Cassiense Mauro Borges nomeado para a equipe de transição de Lula

Ele foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no governo da ex-presidente Dilma Rousseff

Cassiense Mauro Borges nomeado para a equipe de transição de Lula
Mineiro foi nomeado junto com outras 12 pessoas para a coordenação do grupo técnico (IEA USP)

O ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Mauro Borges Lemos, de 68 anos, foi escolhido para integrar a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O mineiro natural da cidade de Cássia foi nomeado junto com outras 12 pessoas para a coordenação do grupo técnico de Indústria, Comércio e Serviço. Ao todo, o futuro vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) escolheu mais de 200 pessoas para 31 áreas.

 

***

Mauro é economista e assumiu a pasta em 2014, durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Na época, ele substituiu Fernando Pimentel (PT) que viria a disputar e vencer a eleição para o governo de Minas Gerais. Posteriormente, Mauro também foi presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

 

***

Outro petista mineiro, o deputado federal mineiro Patrus Ananias,  também vai compor a equipe de transição, só que no grupo técnico de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Patrus foi ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome durante os primeiros governos de Lula.

 

***

A composição original do comitê de Combate à Fome foi oficializada no último dia 11. Na quinta-feira (17/11), porém, o núcleo de transição publicou uma retificação a respeito dos integrantes do grupo, já contemplando Patrus. Foi durante a gestão do petista no Ministério do Desenvolvimento Social que o Bolsa-Família ganhou corpo.

 

***

Patrus vai ter, no grupo sobre Combate à Fome, a companhia do correligionário André Quintão, deputado estadual. Eles são do mesmo grupo político e atuam juntos na área social. Quintão foi, inclusive, secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Belo Horizonte nos anos 1990, quando Patrus era prefeito. A comissão tem, ainda, a participação da senadora Simone Tebet (MDB-MS). Terceira colocada no primeiro turno da eleição.

 

***

Outros integrantes do PT mineiro também vão fazer parte do processo de passagem de bastão entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e Lula. Macaé Evaristo, deputada estadual eleita, foi nomeada para o grupo de Educação, enquanto Martvs das Chagas, sociólogo, terá papel importante nos debates sobre Igualdade Racial.