Eleição para a Ameg já tem uma chapa inscrita e deve ter disputa

Primeira chapa oficializada para a eleição da diretoria tem Diego Oliveira como presidente

Eleição para a Ameg já tem uma chapa inscrita e deve ter disputa
A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande, com sede em Passos, tem mais de 20 municípios associados (Divulgação)

Já está oficialmente inscrita a primeira chapa para a eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande, a Ameg, para a gestão 2023. Ela é encabeçada pelo prefeito de Passos, Diego de Oliveira.

 

***

Na chapa do prefeito de Passos ele tem Celso Henrique, do Glória, como 1º vice; e Denise Neves, de Pratápolis, como 2ª vice. Ainda integram a chapa, como conselheiros fiscais, Suely Alves, de Delfinópolis; Paulo Cesar Vaz, de Piumhi; e Cristiano Geraldo, de Capitólio. Como suplentes do conselho, integram a chapa Adenilson Queiroz, de Fortaleza de Minas; Geovanio Gualberto, de Pimenta; e Samuel Alves, de Vargem Bonita.

 

***

Além da chapa encabeçada pelo prefeito de Passos, Diego Oliveira, outras deverão entrar na disputa. O prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Carielo, que pode concorrer à reeleição, e o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, que pretende ser candidato pela primeira vez, discutem sobre a formação da segunda chapa para a gestão 2023. De acordo com Freire, Alpinópolis deve compor a candidatura com Carmo do Rio Claro.

***

“Tenho pretensão de concorrer à presidência da Ameg para 2023. Alpinópolis retornou para a Ameg após 20 anos fora. É um ato muito simbólico, para o município, ter um presidente. Não é por vaidade, é por saber que posso contribuir ainda mais pelo desenvolvimento regional”, disse. “Sei que temos candidaturas postas, como Passos e Carmo do Rio Claro. Acho legítimo. Inclusive, já abri o diálogo com o prefeito Filipe Carielo, de Carmo do Rio Claro, para uma composição”, revelou.

***

Segundo ele, ainda não há uma definição quanto às funções de cada membro da provável nova chapa. “A minha política é a da diplomacia, do diálogo e do respeito institucional. Certamente haverá duas chapas pleiteando à presidência, e eu estarei com a segunda, seja como presidente ou membro. Isso definiremos participando os demais prefeitos”, disse. “A minha proposta é uma Ameg aberta, não partidarizada, que consiga dialogar com os diferentes, que seja respeitada pelo Governo Estadual e Governo Federal, e que os prefeitos sintam no seu presidente um parceiro para lutar com e por eles”, disse. Quanto a possibilidade de se desligar da entidade em caso de uma derrota eleitoral, o prefeito de Alpinópolis contou que pretende se posicionar sobre o assunto somente após o andamento do pleito.

***

A atual diretoria da Ameg, cujo mandato anual termina no próximo 31 de dezembro, tem a seguinte formação: Presidente: Filipe Cardoso Carielo - Prefeito de Carmo do Rio Claro, Primeiro Vice-Presidente: Paulo Sérgio Leandro de Oliveira - Prefeito de São José da Barra, Segundo Vice-Presidente: Celso Henrique Ferreira - Prefeito de São João Batista do Glória. Para o Conselho Fiscal: Daniel Ferreira da Silva – Prefeito de São Tomás de Aquino; Diego Rodrigo de Oliveira - Prefeito de Passos; Cristiano Geraldo da Silva - Prefeito de Capitólio e Suplentes do Conselho Fiscal: Suely Alves Ferreira Lemos – Prefeita de Delfinópolis; Luiz César Guilherme - Prefeito de Capetinga; Luiz Gonzaga Cintra – Prefeito de Claraval.

 

***

Criada em 30 de novembro de 1984, com instalação oficial e posse da 1ª Diretoria, do Conselho Fiscal e do Secretário Executivo em 22 de março de 1985, a Associação passou a ser constituída como Consórcio  em agosto de 2019 com múltiplos objetivos, todos visando ao desenvolvimento regional. Os 22 municípios que compõem o território assinaram o Protocolo de Intenções sendo: Alpinópolis, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pimenta, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita.

 

***

Os municípios representados pelo Consórcio AMEG estão localizados no sudoeste do Estado de Minas Gerais, ocupando uma área de 13.968,384 Km², com uma população estimada em 2021 em 408.927 habitantes.