Collor foi o vencedor da eleição presidencial em 17 de dezembro de 1989
Acontecimento, fatos históricos e a música do dia
A MÚSICA DO DIA
Há 35 anos, no dia 17 de dezembro de 1989 houve a primeira eleição direta à presidente após o fim da ditadura militar. A música do dia, com o Legião Urbana, ‘Que País é Este?’, é de autoria de Renato Russo
Fernando Collor foi o vencedor da eleição presidencial em 17 de dezembro de 1989
Collor foi o primeiro eleito depois da ditadura e governou o Brasil de 1990 a 1992, quando sofreu impeachment (Reprodução)
No dia 17 de dezembro de 1989, Fernando Collor de Mello derrotava Luiz Inácio da Silva no segundo turno das eleições presidenciais brasileiras, tornando-se o primeiro presidente democraticamente eleito em quase 30 anos
O governo Collor foi o primeiro governo eleito diretamente pela população brasileira após a Ditadura Militar. Fernando Collor de Mello assumiu a presidência após vitória na eleição de 1989, quando derrotou, no segundo turno, o candidato petista, Lula. A vitória de Collor é considerada um caso de sucesso de marketing político.
Para se tornar presidente do Brasil, Fernando Collor precisou passar por uma das eleições mais disputadas da história brasileira. Tratava-se da primeira eleição presidencial direta desde a que havia sido realizada em 1960. Foi uma eleição solteira, ou seja, a população votou unicamente para eleger presidente.
Essa eleição foi estruturada durante o governo de José Sarney e foi alvo de muita polêmica. O presidente queria exercer os seis anos de mandato, e os parlamentares brasileiros queriam que o mandato dele fosse o mais curto possível. Acabou que se decidiu por um mandato de cinco anos e a eleição foi marcada para 1989.
Por ter sido a primeira eleição presidencial após o término da Ditadura Militar, muitos políticos e partidos resolveram testar o alcance de sua popularidade, lançando suas candidaturas à disputa presidencial. O resultado foi vinte e duas candidaturas nessa disputa eleitoral. Houve, inclusive, a primeira mulher que se lançou à disputa presidencial: Lívia Lêdo Pio de Abreu, que concorreu ao cargo pelo Partido Nacionalista (PN), um partido sem expressão na época e que deixou de existir tempos depois.
Os candidatos que disputaram a eleição presidencial de 1989 foram: Affonso Camargo Neto (PTB); Afif Domingos (PL); Antônio dos Santos Pedreira (PPB); Armando Correa (PMB); Aureliano Chaves (PFL); Celso Brant (PMN); Enéas Carneiro (Prona); Eudes Oliveira Mattar (PLP); Fernando Collor (PRN); Fernando Gabeira (PV); Leonel Brizola (PDT); Lívia Mario Pio (PN); Lula (PT); Manoel de Oliveira Horta (PDC do B); Mario Covas (PSDB); Marronzinho (PSP); Paulo Gontijo (PP); Paulo Maluf (PDS); Roberto Freire (PCB); Ronaldo Caiado (PSD); Ulysses Guimarães (PMDB) e Zamir José Teixeira (PCN). Os principais nomes na corrida pela presidência eram Leonel Brizola, Ulysses Guimarães, Mário Covas, Aureliano Chaves, Paulo Maluf e Lula. Fernando Collor, por sua vez, era um candidato considerado um outsider, isto é, não era um político tradicional.
Collor era um político alagoano que, por meio da influência de sua família, chegou ao cargo de governador de Alagoas. O sinal mais claro de que Collor não era um dos favoritos na disputa é que sua candidatura ocorreu pelo inexpressivo PRN.
Os dois candidatos favoritos na disputa eram Leonel Brizola e Ulysses Guimarães, políticos muito tradicionais, influentes e que tiveram importância enorme na redemocratização do Brasil. A campanha de Leonel Brizola estagnou-se, e a de Ulysses Guimarães foi um enorme fracasso. O que se viu no primeiro turno foi o crescimento de Lula e de Fernando Collor em todo o país.
O crescimento de Lula, por sinal, acabou acontecendo em locais nos quais Brizola não foi bem, e isso acabou sendo fundamental para o resultado do primeiro turno. Os políticos utilizaram, nessa eleição, principalmente a campanha eleitoral do horário gratuito disponibilizado na televisão. Os candidatos com mais tempo na TV foram Aureliano Chaves e Ulysses Guimarães.
Ao longo da campanha que se estendeu durante meses em 1989, o resultado do primeiro turno foi o seguinte: Fernando Collor (PRN) – 30,47%; Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 17,18%; Leonel Brizola (PDT) – 16,51%; Mário Covas (PSDB) – 11,51%; Paulo Maluf (PDS) – 8,85%; Afif Domingos (PL) – 4,83% e Ulysses Guimarães (PMDB) – 4,73%
Como determina a Constituição, caso o primeiro colocado não alcance mais de 50% dos votos, os dois primeiros colocados seguem para uma disputa de segundo turno. Assim, Collor e Lula disputaram a presidência do Brasil no segundo turno. Com uma diferença de menos de 500 mil votos, Lula superou Brizola e seguiu como o candidato da centro-esquerda, enquanto Collor representava a centro-direita. O resultado: Collor obteve 53% dos votos, e Lula, 47%.
OUTROS EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
-1548: Criado o Regimento do Governador-Geral, considerado como a primeira Constituição do Brasil Colonial
-1777: A França é a primeira nação a reconhecer a independência dos Estados Unidos
-1892: É publicada a primeira edição da revista americana mensal Vogue, sobre moda e estilo de vida
-1935: Primeiro voo do Douglas DC-3, um avião bimotor a pistão, de asas baixas e propulsão a hélices
-1938: Otto Hahn, um químico alemão, descobre a fissão nuclear do elemento pesado urânio, a base científica e tecnológica da energia nuclear
-1945: A República de Honduras é admitida como Estado-membro da ONU
-1947: Primeiro voo do bombardeiro estratégico Boeing B-47 Stratojet
- 1947: Reaberta a Câmara Municipal de Passos
-1957: Os Estados Unidos lançam com sucesso o primeiro míssil balístico intercontinental Atlas em Cabo Canaveral, Flórida
-2006: O Sport Club Internacional vence o Futbol Club Barcelona por 1 a 0 e se torna campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2006
-2014: Estados Unidos e Cuba anunciam o reatamento de relações diplomáticas após 53 anos
DATAS COMEMORATIVAS
Dia do Engenheiro de Produção
Dia do Pastor Presbiteriano
Dia Nacional do Bioma Pampa
Dia de Santa Yolanda.
Dia de Santa Viviana.
Dia de Santa Olímpia.
Dia de Santa Betânia.
Dia de São Lázaro de Betânia.
Dia de São Floriano.
Dia de São João da Mata, fundador da Ordem dos Trinitários.
Aniversaria o município mineiro de São Roque de Minas (1938).
Aniversaria o município mineiro de Delfinópolis (1938).