Começa nesta segunda a 6ª edição da Feira Literária de Passos

Evento que terá abertura com show de Edinho Santa Cruz prossegue até sexta-feira

Começa nesta segunda a 6ª edição da Feira Literária de Passos
Edições anteriores da Feira de Literatura teve grande participação de estudantes (Arquivo PMP)

 

A 6ª edição da Feira Literária de Passos (FliPassos) começa nesta segunda-feira, 7, na praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário). Logo após a abertura oficial do evento, marcada para às 18h00 com pronunciamentos, apresentação da banda do 12º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais e de poesias, haverá um show da banda passense Edinho Santa Cruz.

A secretária de Educação, Rosa Maria Cardoso Beraldo, idealizadora da primeira edição da FliPassos, diz que esta edição buscou a valorização dos escritores passenses que foram muito ousados há 50 anos, com a criação da revista literária Protótipo (veja como surgiu a revista abaixo).

“Se pensarmos que alguns adolescentes, jovens, se reuniam para escrever, isso há 50 anos. Atualmente os adolescentes estão se reunindo para fazer o quê? A feira busca também mostrar que é possível a qualquer idade, seja criança, jovem, adulto e idosos, podem escrever. Para além da leitura, claro”, disse Rosa.

Com relação a programação, a secretária assegurou que o evento levou em consideração o público eclético e de todas as idades. “Nossa expectativa é que os alunos das redes municipal, estadual e privada possam comparecer durante toda a feira. É difícil precisar um número, mas calculamos que, pelo menos, 10 mil pessoas possam prestigiar o evento”, disse Rosa.

Conforme a programação da feira, amanhã, 7, acontece a abertura do evento, às 18h, com a banda do 12º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, seguido da apresentação de poemas musicados da Associação dos Escritos de Passos e Região, às 19h. Às 20h30, terá o show de abertura com Edinho Santa Cruz e banda.

A partir desta terça, 8, até sexta, 11, das 8h às 19h, terá um espaço dedicado à revista protótipo ‘Cinquentenária revista do mimeógrafo’. Uma mostra de poesias com o escritor Adailton Almeida também será exposta durante o evento.

Na terça, das 8h às 20h30, a feira terá contações de histórias, estímulo emocional da escrita, palestra sobre fake news, apresentação da cinquentenária e do ilusionista José Carlos Ciarallo Júnior, conhecido como JKarllus, café literário e releitura do clássico ‘Alice no País das Maravilhas’.

Na quarta, 9, das 8h às 20h30, terá oficina de poemas e sobre mulheres personagens e mulheres escritoras. Neste dia, estudantes vão apresentar livros literários com temas africanos e afrodiaspóricos, além de lançamento de livros de professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). O dia está reservado também para encontro com os homenageados da FliPassos, lançamento do livro “Terra Sangria”, de Alexandre Marino e apresentação do Coral Pequenos Cantores de Passos.

Na quinta, 10, das 8h às 20h30, terá contações de histórias, apresentações de poesia, dança, teatro, do ilusionista Jkarllus e seresta. Também está agendado os eventos café com letras e recital de violão. Os livros “O Galo Cocoricó”, de Maria Delboni, e “Encantos da Alma”, da Lea Bougleux serão lançados na feira. O dia terá ainda homenagem ao escritor passense Sebastião Wenceslau Borges e apresentação da corporação musical “Maestro Godofredo de Barros”.

No último dia, 11, das 8h às 20h, terá a palestra “A Utilização de Competências Digitais como Mediador da Tecnologia”, bate papo com o escritor André Nascimento, aula sobre redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apresentações de ginástica, teatro, musical, dança do ventre e de histórias do Peter Pan e da Arte Moderna. Também terá terapia com poesia, sarau passense e lançamento do livro “Sobre amor, coragem e esperança: história de professores e professoras”, do Márcio Francisco. O encerramento da FliPassos terá a participação da Filarmônica 14 de Maio.

 

HISTÓRICO DA REVISTA PROTÓTIPO

 

A revista Protótipo, homenageada nesta edição da FliPassos, surgiu em dezembro de 1972, quando terminava a gestão de um grupo que chegou à UPES (União Passense dos Estudantes Secundários) no ano anterior, para reerguer um jornal estudantil chamado O Liberal, ou simplesmente Liba. Esse grupo criou a Protótipo por necessidade de ampliar seu espaço para publicação de contos, crônicas e poemas, além de ilustrações, uma vez que no jornal nem sempre havia espaço para todos.

