Caldos, a base para sua receita

O caldo é a base da grande maioria das receitas

Caldos, a base para sua receita
O caldo pode ser congelado e guardado por até 6 meses congelado

Hoje a receita é a base da grande maioria das receitas, principalmente das francesas. Normalmente, utilizamos os caldos desidratados, industrializados, ricos em sódio e pobres em sabor. Um bom caldo, é garantia de uma receita saborosa!

Para a preparação dos caldos, para o caso das carnes, os cortes com osso. Por exemplo, para um caldo de frango, sugiro utilizar os pés, pescoço ou mesmo a carcaça do frango. Para um caldo de boi, sugiro o pé, músculo ou as articulações. Para peixes, a cabeça faz o melhor caldo.

Outro detalhe interessante é acrescentar o chamado bouquet garni, utilizado no cozimento. Da culinária francesa, consiste em um conjunto de especiarias (tomilho, louro, pimenta, etc), amarrado com barbante, imerso e posteriormente retirado ao final do cozimento.

Para preparação, coloque as partes do frango, boi ou peixe, do qual pretende fazer o caldo, em uma panela. Acrescente água, sal, cubos de cenoura, salsão, cebola, tudo cortado grosseiramente e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Para finalizar, passe na peneira.

O caldo pode ser congelado e guardado por até 6 meses congelado.

Certamente seus pratos, como por exemplo nossa última receita (risone) ganharão muito sabor!

 

FELIPE PICININ DE MAGALHÃES SANTEIRO, advogado e um apaixonado por culinária: “Desde muito jovem, influenciado por minhas avós paterna e materna, sempre estive na cozinha, auxiliando ou “cheretando” ambas (mais atrapalhando). Adulto, junto com meus dois primos Guilherme e Marcello, reunimos toda a influência recebida quando crianças e a paixão herdada de nossa avó para montar um restaurante no município de Capitólio (Restaurante Panorama, na Pequena Capitólio - Rodovia MG 050 KM 308,5). A comida escolhida é mineira, terra que nascemos e amamos, mas não poderíamos ignorar nossa grande influência italiana, herança de nossa avó materna, Angelina, que aos domingos preparava a melhor comida para receber os mais de 30 netos em sua casa”.