Diego anuncia 1.600 cirurgias eletivas e auxílio gás na Câmara
O projeto de abertura do crédito para as eletivas vai ser encaminhado para a Câmara
O prefeito Diego Oliveira esteve na abertura dos trabalhos legislativos de 2023 nesta segunda-feira, 6. Como não teve sessão de posse da presidente Aline Gomes Macedo, o chefe do Executivo passense fez questão de prestigiar o início de sua administração frente ao Poder Legislativo. Convidado a compor a mesa anunciou a assinatura de um convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Passos para a realização de 1.600 cirurgias eletivas neste ano e a reedição do Auxílio Gás, em parceria com a Câmara Municipal. Conforme informou Diego Oliveira, o projeto para abertura de crédito adicional para o pagamento das eletivas será encaminhado à Câmara em breve. Assim como será enviado projeto para a renovação de outras duas parcelas anuais do Auxílio Gás.
***
O prefeito disse ainda que outros hospitais da região serão procurados para pequenas cirurgias. “Precisamos resolver estas questões. Não podemos deixar nosso povo sofrer com dores. Tem gente que fica na fila anos esperando para uma cirurgia de hérnia, com pedras nos rins. Vamos resolver isso”, assegurou. Com relação ao Auxílio Gás, Diego anunciou que irá fazer outras duas parcelas neste ano de 2023, para a população carente, que faz parte do Bolsa Família.
***
O Secretário de Saúde, Thiago Agnelo Salum contou que existem 4.385 pessoas aguardando por cirurgias eletivas e que, o objetivo é zerar esta fila nos próximos dois anos. Este é o quantitativo até o momento.
***
Não estava prevista com antecedência a participação do prefeito Diego Oliveira na sessão de ontem da Câmara. O que, aliás, não deixou de ser um gesto de prestígio para a Casa em sua volta ao trabalho legislativo. Mas não chegou a ser uma grande novidade a questão das cirurgias eletivas, pois a grana já está disponível desde 2021 através de emenda parlamentar. A boa nova é que finalmente parece que a Prefeitura vai conseguir comprar essas cirurgias, gastar a grana que estava parada no banco e atender a comunidade.
***
No grande expediente da sessão de ontem da Câmara, o vereador Michael Silveira comentou que vem negociado com o Crea e empreendedores para definir a legislação específica de ocupação do solo em Passos. Ele conta que o custo de um alvará de construção é muito elevado em Passos se comparado com outras cidades da região.
***
Mas o vereador revelou que está havendo uma queda de braço entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em torno da conservação da estrada rural da Julieira. “O secretário ‘embirrou’ com os proprietários rurais”, afirmou. Ainda segundo Michael, desesperados por não conseguirem condições de promover o escoamento de produção, os produtores estão fazendo uma “vaquinha” para arrumar a estrada.
***
E essa “birra” repercutiu na reunião. O vereador Edmilsom Amparado, por exemplo, lembrou que o Secretário de Agricultura pode ser enquadrado no artigo 65 da Lei Orgânica que prevê até a perda de mandato do chefe do executivo e responsabilização dos secretários municipais. Ele contou ainda que o mesmo está ocorrendo com alguns fazendeiros da região da Mumbuca.
***
Mas o líder do prefeito na Casa, Maurício Silva, parece que vai convocar a turma do “deixa disso” para pacificar os ânimos. Anunciou uma reunião mais abrangente com a participação de engenheiros, Sinrural, Secretaria de Obras e outros para um plano abrangente de recuperação das estradas rurais. Mas até lá...
***
E mesmo na presidência, a vareadora Aline Macedo não deixou de apontar problemas da cidade. Ela chamou a atenção para o avanço da dengue: que a cada dia que passa apresenta um número alarmante e preocupante. Ela defende que o mutirão de limpeza precisa ser ampliado e reforçado, especialmente nas áreas públicas que estão com entulhos e matagal. Ou seja, é a administração que deveria dar exemplo para a comunidade.