 Antônio de Pádua Barreto de Carvalho exercia a liderança no grupo. Tanto que foi ele quem sempre fez o texto de apresentação, desde o exemplar número 01 da revista (1972). No primeiro número, faziam parte também: Carlos Antônio Alonso Parreira (jornalista, hoje sócio-proprietário da Folha da Manhã), José Alexandre Gomes Marino (poeta, residente em Brasília), Iran de Freitas Machado (hoje, empresário da parte comercial), Antônio Rogério Daniel (que se tornou Engenheiro, Professor universitário), Carlos Anselmo Parada (aposentado de Furnas), Paulo Régis da Silva (já falecido), Marco Túlio Costa (escritor), Marise Pacheco (poeta, atualmente reside em Guapé). O Prof. Francisco Soares de Melo, o Chiquitão, constava como supervisor. Havia dois "agentes publicitários"- Odilon Toledo Melo e Marcelo Orley Baldini - ambos falecidos.

Nos números seguintes, Antônio Barreto vem identificado como diretor geral e aparecem outros colaboradores como Ricardo Donabella.

A revista não tinha periodicidade. Suas edições aconteceram de 1972 a 1975. A partir do exemplar número 5 (de agosto de 1973), Carlos Anselmo Parada saiu do grupo e foi criar sua própria revista - Ardeia.

O último número, 7, circulou 1975, com uma proposta diferente - tinha outros participantes, principalmente de Belo Horizonte, onde Barreto, José Alexandre Marino moravam.

A Protótipo era aberta à participação de escritores de Passos, como Gilberto Abreu, e de todas as regiões do país. Nomes que depois foram consagrados, como Domingos Pelegrine Jr, Rui Werneck de Capistrano, Jeferson Ribeiro de Andrade, e até o consagrado João Antônio, publicaram na Protótipo.

 

VEJA A PROGRAMAÇÃO DA FEIRA:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

VI FLIPassos - Feira Literária de Passos

07 a 11 de novembro de 2.022 – Praça Geraldo da Silva Maia - Revista Protótipo – “Cinquentenária revista do mimeógrafo”

07 / 11 / 2022 (SEGUNDA-FEIRA)

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL

18 H

ABERTURA SOLENE

Apresentação Banda do 12º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

19h

Poemas musicados – Venha cantar com a Gente, Benedito José - Associação dos Escritores de Passos & Região – Escritores & Cia.

Duração: 1h30

Público: Livre

Uma experiência de bem estar e conexão com a poesia através de sucessos musicais conhecidos, incluindo Milton Nascimento, Fagner, Vinicius de Moraes, Elis Regina, etc.

Anfiteatro

Casa da Cultura

20h30

Show de abertura com Edinho Santa Cruz e Banda

Praça Geraldo da Silva Maia

08 / 11 / 2022 (TERÇA-FEIRA)

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL

08h às 19h

Espaço dedicado a Revista Protótipo – “Cinquentenária revista do mimeógrafo”

Hall da Casa da Cultura

08h às 17h

Poesias no ar, escritor Adailton Almeida - Associação dos Escritores de Passos & Região – Escritores & Cia.

Uma pequena mostra de poemas pendurados em barbantes, de autoria espontânea, sob o comando de Adailton.

Hall do Palácio da Cultura

08 H

Contação de História – “A saia mágica da Alice”, Leda Gonzaga - Profª Roselaine Aparecida de Almeida – Escola Municipal Profº Silas Roberto Figueiredo

Duração: 30 minutos

Público: Educação Infantil, 1º e 2º ano

FLIPassinhos

Biblioteca Pública Municipal Profº Francisco Soares de Melo

08 H

Os mapas como ferramenta de leitura em um mundo globalizado, profª Claudia Vanessa dos Santos Corrêa – UEMG – Passos/MG

Duração: 2h

Público: livre

Anfiteatro

Casa da Cultura

09 H

Contação de História e musical “A gata xadrez”, profª Renata Maria de Souza Moura – E. M. Profª Francina de Andrade – Dona França

Duração: 50 minutos

Público: Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ano)

FLIPassinhos

Biblioteca Pública Municipal Profº Francisco Soares de Melo

10 H

Contação de História “A Boneca – O resgate da intuição”, com Vânia Ságio

Duração: 30 minutos

Público: acima de 7 anos

FLIPassinhos

Biblioteca Pública Municipal Profº Francisco Soares de Melo

13h30

Contação de História “A macaca que perdeu a banana”, Ruth Rocha – Profª Vitória Umbelina de Jesus – Escola Municipal Ângela Aparecida da Silveira

