Comércio em Passos faz acordo para horário especial na Copa

Comércio e administração pública ajustam horário de atendimento durante a Copa

Comércio em Passos faz acordo para horário especial na Copa
O evento esportivo e as festividades natalinas vão provocar mudanças nos funcionamentos dos comércios em Passos (Reprodução)

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Passos e Região (SindCom) e o Sindicato do Comércio de Passos (SindPass) fizeram um acordo para alterar o horário de funcionamento durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar. Além dos jogos, o acordo também prevê jornada especial durante as festividades natalinas.

Segundo os sindicatos, ficou pactuado que em todos os dias que a seleção for jogar às 16h, o funcionamento do comércio será das 9h às 15h. Já nos dias com jogos às 13h ou às 12h, o horário do comércio será dividido em duas etapas. Nos jogos das 13h, o funcionamento será das 9h às 12h e das 16h às 18h. Quando for às 12h, o comércio começa às 9h e vai até as 11h. Depois retorna das 15h às 18h. Se houver classificação do Brasil para a final, no dia 18 de dezembro, às 12h, o comércio funcionará das 9h às 12h.

Em relação ao funcionamento no Natal, o comércio segue com programação padrão até o dia 12 de dezembro. Após, o horário especial entra em vigor, sendo que, do dia 12 ao 16 (segunda a sexta), o comércio deve funcionar das 9h às 20h; no dia 17 (sábado), das 9 às 17h; e no dia 18 (domingo) das 9h às 11h, caso o Brasil classifique para a final do mundial, ou das 9h às 17h caso a seleção seja eliminada antes.

Do dia 19 ao 23 de dezembro (segundo a sexta), o comércio deve funcionar das 9h às 22h. No sábado, 24, véspera de Natal, o horário está agendado das 9h ás 17h. No domingo, 25, ‘Dia de Natal’, o comércio estará fechado.

De acordo com os sindicatos, as empresas que aderirem ao horário especial de funcionamento deverão seguir alguns requisitos consignados no acordo. Entre eles, as horas realizadas fora do horário normal de trabalho, de até duas horas diárias, serão pagas com percentual da Convenção Coletiva de Trabalho dos Comerciários, em 100% do valor da hora normal. O excesso nas horas extraordinárias (mais que duas horas) poderão ser compensadas por meio de banco de horas.

Ainda segundo o acordo firmado, as empresas pagarão uma compensação de R$50 por funcionário que trabalhar na prorrogação de jornada do domingo no dia 18 de dezembro e R$20 a título de ticket alimentação, para a prorrogação de jornada especial do dia 12 ao 24 de dezembro. Só poderá haver compensação de folgas quando a empresa estiver em dia com seu banco de horas homologado no sindicato.

Prefeituras da região definem horário especial 

Ao menos seis prefeituras de municípios da região já definiram o expediente especial para os servidores públicos durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo no Catar. O torneio começa no dia 20 de dezembro e o Brasil estreia no dia 24.

Nesta quinta-feira, 11, o governador Romeu Zema divulgou oficialmente que os servidores públicos do estado terão carga de trabalho reduzida nos dias 24 e 28 de novembro e 2 de dezembro, quando a seleção entra em campo. No primeiro e terceiro jogos o horário do expediente será das 7h às 15h. No segundo, o funcionamento será apenas no período matutino, até às 12h.

Até ontem, 10, alguns prefeitos não tinham definido o horário especial de expediente nas três primeiras partidas do Brasil no mundial, pois ainda deverão assinar um decreto contendo o início e término do serviço para que os funcionários possam assistir aos jogos fora das repartições pública.

Já as prefeituras de São José da Barra, Alpinópolis, Fortaleza de Minas, São João Batista do Glória, Delfinópolis e Itaú de Minas definiram o fim do expediente de acordo com o inicio das partidos do Brasil no campeonato.

Algumas gestões municipais devem seguir o horário estipulado pelo governo estadual. Os questionamentos enviados às prefeituras de Passos, São Sebastião do Paraíso, Cássia, Capitólio, Pratápolis e Bom Jesus da Penha não foram respondidos ou ainda vão definir, assinar ou publicar os decretos.