Discos de vinil mais valiosos que podem estar acumulando poeira em casa
O renovado interesse da nova geração pelos discos de vinil faz de antigas produções verdadeiras e valiosas preciosidades
A maioria das pessoas pode pensar que os discos de vinil estão extintos e que a geração mais jovem não sabe muito sobre eles. Mas o renovado interesse da geração mais jovem pelos discos de vinil é algo inacreditável. Hoje, se você tem discos de vinil antigos guardados em algum lugar da sua casa, confira esta lista elaborada por John Travis, do site Kueez Network. Quem sabe, você pode ganhar uma boa quantia de dinheiro com eles. Então, vamos começar - role para baixo para descobrir qual disco de vinil vale mais dinheiro:
40. Miles Davis, Kind of Blue (1959)
Miles Davis é conhecido por revolucionar o gênero jazz, não uma, mas três vezes. Devem ser os discos mais legais por aí. Em termos financeiros, Kind of Blue é seu disco mais valioso.
Kind of Blue foi gravado pelos lendários saxofonistas Cannonball Adderley e John Coltrane, o baixista Paul Chambers, os pianistas Wynton Kelly e Bill Evans e o baterista Jimmy Cobb. Um original deste clássico pode chegar a $1.000.
39. Led Zeppelin, Led Zeppelin (1969)
A estreia homônima do Led Zeppelin apresenta uma mistura de material original e covers de incríveis canções de blues. Embora a Rolling Stone o tenha chamado de "tão arrogante quanto Rod Stewart, mas nem de longe tão emocionante", ele ainda foi capaz de obter sucesso comercial imediato.
Ironicamente, a Rolling Stone classificou-o como o 29º maior álbum de todos os tempos em 2003. O disco pode facilmente render $1.000, mas vai depender muito da sua condição.
7. The Velvet Underground, The Velvet Underground & Nico (1967)
Segundo muitos historiadores, este disco teve uma enorme influência no gênero punk rock.
Um colecionador de discos canadense não acreditou na sua sorte quando comprou uma cópia por muito pouco em um mercado de pulgas. Ele a acabou vendendo no eBay por $25.200.
37. Nirvana, Bleach (1989)
As músicas do segundo álbum do Nirvana, Nevermind, foram muito populares, mas é o disco de estreia da banda que vale muito dinheiro.
A prensagem original do vinil teve 1.000 cópias e foi vendida por $2.500. A terceira edição teve apenas 500 cópias e foi vendida por cerca de $1.100. Você pode identificar a terceira prensagem por seu vinil vermelho e branco de 30 cm e um vinil azul de 17 cm.
35. XTC, Science Friction (1977)
A banda britânica lançou Science Friction como um single de 45 RPM junto com She's So Square. Apenas 50 cópias foram impressas antes de colocá-lo em 30 cm. Portanto, se você tiver um desses raros itens, poderá ganhar uma pequena fortuna. Você pode vender o disco limitado por cerca de $2.000.
5. Bob Dylan, The Freewheelin’ Bob Dylan (1963)
Há uma história interessante por trás desse disco. Antes do lançamento, algumas faixas deveriam ter sido substituídas. Foi uma tarefa simples, mas a fábrica de impressão não recebeu o memorando e músicas erradas foram impressas em algumas cópias.
Acredita-se que existam menos de 20 cópias mono do disco e apenas duas cópias estéreo. O álbum pode chegar a $35.000, ou mais.
34. ABBA, Hovas Vittne (1981)
Agora, aqui está um registro excepcional. A cópia promocional deste single teve apenas 200 cópias e foi distribuída para o público da gravadora.
A banda é considerada um dos grupos musicais de maior sucesso comercial de todos os tempos. Se você tiver uma cópia deste registro em boas condições, poderá facilmente ganhar cerca de $3.500.
33. The Quarrymen, That’ll Be the Day (1981)
Os fãs obstinados dos Beatles podem reconhecer o nome Quarrymen como o primeiro nome da banda que os quatro fabulosos decidiram adotar antes de se tornarem uma sensação mundial.
Este single foi reimpresso por Paul McCartney para seus amigos e familiares. Ele tem muito valor agora e, se você tiver uma cópia, poderá vendê-la por cerca de $3.500.
30. The Beatles, Abbey Road (1969)
Não é surpresa que qualquer versão rara dos Beatles seja vendida por um bom preço. Abbey Road foi o 11º álbum de estúdio da lendária banda.
