Calçamentos das ruas do centro em situação precária causam danos e acidentes

Ruas e travessas antigas de Passos estão sem manutenção devida

Calçamentos das ruas do centro em situação precária causam danos e acidentes
Na Barão de Passos, um serviço feito em dezembro não durou uma semana e a via continua danificada (Reprodução)

 

 

Algumas das principais ruas e travessas do centro de Passos, que receberam no passado o calçamento de pedras ou bloquetes e ficaram sem a devida manutenção ao longo dos anos, apresentam atualmente precária situação para o tráfego de veículos, motos e até para pedestres.

Neste final de semana, por exemplo, um motociclista se envolveu num acidente grave numa rua do centro (veja abaixo) por causa de um buraco na via. Assim como ela estão ruas como a Barão de Passos, rua dos Maias e outras travessas do centro da cidade.

O exemplo do descaso e falta de conservação eficiente está na Barão de Passos, que a partir da Avenida Avelino Maia e Lucio Pelegrino, é a principal via de acesso à rodovia Passos/Glória, que leva à futura fábrica da Heineken, usinas açucareiras e Serra da Canastra. Além disso, para chegar ao terminal de coletivos da praça Geraldo da Silva Maia, quase todos os ônibus da CAF usam a via.

No final do ano a Secretaria de Obras da Prefeitura de Passos chegou a fazer um serviço paliativo no primeiro trecho da via, mas com a primeira chuva tudo foi perdido e o calçamento voltou a sofrer sérios danos.

“A Prefeitura contratou financiamento para fazer a estrada da Heineken que todo o cidadão vai pagar durante anos, mas não consegue recursos e técnica de engenharia para resolver o problema das vias centrais e históricas da cidade, que estão cheias de buracos e o tráfego pesado está danificando até as construções ao longo dessas ruas”, diz um morador da Barão de Passos.

Para ele, o problema não será resolvido nem mesmo com a futura “Estrada da Heineken”: “É que os aplicativos de rotas, como o Waze e o Google, direcionam o tráfego pelo caminho mais curto e sempre será inevitável essa opção. O que ter que ser feito é preparar melhor essas vias para atender a demanda e não prejudicar o cidadão passense e até os visitantes, que terão que enfrentar esses buracos”, continua ele.

 

Caminhões e carretas pesadas atravessam ruas do centro (Reprodução)

 

ACIDENTE NO CENTRO

 

Neste sábado, 18, por volta das 22:40h, um moto entregador passava pela rua Madre Carmem Salles, que tem como continuidade a Cristiano Stockler, quando foi surpreendido por um defeito no asfalto e sofreu uma queda (assista aqui o vídeo divulgado pelo fotógrafo Helder Almeida). Ele foi socorrido e estão programadas para este domingo duas cirurgias (clavícula e rádio).

No local, que recentemente também passou por uma grande intervenção da Secretaria de Obras e está novamente comprometido, vários veículos também estão tendo a frente danificada.