Câmara ganhou nova sede no Paço Municipal no dia 31 de julho

Acontecimentos, fatos históricos e a música do dia

Câmara ganhou nova sede no Paço Municipal no dia 31 de julho
Câmara ocupou o terceiro andar do prédio da Prefeitura de Passos de julho de 1973 até 11 de dezembro de 2000 (Reprodução)

Aprovado por unanimidade aos 16 de julho de 1973, ofício da Mesa Diretora anunciando a transferência da Câmara para o novo prédio da municipalidade. A comissão, composta por membros da presidência e dos líderes das bancadas do MDB e Arena, tratou das solenidades de instalação da Casa no terceiro pavimento do imóvel. Prédio moderno da prefeitura foi inaugurado em 1972, onde a Câmara ocupou o terceiro pavimento.

O grande evento da ocupação definitiva do Poder Legislativo no prédio da prefeitura ocorreu às 20h de 31 de julho, com a participação de autoridades, representantes locais e imprensa. Discursaram cada um dos líderes do MDB e Arena e, por fim, o presidente da Casa, Cileno Vilela de Castro. Todos falaram do processo e da importância de instalação naquele prédio e desejaram felicidade às legislaturas futuras. Na ocasião, a Casa também promoveu a primeira homenagem na nova casa, pois entregou mais uma de suas honrarias, o título de Trabalhador do Ano.

A inauguração oficial do moderno prédio da prefeitura ocorreu em 21 de janeiro de 1973, depois do trabalho de três prefeitos responsáveis pela grande obra pública: José Pereira Reis, que adquiriu o terreno; José Figueiredo, o qual iniciou as obras; e Antonio Pedro Patti, que finalizou a construção. Já o legislativo teve que esperar por mais seis meses para ocupar o terceiro pavimento destinado à Câmara Municipal.

Fato curioso ocorreu em 29 de janeiro, quando nove vereadores da Arena e do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), incluindo a presidência da Casa, chegaram a realizar uma sessão ordinária no novo prédio numa tentativa de ocupar o espaço, mas viu-se que não havia condição estrutural e técnica de permanência no local. A tentativa de instalação foi motivada pela grande divergência política, pois os emedebistas queriam evitar a inauguração na gestão do arenista, quer ocorreria no dia 31 de janeiro de 1973.

 

EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA

 

-781: Ocorre a mais antiga erupção registrada do Monte Fuji, no Japão

 

-1009: O Papa Sérgio IV torna-se o 142⁰ papa, sucedendo o Papa João XVIII

 

-1498: Em sua terceira viagem ao Hemisfério Ocidental, Cristóvão Colombo se torna o primeiro europeu a descobrir a ilha de Trinidad, em Trinidad e Tobago

 

-1964: Programa Ranger: Ranger 7 envia de volta as primeiras fotos em close da Lua, com imagens mil vezes mais nítidas do que qualquer coisa já vista de telescópios ligados à Terra

 

-1971: Programa Apollo: os astronautas da Apollo 15 se tornam os primeiros a andar em um veículo lunar

 

-1973: Um avião a jato da Delta Air Lines, voo DL 723, cai ao pousar no meio do nevoeiro no Aeroporto Internacional Logan, em Boston, Massachusetts (EUA), matando 89 pessoas

 

-1991: Os Estados Unidos e a União Soviética assinam o START I, ou Tratado de Redução de Armas Estratégicas, o primeiro a reduzir (com verificação) os estoques de ambos os países

 

DATAS COMEMORATIVAS

Dia da Campanha do Quilo

Dia Mundial do Guarda-Florestal

Dia Mundial do Orgasmo

Dia de Santo Inácio de Loyola

 

A MÚSICA DO DIA

Há 80 anos, no dia 31 de julho de 1944, Antoine de Saint-Exupery, desapareceu, numa ‘morte poética’. Na voz de Elba Ramalho,a música Canta Coração, de autoria de Geraldo Azevedo e Carlos Fernando. Ouça no arquivo abaixo:

Arquivos