CMS de Passos definirá porpostas para o PAS
Já foram realizadas as pré-conferências em cinco diferentes regiões da cidade

Nesta sexta-feira, 11, na Câmara Municipal de Passos será realizada a 10ª Conferência Municipal de Saúde (CMS), em evento promovido e organizado pelo Conselho Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria de Saúde. O evento tem por objetivo principal de formular diretrizes para políticas públicas e garantir direitos e atender às necessidades da população, além de ser fundamentais para promover a participação social no SUS e na saúde local. As principais propostas serão analisadas e incluídas no Plano Municipal de Saúde (PAS) para o quadriênio 2026/29.
Antes do evento municipal, na última quarta-feira foram realizadas as pré-conferências em cinco diferentes regiões da cidade, com a participação de representantes dos usuários, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores de serviços. Cada local abordou temas específicos em eixos distintos:
1 - Escola Angela Aparecida da Silveira - Atenção Primária, Saúde Bucal e Rede de Atenção Psicossocial.
2 - Cemei Tutuka - Média Complexidade, Urgência e Emergência.
3 - Cemei Piolete Piassi - Regulação, Transporte Sanitário e Assistência Farmacêutica.
4 - PSF Coimbras I - Vigilância em Saúde.
5 - Cerest - Saúde do Trabalhador e Controle Social.
Durante as pré-conferências, diversos temas fundamentais foram discutidos, incluindo o direito à saúde, a garantia de acesso e atenção de qualidade, o financiamento e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), a participação social na defesa do órgão, e o fortalecimento das relações entre conselheiros e suas respectivas bases de representação.
PROGRAMAÇÃO
A estrutura da Conferência Municipal de Saúde, nesta sexta, incluirá um cronograma detalhado, começando com o credenciamento das 7h às 8h, seguido pela solenidade de abertura que terá a composição da mesa com autoridades locais das 8h às 8h30. Em seguida, haverá a leitura do regulamento da 10ª conferência, com considerações iniciais, seguida de duas palestras: a primeira sobre a História do SUS, apresentada pela enfermeira Miriam Borges Calixto de Paula, e a segunda sobre Redes de Atenção à Saúde, pela professora doutora Maristel Silva Kasper. As atividades do evento também incluirão trabalho em grupos, apresentação das propostas e uma plenária final para o PAS.