Carlos Melles reconduzido diretor presidente do Sebrae Nacional
Entidade elege diretoria para o quadriênio 2023-2026; Alckmin queria adiar
O Sebrae Nacional elegeu nesta terça-feira, 29, os novos dirigentes da diretoria executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal para o quadriênio 2023-2026. José Zeferino Pedrozo foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Nacional (CDN). Ele substituirá José Roberto Tadros, que é também atual presidente da Confederação Nacional do Comércio.
Para a diretoria executiva, Carlos do Carmo Andrade Melles foi reconduzido a diretor presidente da instituição, tendo como diretor-técnico Bruno Quick Lourenço de Lima e, como diretora de Administração e Finanças, Margarete de Castro Coelho. As definições aconteceram durante Reunião Extraordinária do CDN, em Brasília.
Já o Conselho Fiscal do Sebrae Nacional para o período será composto por: Aristides Mossambani (Conampe), Luís Afonso Bermudez (Anprotec), Marcelo dos Santos Lima (Banco do Brasil), Marcos Brasiliano Rosa (Caixa). Como suplentes, estão Miguel Haum Elian (Finep), Paulo de Oliveira Costa (Abde), Raimunda Rodrigues de Lima (Comicro), Sérgio Benedito Ferrara (CNC), Valmir Rodrigues da Silva (Cacb).
TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS
Atual presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles é natural da cidade de São Sebastião do Paraíso (MG). Sua carreira soma seis mandatos como deputado federal. Como figura pública, também foi ministro do Esporte e Turismo e secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais.
Bruno Quick, que já ocupa o cargo de diretor-técnico do Sebrae Nacional, tem longa trajetória na instituição, onde já atuou também como gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial. Quick é engenheiro civil e especialista em Políticas Públicas pela Unicamp. Por sua vez, Margarete de Castro Coelho é deputada federal pelo PP/PI, é advogada e especialista em direito eleitoral, constitucional e processual. Nascida em São Raimundo Nonato (PI), foi a primeira mulher a se tornar vice-governadora do Piauí.
José Zeferino Pedrozo, novo presidente do CDN, é administrador e agropecuarista, natural de Campos Novos (SC). Vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), preside a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC). Também já foi vereador em sua terra natal e deputado estadual
ADIAMENTO
O vice-presidente recém-eleito, Geraldo Alckmin, chegou a pedir que o processo eleitoral do Sebrae fosse adiado para fevereiro de 2023.
A instituição afirmou, porém, que a alteração violaria “normas sistêmicas” do Sistema Sebrae – segundo a entidade, as eleições de membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal devem ser feitas entre os dias 16 de novembro e 15 de dezembro.
“O pretendido adiamento representa, a bem da verdade, verdadeiro risco à coesão e à atuação do Sebrae voltada à consecução de seus objetivos institucionais, tendo em vista, sobretudo, a conclusão do processo eleitoral em 17 Sebraes das unidades da Federação até o presente momento”, argumenta o ofício, assinado pelo vice-presidente em exercício do Conselho Deliberativo Nacional, José Zeferino Pedrozo.
A resposta ressalta, ainda, que o Sebrae, na condição de “serviço social autônomo”, “é regido por normas estatutárias próprias, que orientam a organização e a operação da unidade nacional coordenadora e das unidades operacionais a ela subordinadas”.