Capitólio desperta interesse dos turistas em pesquisas na redes sociais

Levantamento mostra aumento de menções de destinos turísticos mineiros na internet

Capitólio desperta interesse dos turistas em pesquisas na redes sociais
As atrações de Capitólio despertaram o interesse dos internautas em diversos meses do ano (Reprodução)

A cada hora passada, entre janeiro e novembro de 2021, em média pelo menos oito menções e postagens em redes sociais foram feitas sobre destinos mineiros. Ao todo, em 11 meses foram feitas 68 mil menções sobre viagens. É o que mostra a à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do relatório de Monitoramento Online do Turismo, disponibilizado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), instância de pesquisa vinculada à Secult. Na região, o município de Capitólio aparece na liderança de consultas em vários meses do ano.

A pesquisa foi feita pela Sentimonitor, empresa de inteligência artificial participante do Programa de Aceleração de Startups de Minas Gerais (SEED), que trabalha junto à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais com o desafio de coletar, analisar e disponibilizar dados sobre o turismo e experiências em Minas Gerais com o objetivo de embasar políticas públicas.

O objetivo do levantamento é utilizar as menções ao turismo como indicador do engajamento do turista com o destino, podendo contribuir para a análise de desejo pelo destino e seu nível de divulgação nas redes. Os dados são constituídos de menções espontâneas em modo público nas redes sociais: Twitter, Facebook e YouTube.

 

DADOS COLETADOS

O aumento de 67% menções em relação ao ano de 2020 também pode ser interpretado como um maior interesse e viagens feitas para Minas Gerais. O crescimento também comprova o sucesso das ações do programa Reviva Turismo, lançado em maio do ano passado, pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.

Os dados mostram que, entre janeiro e novembro de 2021, é visível um aumento gradual de menções no contexto de viagens à Minas Gerais, o que pode ser consequência do avanço na vacinação contra à COVID-19 e reabertura da economia, onde algumas medidas de restrição que antes afastavam viajantes agora foram abrandadas, possibilitando uma retomada do turismo no estado. Também é possível perceber a diminuição do número de menções de viagens em meses posteriores ao aumento de casos de Covid no estado, a exemplo da segunda onda da epidemia no qual houve um aumento significativo de casos em março que levou a uma queda de viagens em abril.

A capital Belo Horizonte teve um volume de dados significativamente superior às demais cidades. Sem considerar a capital, Uberlândia ocupa o primeiro em quase todos os meses, com exceção dos meses de Março, o qual a cidade de Poço de Caldas ganha destaque, e em Abril, a cidade de Capitólio. O destino de Ouro Preto é mais procurado entre os meses de Julho a Setembro, enquanto Montes Claros é mais procurado no verão (região que abriga uma série de cachoeiras). Veja o relatório:

 

 

Quanto a divisão dos segmentos por municípios, conforme maior quantidade de menções, a temática Natureza é a que mais se apresenta em quase todas as cidades. Com a flexibilização do isolamento social, passeios ao ar livre em paisagens naturais têm sido mais procurados.

Lagoa Santa é a que possui mais destaque nesta temática. Ouro Preto é notadamente reconhecido pelo seu patrimônio, mas como consegue oferecer atividades mais variadas, com a “matriz” de segmentos mais diversificada. Uberlândia, Contagem e Muriaé chamam atenção em esportes. Sabará possui maior visibilidade histórico-cultural e Uberaba em náutica.

Belo Horizonte se destaca pelas temáticas de esportes. Natureza e Gastronomia também ganharam evidência em relação a Belo Horizonte

É perceptível a mudança de destinos em evidência, em comparação ao ano passado. Enquanto Ouro Preto teve destaque em 2020, em 2021 foi Uberlândia (desconsiderando a capital, que possui uma evidência significativamente maior que todas as cidades.