CIC e São Vicente realizam a 6ª edição do Necroturismo no Cemitério

Evento vai homenagear nesta edição 8 personalidades que foram importantes para Passos e que foram sepultadas no Cemitério Municipal

CIC e São Vicente realizam a 6ª edição do Necroturismo no Cemitério
Como nos anos anteriores, organizadores esperam reunir cerca de 300 pessoas no evento deste ano (Divulgação)

 

Será realizada nesta sexta, 1º, no cemitério municipal de Passos, a 6ª Edição do Necroturismo, com visita e homenagens póstumas a sepulturas de pessoas com notoriedade em Passos. A iniciativa é do Colégio Imaculada Conceição (CIC) em parceria e apoio da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), empresa que administra o cemitério e libera acesso aos visitantes, além da Universidade Aberta da Maturidade em Passos (Unabem). O evento será às 17h no Cemitério Municipal, com previsão de 200 a 300 participantes.

O professor de História do colégio e um dos organizadores, Antônio Miranda, explica que o evento é promovido pela Rede Concepcionista de Ensino do CIC e tem por objetivo homenagear passenses que ganharam notoriedade em vida.

“O projeto foi idealizado inicialmente pela professora e coordenadora Leila Suhadolnick, com o apoio da extinta Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp) entre 2009 e 2011. Após esse período, em 2017, eu pedi autorização à Leila e iniciamos um novo modelo de turismo no cemitério”, afirma.

De acordo com o professor, os alunos do 9º ano do ensino Fundamental do CIC fizeram pesquisas sobre os homenageados desta edição. “Entramos em contatos com os familiares e marcamos entrevistas para levantamento de informações. Após, elaboraram uma redação sobre a história e os pontos positivos dos homenageados”, disse.

“No dia do evento, vamos até os túmulos, onde os alunos fazem o relato histórico levantado durante a pesquisa. A família recebe flores e tocamos uma música que o homenageado gostava e caminhamos ao próximo túmulo para continuar o trajeto”, informa Antônio.

Conforme ressalta o professor, esse tipo de turismo é inspirado em modelos realizados na Europa, como em alguns cemitérios importantes na França, Itália e Inglaterra.

“Também inspiramos no Necroturismo feito em Buenos Aires, na Argentina. Só que o turismo praticado aqui é um pouco diferente. Enquanto no exterior é focado na arquitetura das sepulturas e túmulos, nós focamos na história dos falecidos, com homenagens religiosas”, diz Antônio.

O evento, com duração de 45 a 50 minutos, conta ainda com a participação do padre Gleison, da igreja Senhor Bom Jesus dos Passos (Matriz).

Segundo o professor, o encontro é importante para resgatar a história individual dos homenageados. “Destacamos pessoas que foram importantes para Passos e para o CIC, na área social, cultural, política e econômica. Pessoas que marcaram a história”, reforça Antônio.

 

PERSNONALIDADES HOMENAGEADAS

 

Serão homenageados na 6ª edição do Necroturismo, escolhidos pela equipe de Ciências Humanas do CIC: Geraldo Magela Soares: ex-professor do CIC; Jader Tavares: pai de aluna; João Dimas Pereira: avô de aluna; José Figueiredo: ex-Prefeito de Passos; Luiz Patti (Luizinho Patti); Maria das Dores da Silveira (Liquinha Silveira); Maria Luiza Pádua Machado Porto (Lulute); e padre Luiz Tavares.