Pode ser facilmente vendido por até $4.000. Verifique o adesivo dourado na parte de trás do álbum e considere-se super sortudo se o encontrar lá. Outro motivo para ter esse disco é que a Rolling Stone o colocou em 14º lugar em sua lista dos "500 maiores discos de todos os tempos".
32. David Bowie, Diamond Dogs (1974)
Quando a gravadora notou que a contracapa do álbum mostrava a metade inferior de um cachorro (genitais), eles ficaram nervosos e as partes ofensivas foram retocadas.
No entanto, alguns funcionários empreendedores resgataram os originais. Isso explica por que uma cópia foi vendida por $3.500 em 2003. Dado que o cantor faleceu recentemente, não será errado dizer que o disco raro pode render muito mais dinheiro.
31. Cherry Five, Cherry Five (1975)
A maioria dos fãs de filmes de terror com certeza já ouviu essa banda. Depois que a banda lançou este álbum, eles mudaram seu nome para Goblin. A banda passou a criar as trilhas sonoras de sucesso de Deep Red, Dawn of the Dead e Suspiria. Como seu primeiro lançamento é bastante raro, ele pode custar facilmente cerca de $3.500.
29. The Thirteenth Floor Elevators, Reverberation (Doubt) (1966)
Este álbum apresenta canções de sucesso, como You're Gonna Miss Me, Fire Engine e Tried to Hide. Se você encontrar essa gravação antiga da banda, poderá ganhar até $4.000 - se conseguir encontrar um comprador apaixonado.
28. Elvis Presley, That’s All Right (1954)
Elvis Presley (também conhecido como O Rei) gravou este álbum quando estava fazendo uma pausa nas gravações. Ele estava tocando a música That's All Right, Mama de Arthur Crudup quando gravou That's All Right, Mama. De acordo com muitos historiadores, este é o primeiro disco de rock 'n roll verdadeiro já feito. A condição de novo deste disco vale facilmente cerca de $4.000.
27. The Beatles, Please Please Me (1963)
Aqui está um fato divertido para você. Os Beatles gravaram este álbum às pressas. Como o prazo se aproximava, eles tiveram que completar sete músicas em um dia. Sim, você leu certo.
A mais rara das cópias do álbum de estreia da banda foi vendida por cerca de $4.200. A primeira prensagem também contém o nome da banda em letras douradas.
26. Depeche Mode, Music for the Masses (1987)
Este disco é bom, mas é a capa que o torna tão valioso. Na versão original do Reino Unido, havia um gráfico de um alto-falante branco com ondas sonoras emanando dele.
Como a capa foi descartada, ela foi substituída pela fotografia de um alto-falante no meio do deserto. No entanto, algumas cópias foram impressas com o design antigo. Assim, uma cópia rara desse disco foi vendida por $4.600 em 2011.
25. Elvis Presley, Speedway (1968)
O Rei estava no final da sua carreira de ator quando gravou Speedway. Embora o filme não tenha obtido muito sucesso, as cópias da trilha sonora tornaram-se extremamente valiosas.
Apenas 300 cópias foram impressas e você pode vender uma delas por $5.000, se estiver em perfeitas condições. Mesmo que não esteja em perfeitas condições, ainda pode render um bom dinheiro.
24. Misfits, Legacy of Brutality (1985)
Com apenas 16 cópias da segunda prensagem deste álbum de compilação, é um disco raro que pode colocar cerca de $5.000 no seu bolso. O cantor do Misfits, Glen Danzig, saiu da banda e evitou pagar royalties a seus antigos companheiros de banda, fazendo overdubbing das partes instrumentais das gravações antigas.
23. Elton John, I’ve Been Loving You (1968)
Elton John colaborou com Bernie Taupin em muitos de seus maiores sucessos. Bernie foi creditado por escrever as letras, mas John admitiu que ele mesmo escreveu a música. Thank You for All Your Loving e Angel Tree estão incluídos nesta versão. Se você encontrar o colecionador certo, poderá vender a cópia ultra-rara por cerca de $5.000.
22. Brute Force, King of Fuh (1969)
O selo dos Beatles, Apple Recordings, imprimiu esse single que quase nunca viu a luz do dia. Isso porque as letras continham obscenidade. Em 2010 (depois de quase meio século), o disco recebeu um lançamento adequado. No entanto, você pode obter cerca de $5.000 se tiver uma das 1.000 cópias originais.
