Câmara pode abrir CPI do contrato do asfaltamento de 28 ruas

Vereadores defendem ação enérgica contra empresa que não cumpre contrato

Câmara pode abrir CPI do contrato do asfaltamento de 28 ruas
Na sessão desta semana, vereadores pediram uma ação contra empresa licitada (Divulgação CMP)

A Câmara de Passos poderá abrir uma comissão parlamentar de inquérito para apurar o não cumprimento de contrato da empresa Unibase com a Prefeitura de Passos. A empresa venceu licitação para o asfaltamento de 28 ruas da cidade há quase 3 anos, já fez 8 aditivos no contrato, recebeu recursos de transferência de emenda parlamentar de autoria do deputado Emidinho Madeira e não entregou as obras.

 

***

A ação foi proposta pelo vereador Luis Carlos Dentinho na sessão de segunda-feira da Câmara, em meio a uma série de críticas à empresa feitas por todos os vereadores, tanto da situação quanto da oposição. Outra proposta feita na sessão foi a de se pedir a ajuda do Ministério Público Federal na apuração da irregularidade no cumprimento do contrato.

 

***

Quase todos os vereadores que se manifestaram na sessão da Câmara de Passos sobre o tema. Alex Bueno defendeu a necessidade do poder público tomar providências contra essa empresa, pois já foram feitos 9 termos aditivos inexplicáveis e nem as determinações judiciais são cumpridas. Ele sugeriu à presidente Aline providências contra a empresa que venceu a concorrência as 28 ruas com recursos de emenda federal e está prejudicando moradores das ruas que estariam sendo enganados há quase três anos.

 

***

Francisco Sena também falou sobre o problema, alertando que vai chegar o período chuvoso e ela vai adiar novamente a realização das obras. Em apoio à sugestão de seu colega Edmilson Amparado, ele defendeu a necessidade uma representação no Ministério Público Federal, pois no Estadual já não adianta mais e os recursos são provenientes de verbas federais.

 

***

O líder do prefeito na Casa, Maurício Silva, também falou sobre o assunto, afirmando que se a empresa está brincando com o Executivo, também está fazendo de palhaços os vereadores da Câmara de Passos e os integrantes do Ministério Público, que não consegue nem ouvir os seus representantes.

 

***

O vereador Plinio Andrade voltou a reivindicar a agilização nas obras de recuperação das vias do Distrito Industrial I. Lembrou que a mais recente promessa era do início das obras nesta segunda-feira, mas já foi transferida para outra data.

 

***

O vereador Edmilson Amparado elogiou a postura do prefeito de Passos, Deigo Oliveira, no anunciado apoio do município de Passos para o hospital Gedor Silveira, de São Sebastião do Paraíso. Ele chegou a defender a mesma mobilização regional que se faze para a manutenção e sobrevivência da Hospital Regional do Câncer de Passos. Também sobre o assunto falou a vereador Aline Macedo, que esteve presente na audiência pública que debateu o tema. Ela lembrou que atualmente o hospital ampara 11 pacientes encaminhados pelo município de Passos.

 

***

Ainda na sessão de segunda-feira, o vereador Edmilson Amparado parabenizou a Prefeitura de Capitólio pelo sucesso da etapa do Passos Motorcycles realizada no último final de semana na cidade. E adiantou que já está formalizado a realização do evento na cidade para os próximos dois anos.