Da região, Odair e Renato são os melhores colocados no índice de popularidade digital
Índice mede diariamente o desempenho dos políticos nos perfis da internet
Odair Cunha e Renato Andrade são os candidatos apoiados por diretórios de Passos mais bem colocados no ranking de popularidade digital dos candidatos à Câmara Federal por Minas Gerais, mostra indicador calculado pela Quaest e divulgado nesta quinta-feira. Foram analisados, no último mês, os perfis no Facebook, Instagram e Twitter de 618 dos 1.103 postulantes às 53 cadeiras reservadas aos mineiros na Casa — o restante não foi encontrado ou tinha as redes sociais fechadas para o público.
***
O Índice de Popularidade Digital (IPD) varia de 0 a 100 e foi criado pela empresa de consultoria e pesquisa em 2018. Ele mede diariamente o desempenho dos políticos na internet e ajuda a sentir a temperatura da corrida eleitoral no país.
***
Na classificação estadual, na primeira posição segue o também deputado federal André Janones (Avante), que desistiu da disputa pela Presidência e vai disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Sua liderança, porém, agora está mais ameaçada por Nikolas Ferreira (PL). No mês passado, Janones mantinha a dianteira com folga, com 64,56 contra 54,19 do rival, mas agora o placar ficou em 62,95 a 60,36.
***
Nesse ranking da Quaest, entre os candidatos que buscam votos na região de Passos o melhor colocado é Odair Cunha (PT), em 38º no ranking, com índice de 15,51 (há um mês ele era o 69º colocado); seguido por Renato Andrade (PSD), 40º lugar, índice de 15,44 (há um mês era o 73º). Hélvio Maia (PMN) aparece em 132º lugar no ranking, com índice de 14,94 (há um mês estava em 119º lugar). Depois aparece Emidinho Madeira, em 191º e índice de 13,25 (estava em 8º lugar há um mês); Márcio Oliveira (PDT), em 200º e índice de 13,17; Alex Mochila em 280º lugar e índice de 12,96; e Aquiles Grintaci, em 398º no ranking com 11,04 de índice.
***
No caso da disputa pela Câmara dos Deputados, é considerada a média mensal dos IPDs (índice de popularidade digital), que são calculados por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 139 variáveis das três redes sociais. Não se trata de pesquisa de intenção de votos, mas uma espécie de audiência nas redes. São monitoradas cinco dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (seguidores e alcance), engajamento (comentários e curtidas), mobilização (compartilhamentos) e valência (proporção de reações positivas e negativas).
Veja abaixo o ranking dos primeiros 60 colocados:
(Fonte: Quaest)