Com nova Mesa, Câmara de Passos retoma trabalhos nesta segunda-feira

Primeira reunião da legislatura deverá escolher os integrantes das comissões

Com nova Mesa, Câmara de Passos retoma trabalhos nesta segunda-feira
Maurício, Aline, Sena e Gilmara integram a nova mesa da Câmara de Passos (Divulgação)

Apenas três requerimentos constam da ordem do dia da primeira sessão ordinária da Câmara de Passos agendada para esta segunda-feira, 6. Agora sob o comando de Aline Macedo na presidência, Maurício Silva na vice, Francisco Sena como 1º secretário e Gilmara Silvera como 2ª secretária. Nesta primeira reunião deverão ser escolhidos os integrantes das cinco comissões da Casa: de Legislação, Constituição e Justiça; de Fiscalização Financeira e Orçamentária; de Administração Pública e Políticas Urbanas e Rurais; de Educação, Cultura, Desporto, Turismo e Lazer; e a de Saúde e Ação Social

 

***

Mas é na escolha dos membros dessas comissões que pode aparecer entre alguns dos membros da Casa a primeira divergência explícita do ano, pois havia um acordo entre alguns deles para a o apoio nas indicações dos cargos das comissões. Na semana passada alguns vereadores tentaram se reunir para definir os membros das comissões. E havia um compromisso do grupo dos 4 que não votaram  na candidata Aline Macedo para continuarem juntos em torno do comando das comissões.

 

***

Os vereadores do MDB – Edmilson Amparado e Luis Carlos Dentinho – e do PP – Plinio Andrade e Michael Silveira – teriam feito um compromisso  em dezembro, às vésperas da eleição. E foi perante todos os caciques partidários que participaram do processo na época. E para a surpresa dos dois primeiros, os representantes do PP se esqueceram do compromisso e um deles sequer compareceu à reunião.

 

***

E pelo que se vê até agora, a oposição à administração municipal de Passos na Câmara deverá ficar restrita a 3 ou 4 nomes. Se tanto! E nessa segunda e última metade do mandato, a bancada de situação está mais fortalecida no legislativo – pelo menos por enquanto. Como no ano que vem teremos eleições, a ciumeira pode provocar problemas

 

***

E aquela proposta indecente de elevar o número de 11 para 17 vereadores, aprovada em primeiro turno, ainda corre o risco de ser levada à apreciação do plenário. Nunca é demais lembrar o nome dos que votaram a favor da matéria que está contrariando a população: João Serapião, Luis Carlos Dentinho, Plinio Andrade, Dirceu Soares, Edmilson Amparado, Maurício Silva, Alex Bueno e Michael Silveira. Os parlamentares que votaram a favor dos interesses da população e recusaram a proposta: Francisco Sena, Aline Macedo e Gilmara Silveira de Oliveira.

 

***

Uma cidade que caminha para ser a campeã estadual da dengue e, segundo o relatório da Heineken votado no Copam, sua estrutura de saúde está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, o que ela mais precisa não é de mais vereadores, mas competência para os atuais membros do legislativo e do executivo para resolver esses problemas básicos de interesse da comunidade.