Calor não dá trégua em Passos e onda levou a quase 41oC
Onda de calor faz temperatura chegar a 39,1°, recorde no ano
Passos atingiu a temperatura mais alta do ano nesta segunda-feira, 39,1°C entre 13h e 14h. O registro foi feito pela Estação Meteorológica Automática localizada no campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) no município. No medidor publicitário instalado na rotatória do bloco principal da universidade, o termômetro chegou a cravar 43°, conforme fotos divulgadas em redes sociais.
A agrometeorologista Maria Gabriel de Queiroz, responsável pela captação de dados na estação Inmet-A516, localizada em Passos, afirma que a sensação térmica pode ser maior que as temperaturas registradas. “A sensação térmica pode atingir valores superiores ao registrado nas estações meteorológicas, principalmente no perímetro urbano”, afirma.
Segundo ela, o equipamento que registra a temperatura e a umidade relativa do ar na estação de Passos fica em um local protegido do sol e da chuva, já os termômetros públicos não podem ser considerados parâmetros confiáveis, porque ficam expostos a intempéries climáticas, podendo apontar temperaturas superiores.
Desde o início de setembro, a temperatura mínima mais baixa em Passos foi registrada nos dias 8 e 9, com 14,6°C. A média mais baixa foi no dia 7 (21,86°C) e a temperatura máxima mais alta, antes desta segunda-feira, havia sido no domingo (37,8°C).
No mês, as temperaturas máximas só ficaram abaixo dos 30° nos dias 5 (29,8°C), 6 (29,9°C) e 7 (29,3°C). A umidade relativa do ar oscilou de 36,25%, no dia 20, a 77,25%, registrada no dia 5.
CHUVA
De acordo com o meteorologista do 5º Distrito do Inmet (Belo Horizonte) Claudemir Azevedo, a partir desta terça-feira, 26, os termômetros devem registrar temperaturas mais baixas, na casa dos 33° e possibilidade de chuva.
“A previsão é que a partir desta terça-feira, dia 26, a instabilidade começa a aumentar, com possibilidades de pancadas chuva a partir da tarde, e a temperatura baixando para a casa dos 33ºC e a umidade relativa do ar subindo para 40%. É possível que na região Sudoeste do estado, ao longo da semana, o tempo continue com chuva, o calor diminuindo bastante, temperaturas no máximo de 30ºC e a umidade do ar alcançando os 50%”, afirma Claudemir