Coleta Seletiva em Passos ultrapassa 1.200 toneladas em 2024

Em comparação com 2023, o resultado é crescimento superior a 24% dos materiais coletados

Coleta Seletiva em Passos ultrapassa 1.200 toneladas em 2024
Os trabalhos dos funcionários da AAção e Semab completaram dois anos dia 9 de janeiro (Divulgação)

 

 

Implantada em dezembro de 2022 e início de 100% dos trabalhos da coleta seletiva dos  recicláveis nas vias públicas de Passos em 9 de janeiro de 2023, a nova alternativa de coleta está aumentando em Passos: o  resultado é crescimento superior a 24% dos materiais coletados se comparado a 2024 com o ano anterior.

Em números, de acordo com o levantamento realizado recentemente pela direção da AAção Reciclagem, entidade sem fins lucrativos e parceira da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento (Semab) no ano passado, 1.245 toneladas de massa recuperada foram recolhidos das ruas. A entidade conclui que é um grande avanço da coleta seletiva nas ações de sustentabilidade da cidade, com um aumento exponencial na quantidade de resíduos reciclados em relação aos anos anteriores, com reflexo positivo para a saúde e o meio ambiente.

Além dessa parceria, a Aação tem se destacado pelo seu trabalho de educação ambiental, realizado por meio de diversas atividades de conscientização com a comunidade. Em 2024, a associação contou com o apoio de 20 estagiários, que atuaram diretamente nas escolas, em campanhas públicas e em eventos voltados para a educação sobre a importância da reciclagem e do descarte correto de resíduos.

Em termos de resultados, a coleta de mais de 1.200.000 quilos de resíduos reaproveitáveis em 2024 contribuiu significativamente na diminuição dos resíduos enviados aos aterros sanitários e promoveu a economia circular no município, gerando principalmente trabalho e renda. Os materiais coletados são encaminhados às empresas especializadas, que realizam o processo de reciclagem e reaproveitamento, contribuindo para a logística reversa.

Ao longo de 2024, com recurso financeiro da venda da massa recuperada, a Aação executou também várias ações socioambientais, entre elas pode-se destacar o apoio à Associação Coocares, a entrega de mais 800 cestas básicas a catadores autônomos e famílias de baixa renda.

O presidente da AAção, Gilson Wenceslau, revelou que o material reaproveitável é comercializado e o recurso arrecadado é todo utilizado na manutenção da coleta seletiva e realização de ações sociais. “É necessário que as pessoas compreendam a necessidade de participar da coleta seletiva. A coleta impacta de forma positiva no meio ambiente, na natureza, na economia de energia, na poluição e na saúde da população”, ressaltou.

Com a expectativa de continuar crescendo, a associação já planeja para 2025, além da continuidade do trabalho de educação ambiental e do apoio aos catadores, superar o montante da coleta de material reciclável realizada neste ano. “Reafirmo o compromisso com o meio ambiente e com a construção de uma cidade mais sustentável, destacando a importância da colaboração entre poder público, empresas e cidadãos para o sucesso das iniciativas de coleta seletiva reutilizáveis na cidade, sendo que os materiais a serem separados pela população e disponibilizados ao recolhimento, são o papel, plástico, metal e vidro”, ressaltou Wenceslau.

Os moradores podem colocar todos estes materiais juntos, porque na unidade de triagem da AAção é realizada a separação visando agregar valor econômico. O lixo úmido, denominado também de orgânico, como restos de comida, cascas de frutas e legumes e cascas de ovos, deve ser colocado nas ruas pouco antes do caminhão coletor e compactador recolher.

Para mais informações sobre as ações de coleta seletiva em Passos e sobre a AAção Reciclagem, entre em contato pelo telefone (35) 3526-1993 ou pelo instagram @aacaoreciclagem