Chuva forte que caiu ontem na região pode voltar nesta terça
Tempestade e ventania causam transtornos em cidades da região
A forte chuva que atingiu cidades da região de Minas e São Paulo, de Ribeirão Preto, Franca a Passos, causando transtornos e prejuízos, pode se repetir nesta terça-feira. O alerta de temporais está mantido para a região, quando ocorre uma atualização dos chamados sistemas, que carregam ventos úmidos.
Segundo meteorologistas, prevalece a influência do corredor de umidade da Amazônia, que passa pela região central do país, e do cavado, que é uma corrente de vento no alto da atmosfera e vai ganhando mais umidade conforme o vento vai passando.
Em Passos a chuva chegou nesta segunda-feira no início da tarde. Em poucos minutos foi o suficiente para o transbordamento do córrego São Francisco, a partir das imediações do Mercadão Municipal, que se estendeu até o entroncamento da Avelino Maia com a Santo Antonio. Também foram registradas enchentes na Avenida Sabiá e nos conjuntos habitacionais do bairro da Penha.
Na zona rural a chuva também foi forte. Um ônibus com estudantes chegou a ficar parado no meio de uma forte enxurrada. Quando tentava atravessar um riacho, o motor do veículo sofreu uma pane e os alunos e professores tiveram que ser socorridos. Não houve registro de vítimas.
Em Franca, a ventania forçou uma das portas de acesso ao shopping por volta das 11h30. Um vídeo feito no local mostra o vento agitando a proteção de dois quiosques e a chuva entrando no estabelecimento.
Em nota, o Franca Shopping informou que a chuva não provocou danos ou prejuízos a lojistas e visitantes. O funcionamento e o atendimento aos clientes foram mantidos sem intercorrências.
Entre Altinópolis (SP) e Cajuru (SP), uma árvore de grande porte caiu na pista e chegou a atingir um furgão que passava pela estrada, mas ninguém ficou ferido.
Em Jurucê, distrito de Jardinópolis (SP), e em Serrana (SP), moradores registraram granizo.