Duração: 40 minutos

Público: Ensino Fundamental até o 3º ano

FLIPassinhos

Biblioteca Pública Municipal Profº Francisco Soares de Melo

13h30

Flores Crescentes e O circo dos Cotoquinhos – Colégio Del Rey

Duração: 1h

Público: Livre

FLIPalco

Palácio da Cultura

14h30

Contação de História “O caso do bolinho”, Tatiana Belinky - Profª Maria Cristina Israel Tavares - Escola Municipal Ângela Aparecida da Silveira

Duração: 40 minutos

Público: Educação Infantil

FLIPassinhos

Biblioteca Pública Municipal Profº Francisco Soares de Melo

14h30

Mesa redonda “Dialogando com as obras e os autores indígenas, africanos e afro-brasileiros” - Professora Karina Elizabeth Serrazes – UEMG – Passos/MG

Duração: 1h

Público: Professores da Educação Básica

Anfiteatro

Casa da Cultura

15 H

Contação de história “O Grande rabanete”, de Tatiana Belink. Editora Moderna

Duração: 30 minutos

Público: Educação Infantil, 1º e 2º anos

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

16 H

Contação de História e Musical “Emília, a boneca gente”, Profª Renata Maria de Souza Moura – E. M. Profª Francina de Andrade – Dona França

Duração: 50 minutos

Público: Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ano)

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

16 H

Estímulo Emocional da Escrita - Lea Bougleux e Helena Amaral - Associação dos Escritores de Passos & Região – Escritores & Cia. Uma oportunidade real de se emocionar verdadeiramente e transpor os conteúdos lembrados para textos e poesia. inesquecível.

Duração: 1h

Público: a partir do Ensino fundamental, Professores e público em geral

Sala 06 – Associação dos Escritores & Cia

Palácio da Cultura

17 H

Fake News, narrativas, Democracia e Liberdade – Reverendo Antônio Lemos e Silvia Helena Reis (Presidente da Associação dos Escritores de Passos & Região – Escritores & Cia)

Duração: 1h30

Público: Adolescentes (Uma conversa aberta e inclusiva entre gerações diferentes para estimular o pensamento crítico dos participantes.)

Sala 06 – Associação dos Escritores & Cia

Palácio da Cultura

18 H

Apresentação da Cinquentenária “Fanfarra Feminina do Colégio Imaculada Conceição

Duração: 30 minutos

Público: Livre

Praça Geraldo da Silva Maia

18h30

JKarllus ilusionista – um mágico divertido e surpreendente!

Duração: 50 minutos

Público: livre

José Carlos Ciarallo Júnior reside em Guaxupé/MG, é formado em Letras pela UNIFEG e atua como professor de língua portuguesa há mais de 18 anos em várias escolas particulares da região.  Desde criança é amante da arte, do ilusionismo, participa regularmente de simpósios e conferências sobre a arte mágica e ilusionismo. Com o tempo, aprimorou antigos "truques" e inventou efeitos. Ama a magia teatral e conta com uma grande equipe em shows de palco em teatros. Hoje, divide seu tempo entre seus alunos e suas plateias. Um mágico divertido e surpreendente!

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

19 H

Café Literário (Um momento de confraternização entre amadores e profissionais da escrita.)

Duração: 2h

Público: Escritores

Sala 06 – Associação dos Escritores & Cia

Palácio da Cultura

20h30

Releitura de Alice no País das Maravilhas – E. E. Dr. Tancredo de Almeida Neves

Duração: 30 minutos

Público: Livre

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

 

09 / 11 / 2022 (QUARTA-FEIRA)

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL

08h às 19h

Espaço dedicado a Revista Protótipo – “Cinquentenária revista do mimeógrafo”

Hall da Casa da Cultura

08h às 17h

Poesias no ar, escritor Adailton Almeida - Associação dos Escritores de Passos & Região – Escritores & Cia.

