Centro de Criação de Bezerras é inaugurado em fazenda de Passos

Construção do Centro faz parte de um projeto maior que a fazenda vem desenvolvendo com a Embrapa e a Boeringer na área de biosseguridade

Centro de Criação de Bezerras é inaugurado em fazenda de Passos
Centro de Criação de Bezerras tem capacidade para 200 animais, que custam em torno de R$ 3 mil por dia (Divulgação)

O Grupo Cabo Verde, proprietário de várias fazendas, dentre elas a Santa Luzia, uma fazenda que produz 45 mil litros de leite por dia, inaugurou na quinta-feira (26/11), em Passos,  o Centro de Criação de Bezerras, uma instalação de gaiolas suspensas e individuais, com capacidade para 200 bezerras. Neste berçário, as bezerras, depois de receber a colostragem (primeira mamada) e os cuidados do pós-parto, vão para o local e ficam por 25 dias. Lá, elas recebem leite duas vezes ao dia, três litros de manhã, três à tarde e ração e água à vontade.

O Centro de Criação de Bezerras faz parte de um projeto maior que a fazenda vem desenvolvendo com a Embrapa e a Boeringer na área de biosseguridade , para garantir a saúde plena  dos animais.

Depois de 25 dias em que ficam no berçário, as bezerras vão para outra fase da criação, que é um bezerreiro tropical, ficando por lá por 90 dias, ainda recebendo leite e concentrado e o desaleitamento  ocorre aos  70 dias.

As bezerras ficam em boxes individualizados, o que facilita muito o manejo dos animais e o sol garante boa parte da higienização do ambiente. Facilita para que não haja o contato entre um animal e outro e o monitoramento da saúde dos animais é muito fácil de ser observado. “Se tem uma diarreia, uma pneumonia, o tratamento passa a ser muito mais eficiente. E a gente tem conseguido resultados extraordinários  a partir destas novas instalações” disse Maurício Silveira Coelho, proprietário da Fazenda Santa Luzia. O berçário, já em funcionamento desde abril, tem lugar para 200 bezerras e o bezerreiro tropical são mais 600 bezerras.

Toda a área do Centro de Criação  é totalmente cercado por alambrado com tela para evitar a entrada de cães, gatos, animais silvestres e apenas entram no local os funcionários do setor. “ É um ambiente totalmente programado para dar segurança sanitária a estas bezerras. O custo estimado destas instalações ficou  em torno de R$ 3 mil por bezerra alojada.

Esta estrutura está localizada na Fazenda Santa Luzia, em Passos, que é uma fazenda que produz atualmente 45 mil litros de leite, ordenha 2 mil vacas, fazenda do Grupo Cabo Verde dedicada à produção de leite, junto com a fazenda São José do CanCan. As demais fazendas trabalham com outras atividades agropastoris.