Demanda faz casa de aluguel ‘desaparecer’ em Passos e Glória

Alta procura estimula o setor imobiliário também em São João Batista do Glória

Demanda faz casa de aluguel ‘desaparecer’ em Passos e Glória
Em residências de porte médio e grande, dificilmente se vê a placa ‘aluga-se’ (Ézio Santos)

O mercado imobiliário em Passos está super aquecido e há falta de imóvel residencial de aluguel, especialmente  casas de dois ou três quartos. A situação é a mesma em São João Batista do Glória, cidade distante 12 km.

A principal explicação para elevação da demanda é a construção da cervejaria Heineken em Passos e outros empreendimentos que chegaram poucos meses depois. A falta de mão de obra especializada na cidade e região fez com que as empreiteiras contratadas pela empresa multinacional do mercado de bebidas buscassem profissionais de outras regiões do país.

Atrás da cervejaria vieram outros empreendimentos que geram vagas de empregos e, consequentemente, a procura por casas e apartamentos, incluindo a rede hoteleira da cidade, se eleva a cada dia que passa. Para se ter a ideia quanto às hospedagens, dezenas de hotéis, pousadas e até chácaras estão com 100% de ocupação ao longo da semana, diminuindo um pouco aos sábados e domingos.

Para Adirlei de Tarso Inácio, proprietário da imobiliária que leva o seu nome, tudo isso se reflete nos investimentos comerciais e industriais em Passos. "A valorização e procura por casas de aluguel se elevou bastante de um ano para cá. As empreiteiras encontram dificuldade de contratar mão de obra aqui e buscam lá fora. Hoje é difícil encontrar um imóvel de locação. Diferentes vendas, porque demanda dinheiro apurado, financiamento, taxa de juros e outros entraves", avaliou.

Opinião parecida tem outro corretor de imóveis. "A busca por aluguel disparou há meses. Houve uma valorização bastante elevada por causa disso, elevando o valor de 20% a 30%. O que se observa claramente, são as empreiteiras contratadas pela cervejaria deixando de lado os proprietários de casas e fechando negócio com as imobiliárias por questão de segurança. Por outro lado, as vendas caíram 20%, em razão do momento político e econômico que atravessa o Brasil. Ninguém quer arriscar, apesar de ser um ótimo investimento”, assegurou.

 

GLÓRIA

 

Sem opções para locar casas em Passos, a vizinha São João Batista do Glória vem se tornando cada vez mais movimentada e elevação da população flutuante, o comércio superaquecido e o custo de vida elevado. A vida sossegada, rotina até bem poucos anos, mudou com o turismo e principalmente pela obra de construção da cervejaria Heineken.

O aluguel de casas está tão inflacionado que os valores mensais triplicaram desde meados de 2024, quando a fábrica passou a tomar forma de uma gigantesca indústria o equivalente a vários quarteirões urbanos. “É muito difícil encontrar moradia de porte médio para cima. As empreiteiras elevaram o percentual para 60% a procura, incluindo as pousadas na periferia. Já o mercado de vendas de casas residenciais continua estável”, afirmou Diana dos Reis, da Projeta Imóveis.

A corretora acredita que a atual situação pode oscilar daqui a algum tempo, porque depois da cervejaria em funcionamento, a tendência é que os operários contratados para suprir a mão de obra especializada, vão para outras frentes de trabalho. “É um cenário óbvio no meu ver. Pode até permanecer assim caso o quadro dos futuros funcionários preferirem trazerem suas famílias, bem como os empregados temporários resolvam morar no Glória. Do contrário, é quase certo que a cidade esvazie e os imóveis voltem a ficar disponíveis para aluguel e até vendas”, acredita Diana.

Outro detalhe relevante no presente momento, revelou a corretora, é a geração de empregos que teve um aumento substancial a partir do final de 2024. “Hoje, algumas funções, principalmente no setor alimentício, estão carentes por aqui. Cito como exemplos as  cozinheiras e faxineiras. Estabelecimentos comerciais como cantinas, restaurantes, lanchonetes e bares têm registrado alto índice de movimento da clientela. Isso é ótimo para o município”, destacou