Diocese anuncia proibição de paróquias promoverem sorteios
Decisão foi tomada depois de recomendação do Ministério Público de Minas Gerais

A Diocese de Guaxupé, por intermédio do bispo dom José Lanza Neto, suspendeu por tempo indeterminado atividades de arrecadação financeira através de show de prêmios, ação entre amigos, rifas e bingos, que ficam proibidas por todas as paroquias. A medida foi tomada por recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Extraoficialmente sabe-se que nesta semana o bispo diocesano se reuniu com todo o clero, de forma remota e urgente, para informar sobre a proibição. Um comunicado interno foi enviado a cada um dos padres. Cabe aos párocos, revelar o conteúdo aos conselhos de Econômico e Pastoral e depois aos fiéis.
Considerados jogos de azar, a Diocese está apenas cumprindo o que determina a legislação brasileira, que proíbe esses tipos de atividade. "Recebi a notícia como surpresa", comentou o padre Gentil Lopes Campos Júnior, pároco de São Benedito, em Passos.
A paróquia está com uma ação entre amigos em andamento e o sorteio de um Fusca usado está previsto para o dia 26 deste mês através da Loteria Federal do Brasil. "A primeira atitude foi recolher os carnês. Agora é se reunir com os representantes dos conselhos Econômico e Pastoral para decidir o que faremos", afirmou o sacerdote.
A maioria das paróquias está com promoção em andamento para arrecadar recursos e se manter financeiramente ou custear obras em benefício das comunidades. O bingo, em todas as quermesses, sempre é uma das atrações. A comercialização de alimentos, bebidas, leilões de brindes e animais não está proibida.
Em Passos, a paróquia São Luís Maria de Montfort vai promover a próxima festa religiosa e social, que acontecerá de 22 a 28 deste mês.