Capitólio desperta interesse dos turistas em pesquisas na redes sociais
Levantamento mostra aumento de menções de destinos turísticos mineiros na internet
A cada hora passada, entre janeiro e novembro de 2021, em média pelo menos oito menções e postagens em redes sociais foram feitas sobre destinos mineiros. Ao todo, em 11 meses foram feitas 68 mil menções sobre viagens. É o que mostra a à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do relatório de Monitoramento Online do Turismo, disponibilizado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), instância de pesquisa vinculada à Secult. Na região, o município de Capitólio aparece na liderança de consultas em vários meses do ano.
A pesquisa foi feita pela Sentimonitor, empresa de inteligência artificial participante do Programa de Aceleração de Startups de Minas Gerais (SEED), que trabalha junto à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais com o desafio de coletar, analisar e disponibilizar dados sobre o turismo e experiências em Minas Gerais com o objetivo de embasar políticas públicas.
O objetivo do levantamento é utilizar as menções ao turismo como indicador do engajamento do turista com o destino, podendo contribuir para a análise de desejo pelo destino e seu nível de divulgação nas redes. Os dados são constituídos de menções espontâneas em modo público nas redes sociais: Twitter, Facebook e YouTube.
DADOS COLETADOS
O aumento de 67% menções em relação ao ano de 2020 também pode ser interpretado como um maior interesse e viagens feitas para Minas Gerais. O crescimento também comprova o sucesso das ações do programa Reviva Turismo, lançado em maio do ano passado, pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.
Os dados mostram que, entre janeiro e novembro de 2021, é visível um aumento gradual de menções no contexto de viagens à Minas Gerais, o que pode ser consequência do avanço na vacinação contra à COVID-19 e reabertura da economia, onde algumas medidas de restrição que antes afastavam viajantes agora foram abrandadas, possibilitando uma retomada do turismo no estado. Também é possível perceber a diminuição do número de menções de viagens em meses posteriores ao aumento de casos de Covid no estado, a exemplo da segunda onda da epidemia no qual houve um aumento significativo de casos em março que levou a uma queda de viagens em abril.
A capital Belo Horizonte teve um volume de dados significativamente superior às demais cidades. Sem considerar a capital, Uberlândia ocupa o primeiro em quase todos os meses, com exceção dos meses de Março, o qual a cidade de Poço de Caldas ganha destaque, e em Abril, a cidade de Capitólio. O destino de Ouro Preto é mais procurado entre os meses de Julho a Setembro, enquanto Montes Claros é mais procurado no verão (região que abriga uma série de cachoeiras). Veja o relatório:
Quanto a divisão dos segmentos por municípios, conforme maior quantidade de menções, a temática Natureza é a que mais se apresenta em quase todas as cidades. Com a flexibilização do isolamento social, passeios ao ar livre em paisagens naturais têm sido mais procurados.
Lagoa Santa é a que possui mais destaque nesta temática. Ouro Preto é notadamente reconhecido pelo seu patrimônio, mas como consegue oferecer atividades mais variadas, com a “matriz” de segmentos mais diversificada. Uberlândia, Contagem e Muriaé chamam atenção em esportes. Sabará possui maior visibilidade histórico-cultural e Uberaba em náutica.
Belo Horizonte se destaca pelas temáticas de esportes. Natureza e Gastronomia também ganharam evidência em relação a Belo Horizonte
É perceptível a mudança de destinos em evidência, em comparação ao ano passado. Enquanto Ouro Preto teve destaque em 2020, em 2021 foi Uberlândia (desconsiderando a capital, que possui uma evidência significativamente maior que todas as cidades.