Em 11 de setembro, Estados Unidos sofre maior atentado de sua história

Acontecimento, fatos históricos e a música do dia

Em 11 de setembro, Estados Unidos sofre maior atentado de sua história
: :

A MÚSICA DO DIA

Em 11 de Setembro dois aviões atingem o World Trade Center em Nova York, um terceiro cai no Pentágono, na Virgínia, e um quarto em um campo perto de Shanksville, Pensilvânia. As atenções se voltaram para a tragédia que abalou o mundo e Nova York, a cidade cantada por Frank Sinatra, em composição de John Kander e Fred Ebb, ‘New York, New  York’

 

 

 

Atentados de 11 de Setembro: a tragédia que mudou os rumos do século 21

 

 

Poucos acontecimentos ganham lugar na história com o nome de sua data. No século 21, um acontecimento é universalmente conhecido por sua data: o 11 de Setembro. O nome refere-se ao dia 11 de setembro de 2001, quando os Estados Unidos sofreram o maior ataque a seu território desde o bombardeio japonês à base de Pearl Harbor (no Havaí, em 1941).

Na manhã daquela terça-feira de setembro, no primeiro ano do século 21, quatro aviões comerciais americanos foram sequestrados na costa leste do país.

Dois deles foram lançados contra as torres gêmeas do World Trade Center (WTC), na ilha de Manhattan, em Nova York, um chocou-se com o Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos EUA, em Washington D.C.), e outro caiu numa área desabitada no Estado da Pensilvânia.

Ao todo, 2.977 pessoas foram mortas nos ataques, além dos 19 sequestradores dos aviões.

O 11 de Setembro é considerado o ataque com o maior número de mortos da história. Além disso, foi uma tragédia que mudou, em vários aspectos, os rumos do mundo.

Os atentados começaram às 08h46, horário local, quando o primeiro avião — um Boeing 767 fazendo o voo 11, de Boston em direção a Los Angeles — atingiu a torre Norte do World Trade Center.

O complexo empresarial era então composto por sete construções, incluindo duas torres de 417 e 415 metros, os edifícios mais altos do mundo na época de sua inauguração, em 1973.

As suspeitas de um ataque se confirmaram e o caos aumentou em Nova York com a população tentando deixar a todo custo a área do centro financeiro da ilha de Manhattan. Às 09h37, o terceiro avião, um Boeing 757 fazendo o voo 77, de Washington a Los Angeles, atingiu uma das laterais do Pentágono.

Sobre o quarto avião, um Boeing 757 que saíra de Newark (Nova Jersey) com destino a San Francisco no voo 93 e caiu na Pensilvânia às 10h03, as investigações inicialmente sugeriam que ele provavelmente se dirigia para a Casa Branca, residência oficial do presidente americano, em Washington D.C. Posteriores relatos fornecidos por integrantes do grupo islamista radical Al-Qaeda, no entanto, indicaram que o alvo seria o Capitólio, a sede do Congresso, também em Washington.

Em Nova York, a torre Sul do WTC, atingida pelo segundo avião, desabou às 09h59, causando pânico generalizado em Manhattan, onde pessoas corriam na tentativa de fugir da fumaça que tomava as ruas. Cerca de meia hora depois, às 10h28, desabou a torre Norte, a primeira a ser atacada.

No final da tarde, outro prédio do complexo World Trade Center, o 7 WTC, desabou, depois de sua estrutura ter sido abalada pela destruição das torres gêmeas. Envolvidos em tentativas de resgates daqueles que estavam nas torres, 345 integrantes do Corpo de Bombeiros de Nova York morreram com a queda dos edifícios.

Entre as vítimas, havia centenas de estrangeiros, número que nunca foi determinado com precisão, já que muitos tinham dupla nacionalidade — eram tanto americanos como cidadãos de outros países.

Em cerimônias oficiais, como a que lembrou o quinto aniversário do 11 de Setembro, em 2006, foi feita referência a "mais de 90 nacionalidades" representadas entre os 2.977 mortos. Três deles eram brasileiros: Anne Marie Sallerin Ferreira, de 29 anos, Sandra Fajardo Smith, de 37, e Ivan Kyrillos Fairbanks Barbosa, de 30. Vários brasileiros que trabalhavam nas torres gêmeas sobreviveram. O passense Carlos Anselmo Parada estava em Nova York e revelou num artigo o que viu (leia aqui)

 

OUTROS EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA

 

-1903: Realizada a primeira corrida no Milwaukee Mile em West Allis, Wisconsin (EUA). É o circuito de autódromo mais antigo do mundo

 

-1916: O vão central da ponte de Quebec, no Canadá, desaba matando 13 trabalhadores

 

-1936: Criado o Tribunal de Segurança Nacional (TSN) no Brasil, destinado ao julgamento sumário dos suspeitos de subversão

 

-1941: Início das construções do Pentágono, nos Estados Unidos

 

-1968: O voo 1611 da Air France, um Sud Aviation SE-210 Caravelle III, cai perto de Nice, França, matando 89 passageiros e seis tripulantes

 

-1997: A sonda espacial Mars Global Surveyor da NASA chega a Marte

 

-2007: A Rússia testa a maior arma convencional de todos os tempos, o Pai de Todas as Bombas

 

- 2008: Assinada a ordem de serviço para o início das obras de construção da ponte no porto Passos/Glória (Rio Grande)

 

-2011: Inaugurado, em Nova York, nos Estados Unidos, o Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro no décimo aniversário dos ataques

 

DATAS COMEMORATIVAS

Dia do Árbitro Esportivo

Dia Nacional do Cerrado

Dia de Santa Teodora.

Dia de São Dídimo.

Dia de São Gabriel.

Dia de São Diomedes.

Dia de São Pafúncio.

Dia de São Emiliano.

Dia de São Proto.

Dia de São Jacinto.

Dia de São Paciente.

Dia do bem-aventurado João Gabriel Perboyre.

 Aniversaria o município mineiro de Itaú de Minas (1987).