Casos de covid aumentam e Santa Casa limita visitas

Região atingiu 2.006 mortes e 139.787 casos da doença, desde o início da pandemia

Casos de covid aumentam e Santa Casa limita visitas
Passos registrou 91 casos nesta sexta-feira; no Sul de Minas foram confirmadas 26 novas mortes pela doença (Divulgação SCP)

Com o aumento no número de casos e óbitos em decorrência da covid, a Santa Casa de Passos suspendeu, nesta sexta-feira, 16, as visitas em unidades de internação do hospital. Em dezembro, a região atingiu 2.006 mortes e 139.787 casos da doença, desde o início da pandemia.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), entre 1º e 16 de dezembro foram dez mortes e 3.373 casos de covid nos 27 municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos).

De acordo com comunicado divulgado pela Santa Casa nesta sexta-feira, as visitas estão suspensas por 15 dias nas alas B, C e F, nas unidades de clínica médica, clínica cirúrgica, leitos especiais e AVC, pediatria, Hospital Regional do Câncer (HRC), maternidade e retaguarda. O hospital também informa que são permitidas visitas, com limitações, nas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, UTI coronária, UTI neonatal e pediátrica, estabilização, e AVC (retaguarda).

No comunicado, a Santa Casa informa que a suspensão nas visitas foi adotada, diante do cenário atual, para reduzir o fluxo de pessoas no ambiente hospitalar. De acordo com informações do Núcleo de Comunicação Integrada da Santa Casa, o objetivo é prevenir um potencial avanço da covid.

“Mediante o cenário atual torna-se necessária a redução no fluxo de pessoas no ambiente hospitalar. Sendo assim, a partir dessa data serão suspensas as visitas por 15 dias”, informa o comunicado

Boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Passos na tarde de ontem aponta que, até as 16h, quatro pessoas estavam hospitalizadas por conta da covid e dois pacientes aguardavam, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por internação. O município registrou 91 casos positivos nesta sexta-feira e, segundo o boletim da prefeitura, chegou a 29.049 desde o início da pandemia.

Em Paraíso, segundo informações divulgadas pela prefeitura, foram registrados 20 casos de covid nesta sexta-feira e um óbito. Na Santa Casa de Paraíso, até a tarde ontem, havia dois pacientes internados nos leitos clínicos e um na UTI.

REGIÃO
De acordo com boletins epidemiológicos divulgados pelo Estado, entre 1º e 16 de dezembro foram registradas dez mortes por covid nos 27 municípios que integram a SRS-Passos, sendo duas em São Sebastião do Paraíso. As cidades de Carmo do Rio Claro, Formiga, Itaú de Minas, Monte Santo de Minas, Passos, Piumhi, Pratápolis e São Tomás de Aquino tiveram um óbito cada.

De acordo c om os boletins da secretaria estadual, os municípios que registraram mais casos em dezembro foram Passos (834), Formiga (676), Paraíso (384), Carmo do Rio Claro (234), Piumhi (164), Monte Santo de Minas (158), Nova Resende (131) e Capitólio (102), todos com mais de contaminações.