Hall do Palácio da Cultura

08 H

Contação de história e Lançamento do livro “Ana, a lagarta”, escritora Marlene Nunes

Duração: 50 minutos

Público: livre

FLIPassinhos

Biblioteca Pública Municipal Profº Francisco Soares de Melo

09 H

Contação de história “No país das bexigas”, de César Obeid. Editora Moderna

Duração: 30 minutos

Público: Ensino Fundamental – 3º a 5º ano

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

10 H

Contação de história “Lea e a Lua”, Deucélia Maciel – Por Fabíola Baldini - CEMEI Maria Helena V. L. Maia

Duração: 30 minutos

Público: Educação Infantil

FLIPassinhos

Biblioteca Pública Municipal Profº Francisco Soares de Melo

13h30

Oficina de Vocalização de Poemas, Profº. Fernando Salomon Bezerra – UEMG – Passos/MG

Duração: 3h

Público: livre

FLIPalco

Palácio da Cultura

14h30

Contação de História “A Boneca – O resgate da intuição”, com Vânia Ságio

Duração: 30 minutos

Público: acima de 7 anos

FLIPassinhos

Biblioteca Pública Municipal Profº Francisco Soares de Melo

15h30

Contação de história “O Grande Rabanete e o Caso do Bolinho”, profª Taís Apª de Moura – UEMG – Passos/MG

Duração: 1h

Público: Educação Infantil

Anfiteatro

Casa da Cultura

17 H

Oficina: Mulheres Personagens, Mulheres Escritoras - Associação dos Escritores de Passos & Região – Escritores & Cia.

Duração: 1h

Público: Mulheres

Uma oportunidade de mostrar o lugar da fala das mulheres na literatura, como contribuição para um mundo melhor onde as mulheres se tornem mais empoderadas.

Sala 06 – Associação dos Escritores & Cia

Palácio da Cultura

17 H

Mesa com estudantes apresentando livros literários com temas africanos e afrodiaspóricos - Profº Alexsandro de Sousa Silva – UEMG – Passos/MG

Duração: 1h

Público: livre

Anfiteatro

Casa da Cultura

18 H

Lançamento de livro – professores da UEMG – Passos/MG

Duração: 3h

Professor Thiago Fidelis - Livro “Preto no Branco”. As crises políticas institucionais pelas páginas de O estado de São Paulo e Última Hora (1954/1956) – Editora Dialética. Público: Estudantes e professores de História.

Professora Helimara Moreira Lamounier Heringer - Livro “O Povo contra a corrupção” – Editora Dialética. Público: pessoas interessadas em política

Professor Adelino Francklin - Livro “O trabalho docente em uma universidade pública estadua”l. Editora Dialética. Público: Profissionais da educação e estudantes universitários.

Professora Juliana Cristina Bomfim - Livro “O Papel do brincar na apropriação da linguagem escrita”. Editora Cultura Acadêmica. Público: Profissionais e estudantes da área da Educação.

Professora Taís Aparecida de Moura - Livro “Infância e Docências”: descobertas e desafios de tornar-se professora e professor. Editora Pedro & João Editores. Público: estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia, Pedagogas(os), profissionais da Educação.

Professores Débora Maria Moreno Luzia, Camila Suelen Fernandes, Anna Cecília da Conceição Trindade, Bárbara Nascimento Almeida, Cleuza Betânia Queiroz Veríssimo, Érika Souza Santos, Kleytiane Navega Nagem, Paloma Aparecida Reis - Livro “Receitas Saudáveis, Nutritivas e Vegetarianas. Editora Clube de Autores. Público: Pessoas que trabalham na área de alimentação fitness, vegana.

Professora Débora Maria Moreno Luzia - Livro “Fruto do cerrado brasileiro: características gerais e nutricionais”. Editora Clube de autores. Público: Nutricionista, agrônomo e pessoas que trabalham com alimentos do cerrado.

Professor Alexsandro de Sousa e Silva - Livro “A Câmera e o Canhão”: Cinema, revolução e guerra em Cuba e países africanos (1960-1991). Editora Acervus. Público: Estudantes, docentes, pesquisadores/as e público em geral.

Tenda dos Escritores convidados

Praça Geraldo da Silva Maia

18h30

Encontro com os homenageados

Duração: 1h

Público: Professores e público em geral

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

19 H

Palestra “Sobremesas para a Alma”, Benedito José - Associação dos Escritores de Passos & Região – Escritores & Cia.

Duração: 1h

Público: Jovens, professores e público em geral.

Um contação de casos reais, alguns narrados nos livros de Benedito José, que tocam o coração e nos ensinam lições de empatia, amor, altruísmo, fé e mistérios.

