Rei do Brasil foi reorganizado pelo então Príncipe Regente D. João, para se tornar 1° Regimento de Cavalaria do Exército (atual Dragões da Independência)
-1830: Equador alcança sua independência da Grã-Colômbia
-1888: Sanção da Lei Áurea, abolindo a escravidão no Brasil
-1926: Inaugurada a Ponte Hercílio Luz na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
-1950: Realizada a prova inaugural do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em Silverstone, na Inglaterra. A corrida foi vencida por Giuseppe Farina, que viria a se tornar o campeão mundial daquele ano
-1967: Entra no ar, em São Paulo, a TV Bandeirantes
- 1992: O Rotary Clube de Passos Rio Grande era admitido no Rotary Club Internacional
-2017: Papa Francisco viaja a Portugal para celebrar o centésimo aniversário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima no Santuário de Fátima
DATAS COMEMORATIVAS DO DIA:
Abolição da Escravatura no Brasil (1888)
Dia da Fraternidade Brasileira
Dia do Automóvel
Dia do Zootecnista
Dia Nacional do Chefe de Cozinha
Dia Mundial do Coquetel
Dia de Nossa Senhora de Fátima.
Dia de Santa Ema.
Dia de Santa Glicéria.
Dia de Santa Júlia Billiart.
Dia de Santa Maria Domênica Mazzarello, co-fundadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas).
Dia de São João, o silencioso.
Dia de São Múcio.
Dia de São Miguel.
Dia de São Euthymius.
Dia de São Pedro Regalato.