Dom Ângelo consagra o altar do Santuário Santo Aníbal de Passos

Desde a sua transformação em Santuário, em 1990, o altar ainda não havida recebido a sacralização

Dom Ângelo consagra o altar do Santuário Santo Aníbal de Passos
Santuário faz parte do Educandário fundado por Monsenhor Messias Bragança em 1946 (Reprodução)

O bispo dom Ângelo Ademir Mezzari-RCJ promoveu durante a celebração eucarística das 9h30 deste domingo, 19/12, a sagração do novo altar do santuário Annibale Maria di Francia, ou simplesmente Santo Aníbal para a maioria dos católicos brasileiros. A cerimônia contou, ainda, com a participação do padre rogacionista Geraldo Tadeu Furtado, Superior Provincial da Congregação São Lucas, com sede em São Paulo, padres e rogacionistas.

Dom Ângelo nasceu em Nova Veneza (SC), na macrorregião de Criciúma, em 2 de abril de 1957. Foi nomeado pelo papa Francisco como bispo titular de ‘Fiorentino’ e auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Sua ordenação episcopal deu-se em 19 de setembro de 2020, no santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em  Içara (SC), pelas mãos de dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo. O bispo tem uma ativa participação na Comunidade Religiosa Rogacionista.

A antiga capela que leva o nome do padre italiano Annibale di Francia, natural da comunidade de Messina, região da Sicília, sempre fez parte do educandário fundado por monsenhor Messias Bragança em 1946, e entregue aos padres rogacionistas no dia 18 de outubro de 1950. Aos 25 dias do mesmo mês, mas em 1990, a capela passou a ser denominada de santuário, e depois de completa reforma que o deixou como está hoje, o altar ainda não havida recebido a sacralização de um religioso católico, permitido a partir do título de bispo ou superior.

“Eu poderia solicitar a unção do local em questão ao nosso bispo diocesano dom José Lanza Neto, mas dois motivos fizeram com que eu, e os outros dois padres do educandário, optasse pela vinda de dom Ângelo, com a autorização de Lanza: ter recebido o título presbiteral recentemente, e nomeado para a função de bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, capital. Ele vem a Passos também para agradecer a Deus pelo título episcopal”, explicou o padre Adriano Mateus Mendonça Teodózio, de 35 anos, diretor do educandário e natural de Alpinópolis (MG).

Além de Adriano Mendonça, o Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos é administrado também pelo reitor e ecônomo, padres Valdecir Martins, e Luiz Caetano de Castro, respectivamente.

 Assista a cerimônia religiosa na íntegra: https://www.facebook.com/stoanibal/videos/644067443302163/