FLIPalco

Palácio da Cultura

19h30

Lançamento do livro “Terra Sangria”, escritor Alexandre Marino – Editora Penalux

Público: Livre                                

Poemas para uma terra que sangra. Novo livro do poeta Alexandre Marino aborda os desastres de um país doente. Terra Sangria é o oitavo livro de poemas de Alexandre Marino, mineiro de Passos (1956) e residente em Brasília. Jornalista e escritor, trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Correio Braziliense, entre outros. Começou na literatura ainda adolescente, quando publicou contos e poemas na revista mimeografada “Protótipo”, que criou e editou ao lado de outros escritores em sua cidade natal. A revista obteve repercussão nacional. O livro tem capa de Guilherme Peres, apresentação de Maria Valéria Rezende e prefácio de Mariana Ianelli. Os poemas de Terra Sangria são “a expressão de um tempo sufocante, em que se perderam a saúde, a sanidade e as saídas”, como diz o próprio autor na orelha do livro. Tendo vivido na ditadura militar, primeiro na adolescência, depois como estudante de jornalismo em Belo Horizonte, e posteriormente ao exercer a profissão, Marino continua acreditando na poesia como “ferramenta contra o pesadelo”. Foi sob essa perspectiva que nasceu o livro. Criado durante o confinamento devido à pandemia e sob a tensão de um governo fascista, o livro reflete o momento. “Meu coração dança no fio da navalha / porque sabe que o caminho é árido. / às vezes me canso de pestes e barbáries / e não sei se sou eu ou ele quem falha.” A escritora Maria Valéria Rezende observa: “Agora, como nunca na História, está claro que nós, os humanos, temos de escolher se nos autodestruímos ou se sobrevivemos.” Esse ambiente de caos é o cenário da maior parte dos poemas de “Terra Sangria”, como em “Vapores rubros”: “Revoltos rios voadores / viajam entre deuses e anjos / e envolvem a Terra em brumas. / É tempo de tempestades / sobre as sobras da humanidade.” A escritora Mariana Ianelli observa que “estrelas se inflamam, agonizam e morrem. Bússolas enlouquecem. ‘Tudo é rápido e demorado’. E ‘escombros são mais que escombros’. Assim a poesia. Mais que legado, mais que vestígio, palavra com poder de fogo, mesmo se diga que ‘um poema é apenas um poema’, como que para não lhe saltar do papel nem arma nem cadafalso.” Será “Terra Sangria” essa terra consabida de desastres onde temos vivido nos últimos tempos?, pergunta Mariana Ianelli. Para o poeta, a lapidação da poesia é tarefa dolorosa, “que paradoxalmente traz o alívio de todas as dores.” Essa lapidação, para Marino, também depende do leitor, que com seu gesto de cumplicidade lhe dará continuidade. E assim a poesia torna o diálogo possível.              

Anfiteatro

Casa da Cultura

20h30

Apresentação do Coral Pequenos Cantores de Passos

Público: Livre

Entre os anos de 2000 e 2012 o cantor Felipe Terra participou das atividades do Coral Arabesque no Santuário de Santo Anibal Marie di Franci, no Educandário, onde ele teve seus primeiros ensinamentos musicais de canto-coral e com a música erudita. Esta experiência, motivou o cantor a idealizar e fundar os Pequenos Cantores de Passos tendo por admiração os corais Pequenos Cantores de Cássia, Canarinhos de Petrópolis, entre outros corais Pueri Cantores.

No ano de 2012, Felipe Terra participou como espectador no Congresso Regional da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil, que aconteceu na cidade de Cássia/MG, e ao se encantar com o encontro de corais, Pueri Cantores, articulou o início das primeiras aulas de coral na extinta Creche Nahim Simão, neste mesmo ano, idealizou o Espetáculo Musical “Terra minha Terra” e uma missa juntamente com o Coral Arabesque na Capela de São Francisco, celebrada por Pe. Luiz Tavares. Em 2013, com a finalidade do ensino musical para crianças, adolescentes e jovens de Passos, os amigos Felipe Terra, Lidiane Martins e Wallison Parreira, fundaram a Associação Cultural e Educacional Projeto Arte&Cultura, mantenedora dos Pequenos Cantores de Passos. A primeira apresentação aconteceu em 11/12/2013, em uma missa na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, onde tivemos a honra de recebermos o Coro Co-Irmão, Pequenos Cantores de Cássia. Os estilos musicais trabalhados pelo coral são variados, e a principal característica do Coral é a Música Sacra.

No início de nossas atividades, Hélcio Pereira, se dedicou como nosso primeiro Maestro, de Jun/13 à Dez/14. Atualmente o coro é regido por Rubens Assis.