21. Bruce Springsteen, Spirit in the Night (1973)
Encontrar a prensagem original do Chefe é bastante difícil, e é por isso que ela pode chegar a $5.000. Se você acha que tem uma cópia em algum lugar acumulando poeira, é hora de encontrá-la.
20. Century Symphony Orchestra, Waltzes by Johann Strauss, Jr. (1956)
A lista ficaria incompleta sem incluir um registro de música clássica nela.Com apenas sete cópias deste disco, não é surpresa que ele possa render uma boa quantia. Na verdade, uma das exibições no Museu Andy Warhol em Pittsburgh foi vendida por $5.500 em 2012.
19. Max Steiner, The Caine Mutiny
Quando Herman Wouk ameaçou o estúdio de nunca usar seu trabalho se eles lançassem o álbum, o disco foi descartado com meio diálogo e meia trilha sonora. A razão pela qual Wouk ficou furioso foi que ele viu o roubo de sua propriedade intelectual. Consequentemente, a Columbia destruiu todas as cópias. No entanto, os funcionários roubaram algumas delas. Em 2012, uma cópia foi vendida por $6.700.
18. Sex Pistols, God Save the Queen (1977)
Havia 25.000 cópias deste registro, mas acredita-se que apenas 10 sobreviveram depois de serem destruídas por ordem da A&M. Como esperado, algumas pessoas compraram algumas cópias e elas foram vendidas por mais de $8.600.
17. U2, Pride (In the name of love) (1984)
Diz-se que esta edição limitada australiana tem apenas 50 cópias. Embora a lista da Rolling Stone das melhores canções de todos os tempos a classifique em 38º lugar, Bono diz que não está muito satisfeito com a música. A música é conhecida por fazer referência ao movimento dos direitos civis e ao assassinato de Martin Luther King. Se você possui ou vê um desses, deve saber que ele pode chegar a $9.000.
16. Olivia Newton-John and Electric Light Orchestra (ELO), Xanadu (1980)
Xanadu é considerado por muitos como um dos piores filmes já feitos e a música tema também não é muito popular. Então, o que há de tão especial nisso?
Bem, acredita-se que Olivia Newton-John odiou seu visual na foto impressa na capa do disco. Então, ela pediu à gravadora que parasse a prensagem. Se você encontrar uma cópia do original, poderá trocá-la por $9.100.
15. Hank Mobley, Blue Note 1568 (1957)
Estima-se que havia cerca de 300 a 1.000 cópias deste registro. O que o torna especial é a história de que, quando a famosa gravadora de jazz Blue Note estava imprimindo o disco, ela ficou sem rótulos. Em 2015, a etiqueta padrão que tinha o endereço listado como "47 West 63rd NYC" foi vendida por $11.162 no eBay. Acredita-se que a outra versão que dizia "47 West 63rd New York 23" deve valer mais do que a padrão.
14. Robert Johnson, Me and the Devil Blues (1938)
Este exemplar de 78 RPM pode valer até $12.000, pois apresenta Me and the Devil Blues no lado A, e Little Queen of Spades no lado B. A música do lado A conta a história de quem acorda quando Satanás bate à sua porta.
13. The White Stripes, Lafayette Blues (1998)
Com apenas 15 cópias do disco, o álbum traz as músicas Lafayette Blues no lado A, e Sugar Never Tasted So Good no lado B. Se você tem o registro armazenado em algum lugar, então parabéns, porque você está guardando cerca de $12.700.
12. Stonewall, Stonewall (1976)
Há uma grande possibilidade de você nunca ter ouvido falar dessa banda obscura. Isso porque eles nunca assinaram com uma gravadora e seu único lançamento foi feito sem o seu conhecimento. Infelizmente, o lançamento (Tiger Lily) foi feito por uma gravadora que era uma farsa. No entanto, alguns dos lançamentos da gravadora alcançaram um culto de seguidores ao longo dos anos. Este disco valerá cerca de $14.000 se você encontrar o colecionador certo.
11. Röyksopp, Melody A.M. (2001)
O disco de estreia da dupla eletrônica norueguesa foi um grande sucesso, pois vendeu mais de 1 milhão de cópias. É por isso que a prensagem do disco é bastante valiosa. As únicas 100 dessas cópias de edição limitada foram pintadas à mão pelo indescritível artista de rua Banksy. Então, isso explica por que eles estão listados em até $14.204 no Discogs.
