Com estoque baixo, Hemominas recebe doação neste sábado

Núcleo de Passos atende demanda de 10 hospitais da região

Com estoque baixo, Hemominas recebe doação neste sábado
Neste sábado o hemonúcleo atende em regime de mutirão para tentar aumentar a captação de sangue (Reprodução)

Desde o período de festas de fim de ano até agora o núcleo da Hemominas regional de Passos tem enfrentado grave escassez de sangue, que piora ainda mais entre as semanas que antecedem e após a folia popular. Como estratégia de atrair doadores voluntários, o atendimento foi prorrogado para este sábado, 10, entre 7h e 11h30.

 

De acordo com o quadro dos tipos de sangue mais utilizados nas transfusões em cirurgias causadas por acidentes automobilísticos, que aumentam consideravelmente no Carnaval, além de diversas doenças como hemofilia e leucemia, afetando a produção de células sanguíneas, os mais solicitados nos hemocentros são o ‘O negativo’, raro, porém qualquer pessoa necessitada pode recebê-lo, e também o ‘O e A positivos’. Os demais são importantíssimos e a quantidade de doadores é mais elevada.

 

“O sangue é o único componente no corpo humano, por exemplo, insubstituível. Então, através de um gesto de amor, afeto e carinho de pessoas saudáveis e aptas a doar, muitos pacientes são salvos. Reforço o meu pedido também do ato de solidariedade ao próximo, e venha no Hemominas para que possamos sair dessa fase dramática, causada pela diminuição drástica das bolsas de armazenamento de determinados tipos”, confessou Daniela Martins Vieira, coordenadora do setor de captação do órgão em Passos.

 

A situação se agravou nos últimos dias, acredita a servidora estadual, em razão de férias e viagens a longa distância, comum entre dezembro e fevereiro. “Tivemos que desmarcar caravanas de cidades próximas a Passos por falta de recursos e até mesmo transporte fornecidos pelas prefeituras. Neste sábado estaremos atendendo em regime de mutirão para tentar aumentar a quantidade de sangue que são solicitados por 10 hospitais e quatro agências transfusionais circunvizinhas”, declarou Daniela.

 

Outros dois problemas têm afetado a doação de forma preocupante em Passos. Cerca de 20% das pessoas que se cadastram através do site hemominas.mg.gov.br não comparecem para doar. Durante a triagem, por diversos motivos, principalmente doenças, condição ou estado físico e mental que, em razão da gravidade, pode potencializar riscos à saúde do receptor de sangue.