Carmelitana passense é a mais longeva do Carmelo São José
Ela é uma das mais longevas da Ordem Religiosa das Carmelitas Descalças no Brasil
A imprensa nacional brasileira destacou recentemente que a mulher e o homem mais longevos do mundo são brasileiros e têm a mesma idade: 116 anos. Apesar de 26 anos mais nova, no dia 25 de dezembro Maria Auxiliadora de São José, natural de Passos, completou mais um aniversário natalício, a mais antiga moradora do Carmelo São José de Passos e uma das mais longevas da Ordem Religiosa das Carmelitas Descalças no Brasil.
“Dia 25 de dezembro é especial para lembrarmos o nascimento de Jesus Cristo, e Deus me trouxe na mesma data em seu colo para o mundo. Que bênção! Por isso, agradeço a ele pelo precioso dom da vida, bem como a todas as pessoas que oraram por mim. Muito obrigado”, expressou a irmã de 90 anos. Dias 25 e 26 do mês passado foram celebradas duas missas no Carmelo São José em ação de graças pelo seu aniversário.
Curiosamente, oito dias antes da monja completar nove décadas, Tereza de Jesus comemorou seu 87º ano de nascimento em 1937 na cidade mineira de Guaxupé. É norma da ordem, que ao iniciar os anos de preparação para declarar os votos de castidade, obediência e pobreza, as irmãs escolhem um pseudônimo relacionado à santidade. Os nomes de batismo de Maria Auxiliadora e Tereza de Jesus são Maria Auxiliadora do Nascimento e Edinir Marque de Souza, respectivamente.
Elizabeth Fátima Daniel, também passense, e vice-priora do Carmelo, entrevistada pela reportagem, revelou que o segredo para que mulheres, geralmente as enclausuradas em conventos, como em Passos, vivem mais em razão do estilo de vida. “Nós temos horário para tudo durante as 24 horas do dia. Desde as primeiras horas do dia até quando vamos dormir. Disciplina acima de tudo em relação às orações, alimentação, estudos, recreação e descanso. O atendimento médico, excelente, por sinal, é primordial para nós”, relatou.
Hoje, a irmã mais jovem do convento é Glória Maria do Nascimento, natural de São Sebastião do Paraíso (MG), e vai completar 24 anos em maio próximo. O último óbito registrado no convento passense ocorreu dia 6 de junho de 2017, quando aos 93 anos, a Irmã Maria Ângela da Eucaristia, cujo nome civil era Yedda Maria dos Santos Erthal, se despediu da vida terrena.
A última eleição interna para a função de Madre Superiora do Carmelo São José ocorreu dia 4 de março, e a Irmã Maria Wilza de Santana Trindade, a Wilza Pimenta Lemos, também passense, vai cumprir o mandato por três anos