Entre as apresentações inesquecíveis dos Pequenos Cantores estão a visita da Orquestra de Câmara de Itaúna, em Maio de 2014, a visita dos Canarinhos de Itabirito, em Julho de 2015, as Cantatas de Natal, realizadas nas Janelas do Educandário nos anos 2016 à 2021,  e as participações nos Congressos realizados pela Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil.

O Regente: Músico da cidade de Passos (MG), atuante como professor de música desde 2008, tendo como seu principal instrumento o violão. Graduado pelo Centro Universitário Clarentiano e especializado em Educação Musical em 2022 pela mesma instituição. Atualmente atua como regente dos corais Cantate Passos e Pequenos Cantores de Passos.

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

 

10 / 11 / 2022 (QUINTA-FEIRA)

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL

08h às 19h

Espaço dedicado a Revista Protótipo – “Cinquentenária revista do mimeógrafo”

Hall da Casa da Cultura

08h às 17h

Poesias no ar, escritor Adailton Almeida - Associação dos Escritores de Passos & Região – Escritores & Cia.

Hall do Palácio da Cultura

08 H

Contação de História “Chapeuzinho Vermelho”, Profª Cláudia Godoy – E. M. Profº Ananias Emerenciano

Duração: 20 minutos

Público: Ensino Fundamental até o 3º ano.

FLIPassinhos

Biblioteca Pública Municipal Profº Francisco Soares de Melo

08h30

Poesia “Bailarina”, alunas Dallyla Apª Bergamin Barbosa e Sofia Júlia dos Santos – E. M. Profº Ananias Emerenciano

Duração: 20 minutos

Público: livre

FLIPalco

Palácio da Cultura

09 H

Dança “Ninguém é igual a ninguém” - Escola Municipal Profº Ananias Emerenciano

Duração: 20 minutos

Público: Livre

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

09h30

Teatro “Marte declara Paz” – APAE – Passos/MG

Duração: 1h

Público: Livre

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

10 H

Contação de História “A família que morou dentro de um sapato”. Texto de Jessica Lankast. - Profª Silmara Farias Pereira de Godoy – Escola Municipal Profº Ananias Emerenciano

Duração: 20 minutos

Público: Ensino Fundamental até o 3º ano.

FLIPassinhos

Biblioteca Pública Municipal Profº Francisco Soares de Melo

13h30

Contação de História “Chico Zueira”, Conto Popular – Profª Vitória Umbelina de Jesus – E. M. Ângela Apª Silveira

Duração: 40 minutos

Público: Ensino Fundamental até o 3º ano

FLIPalco

Palácio da Cultura

13h30

Contação de História “O rei com orelhas de burro”, Nelson Albissun - Profª Silmara Farias Pereira de Godoy – Escola Municipal Profª Emília Leal de Mello

Duração: 20 minutos

Público: Ensino Fundamental até o 3º ano.

FLIPassinhos

Biblioteca Pública Municipal Profº Francisco Soares de Melo

14h30

Poesia Bacurau, Joana Souza - E. E. Lourenço de Andrade

Duração: 15 minutos

Público: Livre

FLIPalco

Palácio da Cultura

14h30

Contação de História “Bom dia todas as cores”, Ruth Rocha – Profª Maria Cristina Israel Tavares - Escola Municipal Ângela Aparecida Silveira

Duração: 40 minutos

Público: Educação Infantil

FLIPassinhos

Biblioteca Pública Municipal Profº Francisco Soares de Melo

15 H

Café com Letras

Duração: 1h30

Público: Escritores

Anfiteatro

Casa da Cultura

16 H

JKarllus ilusionista – um mágico divertido e surpreendente!

Duração: 50 minutos

Público: livre

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

17 H

Recital de Violão – Emerson Lucena

Duração: 50 minutos

Público: Livre

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

18 H

Lançamento do Livro “O Galo Cocoricó”, escritora Maria Delboni.

Público: Livre

Encante-se com esta leitura. Uma aventura em uma fazenda no interior de Minas gerais. Uma releitura de hábitos e costumes da vida interiorana, com todos os rituais de uma vida de criança inserida no dia a dia do campo: do levantar e dormir cedo, do hábito relaxante e gostoso de ouvir histórias para dormir, do participar do corre- corre diário desde a ordenha até o transporte em carros de boi. Em uma linguagem simples e vocabulário do cotidiano, em Inglês, usando os verbos no presente e passado, e o suspense final para a grande personagem – o Galo Cocoricó..

