Casos de dengue triplicam em uma semana, mas pico ainda está por vir

Passos já superou mil casos prováveis de dengue em 2024

Casos de dengue triplicam em uma semana, mas pico ainda está por vir
Para especialistas, o número de casos de dengue deverá crescer até o mês de março (Reprodução)

As notificações de dengue a cada 100 mil habitantes mais que triplicaram nas últimas três semanas em Minas Gerais — e ainda não chegaram ao pico, de acordo com o infectologista Leandro Curi. Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), no último dia 22 de janeiro foram notificados 161 casos a cada 100 mil habitantes. Na outra semana, o número cresceu para 323 e, conforme documento desta segunda-feira (5 de fevereiro), já chegou a 555 por 100 mil habitantes.

 

Passos, como vem acontecendo nos últimos anos da atual gestão municipal, continua liderando o ranking de casos no Sul de Minas: são 996 casos prováveis. Hoje, conforme a SES-MG, a região tem 7.696 casos confirmados de dengue. Em relação à semana passada, a alta foi de 72,1%. Os casos confirmados da doença tiveram um aumento de 67% na última semana, passando de 23.389 para 39.282. Os óbitos em investigação saltaram de 35 para 62, um crescimento de 77%. O Estado registra oficialmente 7 mortes pela doença.

O cenário é “definitivamente preocupante”, de acordo com o infectologista Leandro Curi. Porém, está longe de ser resolvido. A realidade hoje é de uma curva de ascensão alta, que tende a continuar dessa forma até chegar ao pico — que pode ser em março, segundo o especialista. E, por ora, diz Curi, uma das ações mais eficientes é “evitar a picada”, pois os mosquitos contaminados já estão por aí. O “dever de casa” deveria ter sido feito antes, mas não foi como deveria, segundo ele.

 

Em 37 dias, Passos já superou mil casos prováveis de dengue em 2024 e registra alta de 21,8% nas notificações da doença em relação ao mesmo período de 2023. São 28,4 casos por dia na cidade. Na região, os 27 municípios que fazem parte da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SES) de Passos estão prestes a superar os 3 mil casos prováveis de dengue neste ano.

De acordo com dados do painel de monitoramento de arboviroses urbanas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), até esta terça-feira, Passos registrava 1.052 casos prováveis de dengue, sendo que 490 deles já estão confirmados, e dois casos prováveis de chikungunya, sendo um comprovado.

A cidade lidera o ranking de notificações na região, seguida por Piumhi (704), Pimenta (405) e Monte Santo de Minas (83). Segundo o painel, desde uma morte com suspeita de dengue está em investigação em Capetinga.

No ano passado, até 6 de fevereiro, Passos havia registrado 864 casos prováveis de dengue. O ano de 2023 foi o mais letal da dengue na região, com 29.420 casos e 38 mortes, todos comprovados. Em Passos, foram 13.141 casos e nove mortes, também com comprovação.

Na região, as notificações de dengue chegaram a 2.867 nesta terça-feira, o que representa um aumento de 143,6% em relação aos 1.177 casos prováveis da doença registrados até o dia 6 de fevereiro de 2023. Neste ano, já são 77,4 suspeitas de dengue por dia nos municípios da região.

Em Minas, já são 121.412 casos prováveis de dengue, sendo 42.896 já confirmados, e nove mortes em decorrência da doença, já com confirmação, e outras 64 em investigação. De acordo com a SES, as mortes confirmadas ocorreram em Arceburgo (uma), Monte Belo (uma), Belo Horizonte (duas), Lagoa Santa (uma), Ribeirão das Neves (uma), Sarzedo (uma), Bocaiuva (uma) e Sete Lagoas (uma). A estimativa da SES, é que o pico de casos de dengue em Minas em 2024 deve ocorrer em março.