Diocese anuncia proibição de paróquias promoverem sorteios

Decisão foi tomada depois de recomendação do Ministério Público de Minas Gerais

Diocese anuncia proibição de paróquias promoverem sorteios
Em Passos uma das paróquias já está cancelando a rifa de um fusca pela Loteria Federal (AgBR)


A Diocese de Guaxupé, por intermédio do bispo dom José Lanza Neto, suspendeu por tempo indeterminado atividades de arrecadação financeira através de show de prêmios, ação entre amigos, rifas e bingos, que ficam proibidas por todas as paroquias. A medida foi tomada por recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Extraoficialmente sabe-se que nesta semana o bispo diocesano se reuniu com todo o clero, de forma remota e urgente, para informar sobre a proibição. Um comunicado interno foi enviado a cada um dos padres. Cabe aos párocos, revelar o conteúdo aos conselhos de Econômico e Pastoral e depois aos fiéis.

Considerados jogos de azar, a Diocese está apenas cumprindo o que determina a legislação brasileira, que proíbe esses tipos de atividade. "Recebi a notícia como surpresa", comentou o padre Gentil Lopes Campos Júnior, pároco de São Benedito, em Passos.

A paróquia está com uma ação entre amigos em andamento e o sorteio de um Fusca usado está previsto para o dia 26 deste mês através da Loteria Federal do Brasil. "A primeira atitude foi recolher os carnês. Agora é se reunir com os representantes dos conselhos Econômico e Pastoral para decidir o que faremos", afirmou o sacerdote.

A maioria das paróquias está com promoção em andamento para arrecadar recursos e se manter financeiramente ou custear obras em benefício das comunidades. O bingo, em todas as quermesses, sempre é uma das atrações. A comercialização de alimentos, bebidas, leilões de brindes e animais não está proibida.

Em Passos, a paróquia São Luís Maria de Montfort vai promover a próxima festa religiosa e social, que acontecerá de 22 a 28 deste mês.