Dengue volta a assustar Passos, que liderou ranking estadual de casos neste ano
Comissão de Saúde da Câmara vai convocar uma audiência para apurar medidas preventivas para evitar nova epidemia
A dengue, que neste ano chegou a 12.535 casos, provocou a morte de 9 pessoas e colocou o município de Passos na liderança do ranking estadual da doença por várias semanas, volta a trazer preocupações e uma nova epidemia da doença volta a ameaçar a cidade. Pelo menos é o que ficou evidenciado na reunião desta segunda-feira, 30, da Câmara de Passos, pelos pronunciamentos dos vereadores Edmilson Amparado, Luis Carlos Dentinho e Maurício Silva.
***
O primeiro a tratar do assunto foi o líder do prefeito na Casa, Maurício Silva, ao revelar que estudantes da Escola Municipal Nasle Jabur vão realizar nos bairros Santa Luzia e Bela Vista uma campanha de visitas aos domicílios para tentar conscientizar os moradores para a limpeza e eliminação de focos de aedes aegypt.
***
O vereador Edmilson Amparado relatou que tem informações de que se nenhuma providência for tomada, a epidemia que tomou conta da cidade no início do ano virá com maior intensidade. Ele foi aparteado pelo vereador Luis Carlos Dentinho que relatou contatos com representantes do núcleo de zoonoses, segundo os quais há risco de uma crise ainda maior no próximo ano.
***
O vereador Francisco Sena, presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Passos, anunciou que vai agendar uma reunião na Câmara, quando pretende ouvir a Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência Regional de Saúde, Núcleo de Zoonoses, Ministério Público e outros, para debater as medidas que estão sendo tomadas.
***
No início deste mês, durante três dias, supervisores de combate às endemias dos municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos participaram de uma capacitação para ações a serem executadas no próximo período sazonal das arboviroses. Uma dessas ações é a aplicação do inseticida à base de permetrina no interior de domicílios para controle do mosquito Aedes aegypti, que será utilizado pela primeira vez na região, em casos de infestação do vetor dos vírus da dengue, chikungunya e zika.
***
A capacitação foi realizada pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Passos, em parceria com a Coordenação Estadual Central de Ultra Baixo Volume (CTUBV), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Os supervisores de combate às endemias vão multiplicar as técnicas junto às suas equipes, preparando-as para o enfrentamento do vetor das arboviroses no próximo período sazonal, durante o verão, quando é maior a proliferação do mosquito.
***
Para a superintendente Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, a capacitação é um dos componentes mais importantes na qualificação dos profissionais de saúde no combate às arboviroses. “O objetivo foi desenvolver e aprofundar conhecimentos e habilidades para identificação e enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, além da divulgação de informações e orientações durante o trabalho de campo e visitas domiciliares”, explica.