Conferência do Clima trará benefícios para o Norte de Minas

Coluna MG 14 Novembro

Conferência do Clima trará benefícios para o Norte de Minas
Representantes do Governo brasileiro na Conferência Climática das Nações Unidas (GNM)

COLUNA MG

Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

 

Conferência trará benefícios para o Norte

A 27ª Conferência Climática das Nações Unidas (COP27), que acontece no Egito, trará benefícios para o Norte de Minas, pois na sexta-feira o ministério de Meio Ambiente garantiu a ajuda internacional para o Cerrado, bioma brasileiro que predomina. O Governo Federal, por meio dos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa); além da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Banco Mundial e o Global Environment Facility (GEF) anunciaram, o Projeto “Vertentes”, cujos objetivos são combater a desertificação, promover o manejo sustentável das cadeias da soja e da pecuária de corte, recuperar áreas degradadas, diminuir a emissão de gases de efeito estufa e proteger a biodiversidade. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

 

Movimento atua pelo meio ambiente

Desde 2014, o Movimento das Águas atua em questões ambientais e Lafaiete. Uma das ações recentes foi no período eleitoral, quando os integrantes recolheram o lixo deixado pelas ruas da cidade no dia das eleições. Segundo o Movimento das Águas, felizmente, este ano, não foram descartadas grandes quantidades de lixo: “Os candidatos tiveram responsabilidade em relação a isso, que é considerado propaganda irregular, além de crime de ‘boca de urna’”, afirma. Os locais onde foram recolhidos os materiais foram nos bairros Angélica, Cachoeira, Centro, Museu e Progresso. A maior quantidade de “santinhos” descartados foi encontrada próximo a escola Monsenhor Horta. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)

 

Cidade no Seminário Mineiro

Foi realizado o Seminário Mineiro de Bancos de Alimentos, evento organizado pelas redes de Bancos de Alimentos das regiões Metropolitana (REBA-RMBH) e Centro-Oeste e Sul de Minas (Rede BArcos-MG). Formiga esteve representada pelo secretário de Desenvolvimento Humano de Formiga, Anuar Teodoro. Com o tema “O Futuro dos Bancos de Alimentos”, o seminário contou com palestras realizadas por especialistas, debates, apresentações culturais e mostra de experiências exitosas praticadas por Bancos de Alimentos. (Últimas Notícias – Formiga)

 

Defesa Civil articula ações

Com a aproximação do período de intensas chuvas no estado de Minas Gerais, a Defesa Civil já começa a mobilizar ações preventivas e planejar estratégias para enfrentar eventuais desastres naturais, conhecidas como Plano de Contingência. Para se preparar da melhor forma possível, a Defesa Civil realizou um treinamento nos últimos dois dias em Governador Valadares. No auditório da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), foi aplicado o Curso Regional de Gestão de Desastres. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

 

Projeto brinda à ciência nos bares

Entre um chope e outro, a ciência ganhou espaço nas discussões de mesa de bar nos dias 8 e 9 de novembro, por meio da primeira edição pós-pandemia do “Pint of Science”, um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo, realizado em pubs, restaurantes e cafés. A UFJF, organizadora do evento na cidade, retomou, após dois anos, a cultura de levar de forma leve e descontraída produções acadêmicas das mais diferentes áreas para além dos muros da universidade. Na noite do dia 8, aqueles que estavam no Bar do Luiz, no Bairro Aeroporto, enquanto degustavam uns petiscos, puderam acompanhar o bate-papo entre a professora da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Viviane Pereira, e a professora de psicologia do UniAcademia e doutoranda na UFJF, Kíssila Teixeira, sobre o tema “População invisível: e eu com isso?”. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

Festival arrecada 70 toneladas de alimentos

Além de celebrar em grande estilo o aniversário da cidade, o Festival Poços 150 anos também se destacou pela solidariedade. Foram arrecadadas aproximadamente 70 toneladas de alimentos não perecíveis durante os cinco dias de evento, pelas entidades socioassistenciais parceiras e também na portaria. Somente na entrada do Estádio Dr. Ronaldo Junqueira, o Ronaldão, que recebeu o Festival Poços 150 anos, foram arrecadadas cerca de 18 toneladas de gêneros alimentícios, como arroz, feijão, macarrão, farinha e outros. (A Folha Regional – Muzambinho)

 

Reinaugurado o quartel do 6º pelotão

Em Serra do Salitre foi realizada a Solenidade de Reinauguração da sede do Quartel do 6° Pelotão em novo local. Estavam presentes o Comandante do 46°BPM, Tenente Coronel Sócrates Queiroz Caixeta, o Excelentíssimo Prefeito de Serra do Salitre, Senhor Paulo Giovani Silveira de Melo, o Presidente da Câmara Municipal dos Vereadores de Serra do Salitre, Senhor Vinícius Ferreira Mota, o delegado de Polícia Civil Dr. Renato Mendonça Cardoso, outras autoridades locais, veteranos e militares da unidade. (Jornal de Patrocínio – Patrocínio)