Tenda dos Escritores convidados

Praça Geraldo da Silva Maia

18 H

Homenagem ao escritor passense Sebastião Wenceslau Borges - Associação dos Escritores de Passos & Região – Escritores & Cia. Este ano a Associação dos Escritores decidiu homenagear uma figura viva de grande relevância na memória de nosso Município, o escritor Sebastião Wenceslau Borges – o Tião Sapateiro, tão querido e admirado por todos.

Duração: 1h

FLIPalco

Palácio da Cultura

19 H

JKarllus ilusionista – um mágico divertido e surpreendente!

Duração: 1h30

Público: Professores

FLIPalco

Palácio da Cultura

19 H

Lançamento do Livro “Encantos da Alma”, escritora Lea Bougleux - Associação dos Escritores de Passos & Região – Escritores & Cia. Um livro cheio de coração e ternura em versos que alimentam a alma de todos nós.

Público: Livre                                                                                      

Anfiteatro

Casa da Cultura

19 H

Corporação Musical “Maestro Godofredo de Barros”

Duração: 1h

A Corporação Musical Maestro Godofredo de Barros foi fundada oficialmente em 1972, na cidade de Cássia (MG). Mas tem sua origem nos velhos tempos em que as disputas políticas se “degladiavam” em sonoros dobrados e ritmadas marchas. Nomes gloriosos deram valiosa contribuição ao movimento musical de bandas de música na cidade: Godofredo de Barros, Godofredo de Barros Júnior (Godinho), Zequinha de Carvalho, Herculano Cesário, Alfredo Rosa de Lima, Gabriel de Assis, Mozart Leão e tantos outros que inundaram nossas ruas e praças com melodias inesquecíveis. Relatos e registros demonstram que a Banda já existia desde meados de 1.900. Temos, em nossos arquivos, partituras cedidas para a Corporação pela Banda Musical Recreativa (não sabemos a localidade desta), assinadas pelo copista José Pereira Lima, datadas de abril de 1.908. Segundo relatos de Herculano Cesário, o Pe. Marciano Ferreira da Fonseca que exerceu seu sacerdócio em Cássia em meados de junho de 1878 foi um grande músico violinista que contribuiu com um selecionado repertório de músicas clássicas de autores de renome internacional. Em 1994, a Corporação se une ao Coral Pequenos Cantores de Cássia.  A partir de então, a entidade recebeu o nome de Centro Musical Heitor Combat, em homenagem ao professor e maestro Heitor Geraldo Magella Combat, falecido no dia 26 de junho de 2011. Sempre foi uma instituição destinada a promover, pela música, a formação de crianças e adolescentes carentes de atividades culturais e artísticas. E, a partir desta data, passou a desenvolver as seguintes atividades: canto coral; banda de música infanto-juvenil; conjunto de flautas-doce; aulas de teoria musical, solfeijos, canto e de instrumentos de corda, palheta e bocal. No seu auge, a Corporação participou do Concurso de Bandas do Rotary Club realizado em Brasília (DF), em março de 1997, alcançando excelente pontuação para a categoria. A Corporação é considerada, por muitos cassienses presentes e ausentes, um patrimônio da cidade de Cássia.

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

20h30

Paraíso em Seresta  

Grupo formado por Arthur, Ângela, Guelfo, Nelson e Sílvia. Fundado em 23/09/2011, na cidade de São Sebastião do Paraiso/MG. É um grupo de seresta que vem resgatar o romantismo, o afeto, encantamento e a tradição das serenatas mineiras através da boa música. Procura homenagear os grandes compositores brasileiros, suas melodias e seus ritmos e também o repertório internacional. O grupo se apresenta nas praças, nos clubes, em festas particulares e nas janelas das casas como é de costume nas serenatas. São inúmeras as apresentações durante o ano, aniversários, dia das mães, dos namorados, dos pais, professores, natal, não importa a época basta que o amor, o carinho e a alegria estejam presentes.

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

 

11 / 11 / 2022 (SEXTA-FEIRA)

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL

08h às 19h

Espaço dedicado a Revista Protótipo – “Cinquentenária revista do mimeógrafo”

Hall da Casa da Cultura

08h às 17h

Poesias no ar, escritor Adailton Almeida - Associação dos Escritores de Passos & Região – Escritores & Cia.