10. The Beatles, Yesterday and Today (1966)
Este disco é famoso por outro motivo: apresentava uma foto dos quatro fabulosos vestidos com trajes de açougueiro e segurando bonecas sem cabeça. E não termina aqui: havia carne crua espalhada no colo das bonecas. Como esperado, a capa não foi bem recebida e a Capital Records teve que comprar de volta os 750.000 discos, pagando $250.000. No entanto, eles não conseguiram colocar as mãos em alguns exemplares. Se você tiver uma dessas cópias, terá $15.300.
9. The Rolling Stones, Street Fighting Man (1968)
Este valioso álbum foi autocensurado pela gravadora porque apresentava uma foto de policiais despreocupados em pé sobre um manifestante ferido. A gravadora destruiu todas as cópias e apenas 18 discos sobreviveram. Em 2011, um desses discos foi leiloado por $17.000.
8. The Five Sharps, Stormy Weather (1952)
Este registro é considerado extremamente raro. Acredita-se que existam apenas três cópias de Stormy Weather. Se você tiver esta cópia em seu porão ou em algum lugar escondido, saiba que ela pode chegar a $20.000.
38. The Who, The Who Sell Out (1967)
Na primeira edição do terceiro álbum do The Who, havia apenas 1.000 cópias. O álbum era metade mono e metade estéreo. Se você tiver a sorte de ter um dos álbuns raros junto com o pôster psicodélico da borboleta, isso pode ajudá-lo a obter cerca de $1.100 no eBay.
6. Frank Wilson, Do I Love You (Indeed I Do)
Quando o produtor/compositor da Motown, Frank Wilson, gravou Do I Love You e Sweeter As the Days Go By, ele concordou com o fundador da Motown, Berry Gordy, que seria melhor se ele trabalhasse nos bastidores. Então, Gordy mandou destruir todas as prensas. Felizmente, duas cópias sobreviveram e uma delas foi vendida em um leilão em 2009 por cerca de $34.000.
36. David Bowie, The Prettiest Star (1973)
Não será errado dizer que este single de 45 RPM é extremamente raro. O falecido rockstar pediu em casamento sua futura (ex) esposa Angela Barnett enquanto cantava a música por telefone. Marc Bolan tocou guitarra no disco, mas se tornou rival de Bowie quando o relacionamento entre eles azedou devido aos comentários da esposa de Bolan sobre Bowie. Ela disse a ele que "Marc é bom demais para você, para estar tocando neste álbum!". Bem, ficou evidente que Bowie riu por último. O registro pode facilmente render $2.000.
4. Tommy Johnson, Alcohol And Jake Blues (1930)
Um vendedor da Carolina do Norte teve muita sorte ao adquirir um raro exemplar de 78 RPM. Ele o encontrou em uma venda de imóveis. Ele o vendeu no eBay por $37.100. Acredita-se que essas sejam as únicas cópias do registro que existem - ambas pertencem a John Tefteller e ao licitante vencedor.
3. Prince, The Black Album
Prince gravou The Black Album, mas decidiu interromper o lançamento e retirar todas as 500.000 cópias impressas. Ele pagou a gravadora para recolher as cópias porque teve uma epifania de que seu disco era "maligno". Como algumas cópias promocionais já estavam em circulação, o cantor acabou mudando de ideia e lançou uma versão em CD em 1994. Em 2018, uma prensagem original (fechada) foi vendida por $42.300 e se você tiver uma versão canadense sem lacre, saiba que ela vale $25.700.
2. Aphex Twin aka Caustic Window, Caustic Window
Richard D. James, também conhecido como Aphex Twin, decidiu lançar seu álbum sob o pseudônimo de Caustic Window. No entanto, ele decidiu abandonar o projeto quando apenas cinco cópias tinham sido impressas. Felizmente, uma cópia escapou da destruição e apareceu em 2014 no Discogs. O preço pedido foi de $13.500. A cópia em vinil foi vendida no eBay por $46.300, e foi comprada pelo criador do Minecraft, Markus Persson.
1. The Beatles, The Beatles (aka “The White Album”) (1968)
Sem surpresa, este clássico dos Beatles está no topo da nossa lista. Este álbum único está marcado com o número de série A0000001. Ele foi mantido em um cofre de banco por quase três décadas e meia e foi vendido durante uma instituição de caridade por - presta bem atenção - $790.000.