Com nova Mesa, Câmara de Passos retoma trabalhos nesta segunda-feira
Primeira reunião da legislatura deverá escolher os integrantes das comissões
Apenas três requerimentos constam da ordem do dia da primeira sessão ordinária da Câmara de Passos agendada para esta segunda-feira, 6. Agora sob o comando de Aline Macedo na presidência, Maurício Silva na vice, Francisco Sena como 1º secretário e Gilmara Silvera como 2ª secretária. Nesta primeira reunião deverão ser escolhidos os integrantes das cinco comissões da Casa: de Legislação, Constituição e Justiça; de Fiscalização Financeira e Orçamentária; de Administração Pública e Políticas Urbanas e Rurais; de Educação, Cultura, Desporto, Turismo e Lazer; e a de Saúde e Ação Social
***
Mas é na escolha dos membros dessas comissões que pode aparecer entre alguns dos membros da Casa a primeira divergência explícita do ano, pois havia um acordo entre alguns deles para a o apoio nas indicações dos cargos das comissões. Na semana passada alguns vereadores tentaram se reunir para definir os membros das comissões. E havia um compromisso do grupo dos 4 que não votaram na candidata Aline Macedo para continuarem juntos em torno do comando das comissões.
***
Os vereadores do MDB – Edmilson Amparado e Luis Carlos Dentinho – e do PP – Plinio Andrade e Michael Silveira – teriam feito um compromisso em dezembro, às vésperas da eleição. E foi perante todos os caciques partidários que participaram do processo na época. E para a surpresa dos dois primeiros, os representantes do PP se esqueceram do compromisso e um deles sequer compareceu à reunião.
***
E pelo que se vê até agora, a oposição à administração municipal de Passos na Câmara deverá ficar restrita a 3 ou 4 nomes. Se tanto! E nessa segunda e última metade do mandato, a bancada de situação está mais fortalecida no legislativo – pelo menos por enquanto. Como no ano que vem teremos eleições, a ciumeira pode provocar problemas
***
E aquela proposta indecente de elevar o número de 11 para 17 vereadores, aprovada em primeiro turno, ainda corre o risco de ser levada à apreciação do plenário. Nunca é demais lembrar o nome dos que votaram a favor da matéria que está contrariando a população: João Serapião, Luis Carlos Dentinho, Plinio Andrade, Dirceu Soares, Edmilson Amparado, Maurício Silva, Alex Bueno e Michael Silveira. Os parlamentares que votaram a favor dos interesses da população e recusaram a proposta: Francisco Sena, Aline Macedo e Gilmara Silveira de Oliveira.
***
Uma cidade que caminha para ser a campeã estadual da dengue e, segundo o relatório da Heineken votado no Copam, sua estrutura de saúde está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, o que ela mais precisa não é de mais vereadores, mas competência para os atuais membros do legislativo e do executivo para resolver esses problemas básicos de interesse da comunidade.