Hall do Palácio da Cultura

08 H

Palestra “A Utilização de Competências Digitais como Mediador da Tecnologia” - Profº Rommel Gabriel Gonçalves Ramos, UEMG – Passos/MG (http://lattes.cnpq.br/6117292818608214)

Duração: 40 minutos

Público: Livre

Anfiteatro

Casa da Cultura

09 H

Bate Papo com o escritor André L. Nascimento

Duração: 1h

Público: Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Graduado em Matemática pela UEMG, Letras pela UNIMES e pós-graduado em Ensino de Língua Inglesa pela Cruzeiro do Sul. Leitor ávido desde que foi alfabetizado, cresceu participando e ganhando concursos de redação e poesia, além de escrever peças teatrais para todas as escolas que frequentou. Aos 14, compôs a letra do hino da E. M. Dr. Manoel Patti. Em 2013, foi convidado para escrever o roteiro do musical Aladdin da principal escola de música da cidade. Após retornar de um curso de inglês na Oxford College House, em Londres, iniciou a escrita de “O Coelho”, inspirado, de forma sombria, na história de Lewis Carroll que o fascina desde criança. Atualmente, leciona inglês, português e literatura, além de seus trabalhos como tradutor, habita em seu universo particular repleto de fantasia e muitas histórias novas a serem contadas, leva consigo seu esposo e seus sete cães-filhos.

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

13h30

Cordel – Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do COC São Francisco

Duração: 30 minutos

Público: Ensino Fundamental até o 4º ano.

FLIPalco

Palácio da Cultura

13h30

Bate Papo com o escritor André L. Nascimento

Duração: 1h

Público: alunos a partir do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

14 H

Redação ENEM – Dicas para chegar ao 1000 ponto - profª Betânia Marques - COC São Francisco

Duração: 1h

Público: alunos que irão prestar vestibular

Anfiteatro

Casa da Cultura

14h30

História do Peter Pan – COC São Francisco

Duração: 30 minutos

Público: Educação Infantil

FLIPassinhos

Biblioteca Pública Municipal Profº Francisco Soares de Melo

14h30

Teatro “Busca de aprovação social” – COC São Francisco

Duração: 30 minutos

Público: 13 a 15 anos

FLIPalco

Palácio da Cultura

14h30

Apresentação Ginástica Geral, com a música “The Time Of My Life”, Remix – Escola Municipal Prof. Hilarino Moraes

Duração: 30 minutos

Público: Livre

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

15 H

Apresentação Musical por Priscila Luvizotto Rocha

Duração: 15 minutos

Público: Livre

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

15h30

Dança do Ventre Infanto-Juvenil - Studio Carissa Bellydance

Duração: 10 minutos

Público: Livre

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

16 H

História da Arte moderna – COC São Francisco

Duração: 30 minutos

Público: 13 a 15 anos

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

18 H

Terapia com poesia, com Benedito José

Duração: 1h

Público: Adulto

FLIPalco

Palácio da Cultura

18 H

Lançamento do livro “Sobre amor, coragem e esperança: história de professores e professoras”, escritor Márcio Francisco (http://lattes.cnpq.br/2885467417964450)

Duração: 1h

Público: Livre

Tenda dos Escritores convidados

Praça Geraldo da Silva Maia

18h30

Sarau Passense – Associação dos Escritores de Passos & Região – Escritores & Cia.

Duração: 1h

Público: Livre

Um encontro agradável com apresentação dos escritores da Associação, divulgando seus trabalhos selecionados ou premiados em concursos nacionais.

Anfiteatro

Casa da Cultura

19 H

“Da Protótipo a Marte declara paz” – conversa com Marco Túlio Costa sobre sua trajetória – Colégio Del Rey

Duração: 1h30

Público: Livre

Câmara Municipal de Passos

19 H

Apresentação de Dança – Nathany França

Duração: 30 minutos

Público: Livre

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia

20 H

Encerramento da VI FLIPassos

Filarmônica 14 de Maio

Duração: 1h

Público: livre

A Filarmônica 14 de Maio é uma Banda Sinfônica com sede no município de Passos-MG, que executa música instrumental dos mais variados gêneros como, marchas, temas de filmes, músicas populares e eruditas. Fundada no dia 14 de maio de 2022, trabalha com o ensino musical gratuito para alunos de todas idades, porém foca na formação profissional e sociocultural de crianças e adolescentes. Atualmente a banda de música é composta por 62 músicos na sua formação completa, sua presidente é a clarinetista Élida Moura e seu regente o maestro Leandro Lessa. Rede social: @filarmonica14demaio.

Tenda Cultural

Praça Geraldo da Silva Maia