Com 199 mortos, maior acidente aéreo do Brasil ocorreu em 2007

Acontecimentos e fatos históricos do dia 17 de julho

Com 199 mortos, maior acidente aéreo do Brasil ocorreu em 2007
O acidente da TAM é considerado o pior acidente aéreo da história brasileira, da América Latina, e o 11° do mundo (Arquivo)

No dia 17 de julho de 2007, um Airbus A320-233 da TAM tentou pousar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, mas não conseguiu frear na pista 35L, o avião planou sobre a Avenida Washington Luís, na zona sul da capital paulista. Depois, a aeronave atingiu um posto de gasolina da Shell e o prédio comercial da companhia aérea. O voo TAM 3054 partiu do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com 181 passageiros e seis tripulantes a bordo. O acidente aéreo matou todos os ocupantes do Airbus A320 e mais 12 pessoas que estavam em solo.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Força Aérea Brasileira, divulgou em 2009 o relatório sobre as causas do acidente. O documento apontou falha do piloto ao manusear os manetes, falta de ranhuras – chamadas tecnicamente de groovings – na pista do Aeroporto de Congonhas e autonomia excessiva dos computadores da aeronave.  As caixas-pretas mostraram que os comandantes Kleyber Lima e Henrique Stefanini di Sacco configuraram os aceleradores de maneira equivocada, deixando um dos manetes na posição de aceleração.

O local onde ficava o prédio da TAM Express se tornou, em 2012, a Praça Memorial 17 de Julho. O memorial tem 8.318 metros quadrados e 199 luzes de led para homenagear as vítimas do acidente aéreo. Apenas em 2017, dez anos após a tragédia, 86 familiares dos mortos fecharam um acordo de indenização no valor de R$ 30 milhões com a fabricante do avião Airbus. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) , que homologou o acordo, divulgou na época que os valores de cada indenização variou de acordo com a proximidade com a vítima.

 

OUTROS EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA

 

-1048: Dâmaso II é eleito papa, mas morre 23 dias depois

 

-1821: O Reino da Espanha cede o território da Flórida aos Estados Unidos

 

-1823: Império do Brasil: O imperador D. Pedro I aceita o pedido de demissão dos ministros, José Bonifácio de Andrada e Silva e Martim Francisco Ribeiro de Andrada, segue-se uma completa mudança administrativa e na vida pública do país

 

-1850: Vega se tornou a primeira estrela (além do Sol) a ser fotografada

 

-1934: No Brasil, é realizada a eleição presidencial indireta. Getúlio Vargas é eleito presidente do país com 173 votos pela Assembleia Constituinte, derrotando Borges de Medeiros com 59 votos

 

-1955: Inauguração da Disneylândia em Anaheim, Califórnia

 

- 1993: Inaugurada a quadra coberta da Escola Estadual Júlia Kubstichek, o Colégio Estadual

 

-1994: A seleção brasileira conquista a Copa do Mundo FIFA em partida contra a Itália decidida nos pênaltis (3x2)

 

DATAS COMEMORATIVAS

Dia de Proteção às Florestas

Dia do Curupira

Dia do Submarinista

Dia Mundial do Emoji

Dia de Bartolomeu de Las Casas.

Dia do Beato Inácio de Azevedo e companheiros mártires.

 

A MÚSICA DO DIA

 

Há 30 anos, em 17 de julho, em 1994, o Brasil se tornou pela quarta vez campeão mundial de futebol. E música tema das transmissões da época, “Coração Verde Amarelo”,  foi criada pela dupla Tavito e Aldir Blanc.

Ouça aqui:

Arquivos