Câmara elege Aline Macedo presidente e Maurício vice

Dois nomes concorreram de última hora e Aline recebeu 7 votos contra 4 de Plínio Andrade

Câmara elege Aline Macedo presidente e Maurício vice
Maurício, vice; Aline, presidente; Sena, secretário; e Gilmara, segunda secretária: é a futura Mesa da Câmara (Divulgação CMP)

A vereadora Aline Macedo (PL) foi eleita presidente da Câmara de Passos. A eleição foi realizada em sessão especial nesta quinta-feira, 15, e o mandato é para os exercícios de 2023 e 2024. A escolha da vereadora era apontada como certa, ela teve sete votos, mas, uma hora antes de começar a eleição, o vereador Plínio de Andrade (PP) se apresentou como candidato e conseguiu quatro votos, sendo um dele e os outros três dos parlamentares Edmilson Amparado (MDB), Luis Carlos dos Souto Júnior, o Dentinho (União Brasil) e Michael Silveira Reis (PP).

Para a vice-presidência também houve disputa. Concorreram Maurício Antônio da Silva (União Brasil) e Dentinho. Maurício venceu pelo mesmo placar de Aline, sete a quatro.

A primeira secretaria será ocupada por Francisco Sena (Podemos), que venceu Michel Silveira Reis (PP) por sete a quatro. Na segunda secretaria, Gilmara Silveira de Souza (PDT) foi eleita por aclamação.

Não chegou a ser surpresa a eleição de Aline Macedo para a presidência da Câmara. Desde a eleição de Alex Bueno para mesa, há dois anos, existia um combinado para a sua condução ao cargo. Tudo isso acordado com a cúpula do PSD, inclusive com a chancela do deputado Cássio Soares, o que vinha articulando também o prefeito Diego Oliveira.

Os correligionários do prefeito acreditam que a oposição sai desse processo menor do que entrou, mesmo sabendo que dificilmente tomaria de Aline a presidência da Câmara.

 

Nas 24 horas anteriores à eleição para a Mesa Diretora da Câmara, o grupo dos quatro ensaiou uma reviravolta, mas não conseguiu os outros dois votos necessários para alterar o placar.

Eles realizaram várias reuniões e tentaram conseguir os votos de Gilmara e de Francisco Sena. Para isso, ofereceram a possibilidade de Francisco Sena ser o candidato a presidente e, Gilmara, a vice, com apoio do grupo.

Mesmo sendo de oposição, Aline foi chancelada pelo prefeito Diego Oliveira (União Brasil), a quem agradeceu em seu discurso após a eleição. Ela não conseguiu disfarçar a decepção sobre o que considerou “traição” e exaltou a lealdade dos que ficaram ao lado dela até o fim.

“Quero agradecer a cada vereador que confiou em mim, espero honrar e retribuir a confiança que cada um depositou para mim. Esta foi uma eleição inesperada em que venceu a palavra, a confiança, quem tem hombridade, quem tem caráter, que independente de diferenças políticas, que cumpre com a sua palavra, que não usa de pilantragem para ganhar, mostrou que, na vida, quem faz isso é ruim. O grupo, independente de ter diferença, tem palavra, presidente do PSD, Podemos, Rodrigo Maia, ao Wanilton Chagas, eterno presidente do PL, que digam o que quiserem foi muito importante. Ao prefeito, respeitando a nossas diferenças, esteve presente. Agradecer ao Cassio Soares que foi essencial para esta vitória”, disse.

“Eu estou muito satisfeita com a minha eleição e pretendo continuar o trabalho do atual presidente, é uma responsabilidade muito grande. Queremos um Legislativo cada vez mais próximo, queremos fazer com que a população se faça mais presente, acreditando e conhecendo as ações da câmara, investindo em ações como a Escola do Legislativo, o Parlamento Jovem, Procuradoria da Mulher. Estou na Câmara todos os dias, sei da rotina, vou buscar dar o meu melhor e fazer com que as coisas aconteçam, para que a população tenha orgulho e que eu mantenha também essa minha trajetória de honestidade, de trabalho, com seriedade, e, como eu disse no discurso de palavra, que isso é muito importante”, afirma a presidente eleita.

O vice-presidente eleito, Maurício Silva, em seu discurso disse que não tinha a menor intenção de se candidatar a cargo da Mesa. “Eu não sabia que tinham várias correntes procurando a presidência dessa Casa. Não se trata de oposição ou situação, mas manter a isonomia entre os poderes. Alex Bueno não fez como nós víamos presidentes engavetando projetos, andaram de mãos juntas, a gente pretende que esse mesmo espírito. Jamais faltou lealdade entre mim e Aline, mesmo nos embates”, disse.

 

'ME SENTIA PREPARADO', DIZ PLÍNIO APÓS ELEIÇÃO

 

Para Plínio Andrade, não houve uma derrota. “Em primeiro lugar, gostaria de agradecer os que votaram em mim, estou muito feliz, conheço a Aline e sei que ela vai desenvolver um trabalho bem sério frente ao Legislativo. Agradeço a todos, eu me sentia preparado”, afirmou.

O vereador Sena, eleito primeiro-secretário, em seu discurso, agradeceu a Mesa Diretora que deixa os cargos e disse que já tinha conversado com Aline, Maurício e Gilmara sobre projetos de melhoria tanto para o Legislativo quanto para a cidade.

Durante a eleição, Edmilson Amparado anunciou que Dentinho deve assinar a ficha de filiação ao MDB. Questionado, Dentinho disse que ganhou na Justiça o direito de deixar o União Brasil e que vai para o MDB, porém, que os detalhes serão divulgados, em breve, por meio de seu advogado.

Alex Bueno agradeceu aos vereadores, aos funcionários da Câmara e à imprensa. Falou das benfeitorias que deixou na Câmara. “Saber agradecer e reconhecer é fundamental em qualquer processo da vida. Senhoras e senhores, amigos que acompanham essa sessão, agradeço primeiro a Deus que me deu sabedoria e serenidade para chegar onde cheguei, atuando com equilíbrio e harmonia. Tenho a certeza de que a nova mesa torço para que sejam melhores do que esta mesa. Agradecimentos ao povo de Passos”.

 

REAÇÃO DO EXECUTIVO

Para o prefeito Diego Oliveira a vitória de Aline Macedo reflete os anseios do povo e traz para a ação sua experiência de duas legislaturas como vereadora.

“Queremos que com a presidente Aline Macedo nós possamos continuar com a parceria de sucesso que foi criada nos últimos anos entre os dois poderes: Executivo e Legislativo, que tanto trouxe melhorias e possibilitou o progresso da cidade. Aline tem um enorme conhecimento da legislação, tem o olhar feminino, tem um histórico social, tendo sido inclusive Secretária Municipal de Assistência Social. Desejamos sinceramente que esta seja o que norteará estes próximos dois anos. A Câmara pode continuar contando com o nosso apoio no que for para o bem da cidade e da população”, assegurou Diego Oliveira.